MASP promove curso sobre moda na América Latina com inscrições para novembro

por The Look Stealers

A moda também conta a história de uma sociedade — e o acervo do MASP guarda documentos que ajudam a entender essa relação. Ao longo de 2026, a Escola MASP promoveu pela primeira vez a Trilha Práticas em Moda, uma sequência de quatro cursos voltada a investigar o vestir a partir de perspectivas artísticas, históricas e culturais. A iniciativa reuniu atividades presenciais e online e explorou desde questões de gênero e práticas têxteis até as conexões entre moda e arte latino-americana.

Foto: Vistas da Exposição de Arte na Moda (Reprodução/Eduarda Oliveira)

A programação incluiu estudos sobre uma peça criada por Salvador Dalí pertencente ao acervo do museu, a presença dos objetos têxteis nas exposições e as relações entre aparência e criação artística na trajetória de mulheres como Tarsila do Amaral e Frida Kahlo. A proposta foi aproximar o público das diferentes maneiras pelas quais a moda se relaciona com a produção artística, a memória e os contextos sociais de cada época.

O último curso da trilha, Histórias da moda na América Latina, acontece online nos dias 12, 17, 19 e 24 de novembro, das 19h às 21h. Com a participação de Edward Salazar, María Laura Carrascal, Tanya Meléndez-Escalante, Hanayrá Negreiros e Carolina Casarin, as aulas investigam como o vestuário funciona como linguagem e como a moda atravessa a trajetória do MASP desde os anos 1950. Fotografias, cartas, listas de convidados de desfiles, recortes de jornal e catálogos estão entre os documentos que ajudam a reconstruir essas histórias.

Foto: Salvador Dalí, Costume do ano 2045, 1949-50. Traje em jérsei de seda cinza
azul com muleta vermelha Doação Paulo Franco, 1951. Acervo MASP

O curso pode ser realizado de forma independente dos demais módulos da trilha. As aulas são ao vivo, e as gravações ficam disponíveis por 30 dias após o último encontro. A Escola MASP também oferece bolsas de estudo e descontos para professores da educação pública, mediante processo seletivo após a inscrição, além de 15% de desconto para integrantes do programa AMIGO MASP. Informações sobre inscrições e valores estão disponíveis nos canais oficiais do museu.

Histórias da moda na América Latina

Saiba mais e inscreva-se aqui

Com Edward Salazar, María Laura Carrascal, Tanya Meléndez-Escalante, Hanayrá Negreiros
e Carolina Casarin
12, 17, 19 e 24.11.2026 | Terças e quintas, 19h às 21h
Online (4 aulas)

A proposta é observar o vestuário como linguagem e revelar os vínculos entre arte, curadoria e moda no Brasil. As aulas apresentam como a moda atravessa a história do MASP desde os anos 1950 até hoje, a partir de documentos pouco conhecidos do acervo: peças de roupa, fotos, cartas, listas de convidados de desfiles, recortes de jornal e catálogos.

Isso é tudo por aqui — você viu os looks mais recentes.