Menopausa e Carreira: como lidar com as mudanças?

por Personare

A relação entre Menopausa e Carreira é bastante comum para as mulheres que chegam a essa fase da vida. É justamente nessa fase que a mulher, muitas vezes, percebe que pode fazer algo diferente, com mais propósito.

A menopausa pode parecer desafiadora pelos sintomas e queixas que algumas mulheres relatam, mas é também uma oportunidade de redescobertas e muitas transformações na vida de uma mulher, trazendo mais autoconhecimento, sabedoria e intuição.

Leia mais: Receba energia gratuita semanalmente dos terapeutas do Personare

Mulher de cabelos grisalhos presos, refletindo elegância e maturidade em um casaco aconchegante.
Foto: @leletny (Reprodução/Pinterest)


divórcio na menopausa

A taxa de divórcio na faixa dos 50 anos vem crescendo significativamente. Segundo o IBGE, em 2020, 38% das mulheres que se divorciaram no Brasil tinham entre 50 e 59 anos. Exatamente a idade em que muitas de nós estamos vivendo a menopausa. Essa ruptura, às vezes inesperada, impacta a vida em diversos aspectos, inclusive na questão profissional. Ou seja, é comum que muitas enfrentem, ao mesmo tempo, questões sobre divórcio, menopausa e carreira.

A necessidade de se adaptar a uma nova realidade financeira e a discriminação que sofre no mercado de trabalho por conta da idade, pode dificultar a busca por um novo emprego. 

No entanto, essa fase também pode ser um momento para reavaliar as prioridades e buscar carreiras que estejam mais ao encontro do seu propósito de vida e que as deixe mais independentes.

mas enfim, a menopausa impacta a carreira?

A menopausa é marcada pelo fim do período fértil de uma mulher, ou seja, após 12 meses sem menstruar, a mulher entra na menopausa. Isso traz uma série de mudanças físicas e emocionais que podem impactar a vida das mulheres na totalidade. 

Mas a carreira e o trabalho geralmente são as áreas que mais sofrem esse impacto. Os sintomas da menopausa, como ondas de calor, insônia, alterações de humor, dores, dentre outros, podem afetar a concentração, a produtividade e a autoestima.

Apesar de tantos desafios, a fase dos 50 anos também é um momento de grandes oportunidades. As mulheres que passam por essa fase geralmente têm mais experiência de vida, autoconhecimento e maturidade emocional. 

+ Óleos essenciais na Menopausa
+ Orgasmo na maturidade

Mulher madura em traje profissional sentada em uma sala moderna, simbolizando equilíbrio entre menopausa e carreira.
Foto: Jaxero (Reprodução/Pinterest)

A separação, a menopausa e a transição de carreira podem ser muito desafiadores, mas também oportunidades para se reinventar, fazer novas amizades e construir algo novo na vida. As mulheres que passam por essa fase podem explorar novas possibilidades.

E claro que o autoconhecimento e a forma de enxergar a vida pode ser relevante, por que não buscar uma terapia? Além das terapias convencionais, hoje temos diversas práticas integrativas que podem ajudar.

menopausa e carreira: o que dizem as pesquisas

  • 57% das mulheres com mais de 50 anos relataram ter dificuldades em encontrar um novo emprego, de acordo com pesquisa realizada pela Catho em 2022.
  • 60% das mulheres na menopausa apresentam sintomas que interferem na qualidade de vida, de acordo com estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
  • A expectativa de vida das mulheres brasileiras é de 80 anos, de acordo com Dados do IBGE. 
Mão feminina com esmalte verde e vários anéis prateados. Menopausa e experiência enriquecem a carreira.
Foto: Audra Beneux (Reprodução/Pinterest)

Isso significa que as mulheres que estão na faixa dos 50 anos ainda têm pela frente muitos anos de vida para aproveitar e realizar seus sonhos.

5 dicas para você viver o melhor dessa fase

  1. Invista em você mesma: Faça cursos, workshops para aprimorar habilidades e conhecimentos.
  2. Amplie sua rede de contatos: Participe de eventos, grupos online ou presenciais para conhecer outras mulheres, fazer amizades e criar novas oportunidades e networking.
  3. Acredite em si: Seja mais autoconfiante e acredite nos seus potenciais e talentos.
  4. Busque terapia: Fazer uma terapia pode te ajudar a ressignificar sua vida e ajudar a lidar com os desafios que a menopausa traz.
  5. Use óleos essenciais: a Aromaterapia ajuda a trazer aceitação, entendimento e acolhimento, além de auxiliar a descobrir novos talentos e se jogar nas novas oportunidades sem medos e inseguranças.

Lembrando sempre que o aromaterapeuta é o profissional habilitado para te ajudar de forma mais personalizada, entendo seu momento e estilo de vida.

Lembre-se, essa fase é apenas um novo capítulo em sua história. Aproveite a oportunidade para reescrever esse momento da sua vida e construir algo que você talvez sempre sonhou e não tinha coragem de realizar. Agora pode ser o momento e a hora certa.

Este conteúdo foi escrito por Solange Lima, terapeuta integrativa e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia e Reiki. Realiza atendimentos online.

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar