Atire a primeira concha quem nunca sonhou em ser Ariel, a sereia do clássico desenho da Disney que ganhou versão live-action esse ano. A animação foi lançada há mais de 30 anos, mas o fascínio por essas criaturas míticas do mar já existe há séculos. Suas caudas iridescentes, longos cabelos e vozes mágicas fazem parte do imaginário popular, da cultura pop, da literatura clássica e claro, da moda, onde elas são musas frequentes. Paetês que lembram escamas de peixes, saias em corte que remetem às caudas, acessórios diversos inspirados em elementos característicos assim como a cartela oceânica de tons de azul de azul e verde, o universo é riquíssimo. O retorno da obsessão já foi batizado de adivinhem? Mermaidcore e a seguir a gente conta tudo que você precisa saber para mergulhar de cabeça na estética inspirada no fundo do mar que já está e promete bombar ainda mais no verão 2024.
Basta uma breve pesquisa pelos arquivos de algumas das maiores maisons para se deparar com inúmeras interpretações da estética ao longo dos anos. Yves Saint Laurent, Thierry Mugler, Alexander McQueen, Chanel, não faltam exemplos.
Como esquecer da icônica campanha da Chanel de 1990, estrelada por Helena Christensen, entregando uma sereia mega sofisticada e adornada por pérolas?
A Versace tem tanto apreço pelo universo que estrelas do mar e corais figuram entre suas marcas registradas sendo revisitados a cada temporada. A passarela de Verão 92 é uma das mais lindas, mas a inspiração é recorrente na grife italiana.
No festival de Cannes desse ano, Natalie Portman surgiu a bordo de uma reinterpretação de um design assinado por Christian Dior nos anos 50. O desenho formado pelas camadas escalopadas da saia invocam escamas de peixe.
Em 2023, mais marcas injetam o frescor oferecido pelo clima de diversas formas. A Loewe opta pelas estampas de motivos marítimos.
Já a Blumarine propõe sereias Y2K, com silhuetas pinçadas da virada do milênio, toques jeans, homenageando até as madeixas impossivelmente longas.
A temporada resort/cruise 24 que está rolando confirma o momento de destaque do mermaidcore em versões para agradar a todos os gostos. Vide o desfile Cruise 24 da Louis Vuitton, ambientado na ilha italiana de Isola, a paleta de cores deslumbrante o luxuoso espírito artesanal presente nos paetês graúdos, na escolha de material e nas conchas delicadamente bordadas.
Na prática, existem muitos jeitos de entrar na onda do mermaidcore e trazer um pouco do espírito para os seus looks sem cair no caricato. Acessórios são tiro e queda para aderir facilmente e adaptar ao seu estilo. Tesouros do mar, como pérolas e búzios, já são clássicos nas bijus.
Mas não ignore as estrelas do mar, igualmente charmosas.
As presilhas de cabelo ganham glitter e carregam toque lúdico para compor looks bem femininos.
Também dá para eleger as tonalidades, escolhendo entre verde, azul, roxo e choques de cores como coral e rosa. Misturadas na mesma peça causam ainda mais impacto.
No quesito texturas, o handmade é aposta, entre eles o crochê, macramê e outros materiais que lembram rede de pescaria.
O styling faz toda diferença para modernizar as peças no efeito.
Os brilhos iridescentes são indissociáveis à figura das sereias e suas caudas furtacor. Paetês e bordados em escalas variadas assim como detalhes metalizados são a chave para um resultado sereia glam.
Dua Lipa, que vai interpretar a Barbie sereia no novo longa da boneca, optou por levar os paetês para o habitat natural do mermaidcore, à beira da praia.
Aliás a moda praia inspirada no tema é garantia de sucesso. Prepare-se para fazer um splash com tops inspirados em conchas e detalhes especiais como pérolas delicadas.
O cabelo molhado surgiu em diversas passarelas da última temporada e é uma das melhores formas de inserir o clima sereia no look. As makes também têm papel importante.
Gostou da tendência mermaidcore? Então invista em peças que transmitem essa aesthetic perfeita para o verão 2024: