Semana passada aconteceu mais uma edição do Festival South by SouthWest - ou SXSW - que mais um ano contou com a presença do Steal The Look, conferindo tudo que estava rolando por lá. O SXSW é um dos maiores festivais de inovação e tecnologia do mundo, e, se você não conhece muito sobre, te explicamos tudo nessa matéria.
Apesar do STL estar presente desde 2018, essa foi a minha primeira participação in loco, em um evento que sempre quis muito estar presente, por admirar o conceito do festival e me interessar muito pelos assuntos abordados. Fui com a mente aberta para absorver toda a experiência e, claro, com muitas expectativas sobre o que me aguardava por lá. Para compartilhar com vocês, listei 5 aprendizados dessa marinheira de primeira viagem, mas já dou o spoiler: sim, é tudo que eu esperava e já me sinto pronta para as próximas edições!
aguente o FOMO e deixe o festival te levar
A quantidade diária de palestras no festival surpreende. Entre apresentações tipo “TedTalk”, conversas entre vários profissionais das áreas, workshops, mentorias, gravações de podcasts, premieres de filmes, e muito mais, fica quase impossível montar uma programação sem olhar para o lado. Criei um roteiro previamente, mas todo dia olhava a programação para atualizar e entender em qual sessão eu conseguiria entrar - algumas lotam, então é sempre importante ter um plano B. A lotação das palestras é atualizada em tempo real no app do evento, então ter uma internet funcionando o tempo todo faz muita diferença! Por aqui tivemos a ajuda da O meu Chip, quem tem 4G e 5G em mais de 210 países e um processo super fácil de cadastro e utilização. Fiquei o tempo todo online acompanhando a lotação das palestras, e por causa dessas trocas acabei vendo várias que não tinha mapeado com antecedência, de vários temas diferentes, e consegui absorver alguma coisa de todas elas. O que me leva ao próximo ponto:
sempre tem algo novo a ser aprendido
Mesmo em talks que não tem a ver diretamente com a sua área de atuação ou sobre assuntos que você não tem tanto conhecimento, como psicodélicos ou neurociência, é possível tirar algum insight para a sua vida. Isso porque ter acesso a conteúdos diferentes dos que vemos no nosso dia a dia ajuda muito a abrir a cabeça e colocar algumas coisas em perspectiva. Fui parar em uma palestra de computação quântica que mesmo eu não entendendo nada sobre - eu juro, nada mesmo - me deixou muito reflexiva sobre como empresas como o Google já trabalham com tecnologias tão avançadas a ponto de alguém de fora não conseguir nem acompanhar o assunto. Então, o que vem por aí nos próximos anos?
o SXSW vai muito além das palestras
Durante os dias de festival a cidade de Austin fica muito movimentada, com eventos acontecendo durante o dia - e a noite - inteiras. De shows de novas bandas a ativações de marcas e filmes, andar pela cidade é se deparar com formas diferentes de se divulgar um produto ou serviço e abrir a cabeça para pegar o máximo de inspiração possível. Em uma tarde, trocamos as palestras para ver ativações de marca pela cidade e o espaço dentro do festival que ficam os estandes de marcas de diversos países, apresentando muitos serviços diferentes. Vimos desde estandes com muita tecnologia e inteligência artificial até uma empresa com inspirações inusitadas para embalagens de press kit e outra ação que incentivava os passantes a escrevem últimas palavras que ficaram entaladas na garganta. Sim, eu não estava exagerando quando disse que a variedade de temas era MUITO grande. Além disso, também rolam várias oportunidades de happy hour com profissionais de várias áreas - e possibilidade de fazer contato inclusive com brasileiros! É importante ficar ligada nesses eventos e entrar nos grupos de whatsapp onde se compartilham as informações.
não, não vamos ser dominados pela Inteligência Artificial
É verdade que a IA foi tema de muitas palestras do festival, olhando para a tecnologia por diversos ângulos e perspectivas, mas não foi falado só isso por lá - e muito menos com uma perspectiva pessimista sobre o assunto. Enquanto no ano passado muito se falava sobre como a inteligência artificial ia entrar nas nossas vidas, nesse ano os assuntos permearam em como vamos adaptar essa ferramenta para nos auxiliar nas tarefas diárias. E, mais do que isso, falou-se muito sobre como o avanço muito rápido das tecnologias escancara a necessidade de sermos cada vez mais humanos e conectados com nós mesmos e com o outro. Palestras sobre solidão, saúde mental e vivência em comunidade foram destaque na programação do festival - e conseguimos entender o motivo. Abaixo vou deixar um dos meus talks preferidos do evento:
é após o sxsw que conseguimos consolidar todos os aprendizados
Depois de passar dias intensos ouvindo muito conteúdo, de temas muito variados, é difícil absorver e internalizar tudo que vivemos e aprendemos por lá. Além das anotações que fazemos, alguns vídeos de palestras são disponibilizados no Youtube e também rola muito compartilhamento de material nos grupos. É muita coisa para consolidar, então é importante tirar um tempo para rever o material e anotar as ideias. Por aqui já começamos a organizar todo esse conhecimento, e a boa notícia é que até quem não foi ao evento vai ter a oportunidade de ver um pouquinho do que rolou por lá! Pela primeira vez o STL está lançando um conteúdo com nosso compilado de tendências e insights desses dias de festival: o Pós-SXSW by STL: os principais insights e tendências para sobreviver aos próximos anos no mercado de conteúdo, vai rolar de forma online, no dia 28 de março às 19h, e você pode garantir o seu lugar clicando aqui. O conteúdo foi pensado para ajudar todo mundo a navegar melhor nesse mundo tão volátil que vivemos e funciona para quem trabalha em diferentes áreas e níveis organizacionais! A ideia é espalhar esse conhecimento para o maior número de pessoas possível, então esperamos por vocês! (E tá rolando cupom: AMIGOSSTL para ganhar desconto, hein? Não vai perder!)