A Vitamina C, de uns tempos pra cá, tem sido muito falada, não só entre nós, meros mortais, mas nas rodinhas das celebs também. Muitas já entregaram que são adeptas ao uso da Vitamina C e garantem verdadeiros milagres para pele. E essa dica de beauté é tipo tem-que-ter de ninguém menos que Kim Kardashian, que não é boba nem nada e sabe que a vitamina estimula a produção de colágeno, reduz linhas finas e rugas (inclusive as mais profundas), porque é um antioxidante ultra poderoso.
Pra entender mais sobre o assunto, corremos pra nossa dermatologista contribuinte, Dra. Vivian, da clínica Simões Pires, pra descobrir mais sobre o assunto e testar essa poção mágica que promete milagres, vem ver tudo o que descobrimos:
Qual a importância da Vitamina C?
Os estudos demonstraram a importância da vitamina C juntamente ao protetor solar e, por isso, ela tem sido grande aliada nos tratamentos e cuidados da pele ultimamente. Ela atua na proteção avançada contra as agressões externas (radiação UV e Infravermelha e poluição), neutralizando a geração de radicais livres. Dessa forma, a vitamina C tem sido indicada já em pacientes jovens como uma forma de prevenção. Além disso, auxilia na correção dos sinais do envelhecimento da pele como linhas finas e rugas mais profundas, através da estimulação da síntese de colágeno.
Como funcionam os antioxidantes?
Possuímos antioxidantes endógenos (naturais) que ajudam a pele a se reparar. No entanto, quando ocorre agressão intensa esse mecanismo pode falhar. No momento que perdemos a capacidade antioxidante, as células se tornam menos capazes de se defender das agressões ambientais e perdem a capacidade de se replicar corretamente, levando ao dano celular e os sinais aparecem em forma de linhas finas, rugas, flacidez, manchas e câncer de pele.
Quais são os benefícios da Vitamina C?
Apresenta ação anti-inflamatória, atuando na melhora do eritema após exposição solar e após procedimentos estéticos em consultório. Tem apresentado papel importante no tratamento do melasma, pois atua em uma enzima (tirosinase) responsável pela pigmentação da pele e, por isso, contribui para o clareamento da pele.
É melhor o seu uso na pele ou por ingestão?
Existe comprovação de que a aplicação tópica de vitamina C atinge uma concentração 30 vezes maior que a oral.
Qual a melhor forma de utilizá-la?
A vitamina C é instável e sensível ao contato com ambiente, oxidando quando entra em contato com ar. Foram desenvolvidas formas esterificadas que vem em apresentações com nomes variados. No entanto, sabe-se que a vitamina C pura é a mais potente. Dessa forma, foram desenvolvidas também apresentações com o cuidado de preservar a sua estabilidade. Existem inúmeras concentrações e apresentações para cada tipo de pele e idade e o dermatologista deve ser consultado para cada caso. A forma de aplicação da vitamina C é muito importante. A pele deve estar limpa e seca para que ocorra a penetração correta e o protetor solar deve ser aplicado logo após.
Estamos testando a C Ferulic e o Sérum 10, ambos da Skinceuticals e já notamos grande melhora na pele, que está mais sedosa, homogênea e com poros fechados!
O C Ferulic contém:
15% VITAMINA C: Auxilia na neutralização da ação dos radicais livres; Além disso promove a síntese de colágeno e tem ação clareadora.
1% DE VITAMINA E: Protege as membranas celulares e as estruturas lipídicas da ação dos radicais livres
0,5% ÁCIDO FERÚLICO: Potente antioxidante natural das plantas; Fotoproteção contra a radiação UV; Aumenta a estabilidade de fórmula, mantendo as propriedades dos ativos.
O SÉRUM 10 contém:
10%VITAMINA C:Auxilia na neutralização da ação dos radicais livres; Além disso promove a síntese de colágeno e tem ação clareadora.
0,2% ÁCIDO FERÚLICO: Potente antioxidante natural das plantas; Fotoproteção contra a radiação UV; Aumenta a estabilidade de fórmula, mantendo as propriedades dos ativos.