Mas afinal, qual a diferença entre as premiações de filmes e séries?

por Miriam Spritzer

Para entender este mercado de premiações de cinema, temos que voltar no tempo um pouco. Lá no final dos anos 1920, quando a indústria cinematográfica estava dando seus primeiros passos para uma formalização. Louis B. Meyer, sim o terceiro M do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) criou a Academy Motion Picture Arts and Sciences em 1927 com o intuito de criar uma organização que juntasse todos os estúdios para negociar e formalizar as diversas questões trabalhistas que surgiam não só neste novo meio profissional, mas por todo o país. Naquela época, o país enfrentava uma crise econômica sem precedentes (quem lembra da quebra da bolsa de 1929?) e, é claro, que o glamour de Hollywood não chamava tanto a atenção do americano médio. 

Eis que, em 1929, a mesma academia cria uma premiação que hoje recebe o apelido carinhoso de Oscar, como uma solução unificada dos estúdios para ajudar a promover seus filmes. A cerimônia era um jantar para umas 250 pessoas no Biltmore Hotel, no centro de Los Angeles, mas público podia acompanhar o red carpet e a premiação pela transmissão ao vivo na rádio. O plano deu certo, o prêmio se tornou uma tradição anual e, por consequência, os filmes tiveram cada vez mais sucesso. Hoje, quase 100 anos depois, o Oscar ainda é relevante como uma ferramenta de marketing da indústria.

Leia também: Globo de Ouro: Fernanda Torres sendo premiada e outros momentos marcantes

Audrey Hepburn - Oscar - Oscar - premiações - Los Angeles - https://stealthelook.com.br
Foto: Audrey Hepburn (Reprodução)


Naquela época o foco de bilheteria era totalmente doméstico. Quase 20 anos depois, um grupo de jornalistas internacionais, que viviam em Los Angeles, perceberam que poderiam facilitar o contato de Hollywood com o resto do mundo. Assim surgiu a Hollywood Foreign Press Association, em 1943, e com ela o Globo de Ouro.

A partir daí, cada grupo profissional dentro da indústria resolveu criar a sua premiação, do sindicato de atores, diretores até os profissionais de efeitos especiais, fazendo com que os meses de Janeiro a Março se tornassem o que chamamos hoje de temporada de premiações. Mas calma, sabemos que isso é tudo muito confuso, então vou explicar aqui como funciona cada premiação e quem vota em quê:

Leia também: Séries novas para maratonar

Oscar

A maior e mais importante de todas. É o final da corrida e o sonho de conquista de todos. A premiação é 100% de cinema, das categorias mais conhecidas às mais técnicas. É votada pela Academia, cujos membros são todos profissionais que já trabalharam em alguma produção que se qualificou para um Oscar e alguns representantes internacionais. São em torno de 10.500 membros que se dividem em 17 “filiais" técnicas, que vão desde áreas técnicas de cinema até a parte de marketing. Cada filial define a sua lista de indicados e votam na de Melhor Filme. Uma vez que os indicados são anunciados, todos os membros podem votar em todas as categorias. 

Leia também: Tudo sobre Mikey Madison, a maior aposta do Oscar 2025

Michelle Yeoh - Globo de Ouro - Globo de Ouro - Premiações - Los Angeles - https://stealthelook.com.br
Foto: Michelle Yeoh (Reprodução/X)

Globo de Ouro

A segunda maior e mais importante premiação, e o ponto de partida da temporada. Acontece no primeiro final de semana de Janeiro, antes mesmo da votação para indicados do Oscar. É uma premiação de Cinema e de Televisão, com menos categorias técnicas.

Depois de algumas reformas, hoje conta com pouco mais de 300 votantes, 100 correspondentes internacionais, que vivem nos Estados Unidos, e 200 votantes internacionais compostos por jornalistas e críticos de cinema e televisão. Por ser um jantar, com muita champanhe, é considerada a premiação divertida pelos membros da indústria, ao invés de uma cerimônia séria e estruturada. A informalidade faz com que a noite se destaque por se tornar uma grande festa e acaba rendendo alguns dos melhores e mais espontemos discursos.

Leia também: Esses foram os melhores looks do Globo de Ouro 2025

Emmy

É como o Oscar, só que para a televisão. A primeira cerimônia foi em 1949 e desde então a cada ano e novo formato televisivo, mais categorias são criadas. Se tornaram tantas que hoje a premiação se divide em vários dias, há o primetime, daytime, reality, latin entre outros. A academia de televisão tem em torno de 30 mil membros divididos em 31 especialidades, que, assim como no Oscar, votam dentro de sua especialidade para criar a lista de indicados. Uma vez que os indicados são anunciados, todos os membros votam. A premiação acontece geralmente em Setembro.  

Leia também: Os melhores looks do Emmy 2024

Ayo Edebiri - Ayo Edebiri - Emmy - premiações - Los Angeles - https://stealthelook.com.br
Foto: Ayo Edebiri (Reprodução/Instagram)

Critics Choice Awards

Criada em 1995, a Critics Choice Association reuniu críticos e jornalistas de entretenimento americano que não trabalhavam só em mídia impressa. A primeira premiação foi em 1996 e, com o passar do tempo, conseguiram também que o prêmio fosse transmitido na televisão americana.  Hoje, o grupo conta com 500 votantes, entre eles jornalistas e críticos de televisão, rádio e mídias online. Ocorre geralmente na semana seguinte do Globo de Ouro.

SAG Awards

A premiação de atores para eles mesmos que teve sua primeira edição em 1995. O Screen Actor’s Guild nada mais é que o sindicato de atores de televisão e cinema e são eles que votam neles mesmos. Essa premiação é focada quase que totalmente no quesito atuação, por isso há categorias como Melhor Ensemble (elenco ou “corpo de baile”). O prêmio acontece poucas semanas antes do Oscar e é bastante comum que o resultado indique quem vai ganhar nas categorias de atuação, uma vez que geralmente os votantes também são membros da academia.

Kate Winslet - BAFTA - BAFTA - premiações - Londres - https://stealthelook.com.br
Foto: Kate Winslet (Reprodução)

BAFTA

É o Oscar britânico, organizado pela Academia Britânica de Cinema. Ocorre em Fevereiro em Londres, levando todo o estrelato Hollywoodiano para a capital inglesa. Assim como nos Estados Unidos, a Academia começou apenas com cinema e, mais recentemente, abriu para televisão em uma cerimônia separada que ocorre em Abril. São mais de 7.500 membros do BAFTA que vão desde atores e diretores às mais variadas disciplinas de cinema. 

e não para por aí...

Estes, claro, são apenas alguns dos vários prêmios que acontecem nessa época do ano. Ainda merecem destaque alguns outros grupos como National Board Review, Gotham Awards, o Astra Awards da Hollywood Creative Alliance, Director’s Guild Awards e o Independent Spirit Awards.

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar