Moda e Golfe: O backswing da tendência

por Izabela Suzuki

Se você tem notado um aumento na busca por peças de esportes tradicionais, como o tênis, você não está imaginando coisas. Desde o início da pandemia de COVID-19, houve um significativo aumento na procura por atividades ao ar livre, o que consequentemente resultou em uma explosão de "novas" tendências no estilo urbano. Afinal, de onde você acha que surgiu essa vontade repentina de usar um belo colete de tricô à la "estilo vovô" durante o ano de 2021? Não apenas do conteúdo que você consome, minha cara amiga, mas também da convergência entre moda e golfe.

Até então, nem todos considerariam super legal e descolado vestir calças xadrez, camisas polo e até mesmo boinas. Na verdade, alguns os considerariam o oposto de estilo. Porém, como tudo na vida, os esportes clássicos também têm a sua chance de brilhar ao sol - e não estamos falando apenas das partidas realizadas nos campos de golfe em dias ensolarados.

A verdade é que perdi as contas de quantas vezes me encontro aqui, querida fã de esportes, em mais um episódio especial para contar um pouco mais sobre como dois fenômenos do mundo estão se unindo e se transformando em uma potência poderosa. Vem comigo descobrir mais curiosidades sobre o universo da moda e do golfe.

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Foto: Jen Stephenson, Chi-Chi Rodriguez, Payne Stewart e Hal Sutton (Reprodução/Golfmonthly)


Fora essa busca crescente desde a pandemia, é válido mencionar a fixação do TikTok pela estética Old Money. Isso também é um fator que ajuda a impulsionar a busca pelo esporte. Com isso acontecendo, como já explicamos anteriormente, grifes como a Lacoste e a Ralph Lauren, que sempre fizeram parte do portfólio do golfe, seguem fazendo sucesso entre os admiradores do esporte e os jovens que, de alguma maneira, se identificaram com o estilo "velha guarda". 

De acordo com informações do "The Golf Business", no Reino Unido, os jovens com menos de 35 anos são a grande maioria no mercado "pay-n-play", uma espécie de assinatura que te possibilita jogar em vários campos de golfe. E lá em 2020, mais ou menos três milhões de norte americanos se aventuraram pelo esporte pela primeira vez na vida. 

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Foto: @malbongolf (Reprodução/Instagram)

Isso fez com que muitas novas marcas surfassem nessa onda. Por exemplo, a Mr. P, uma marca exclusiva da Mr. Porter, lançou uma coleção de golfe em 2021 que não era apenas funcional, mas também ultra elegante. A Tory Burch colaborou com o Masters - prestigiado torneio de golfe realizado anualmente no Augusta National em Augusta, Geórgia, nos Estados Unidos -, trazendo para o evento peças como suéteres de caxemira de alto desempenho, cardigans icônicos e o clássico xadrez argyle.

E apesar do tom "classudo" que marcas mais antigas têm no esporte, novos nomes como G/FORE e Malbon Golf estão introduzindo um novo aspecto mais cool e contemporâneo ao cenário, mas sem perder suas raízes tradicionais. 

eu costumava ir aos brechós e comprar roupas de golfe velhas quando morava no Brooklyn.

Até o rapper Macklemore apostou suas fichas no golfe. Quando começou a jogar, ele conta que "contraiu o vírus do esporte" e que simplesmente nunca mais conseguiu deixar o esporte de lado. Por isso, em 2021, decidiu fundar sua própria marca. A Bogey Boys é descontraída na medida certa e reflete muito do estilo do artista. Ele disse à GQ Magazine: “Sempre me inspirei em roupas de golfe. Costumava ir aos brechós e comprar roupas de golfe antigas quando morava no Brooklyn. Eu vestia calças xadrez e jaquetas xadrez, foi aí que comecei a me chamar de Professor Macklemore."

Para ele, estar no campo também significa ter a oportunidade de ser o cara mais bem vestido de lá, por isso agarrou a oportunidade de fundar a própria linha com unhas e dentes. Não só a oportunidade de se destacar com polos pastel com a pegada dos anos 80, mas também de trazer mais diversidade para o golfe. Essa é uma parte fundamental da Bogey Boys, já que estamos falando de um esporte elitizado desde os primórdios.

Macklemore segue uma tendência estabelecida por outros jogadores de golfe de alto nível que buscam integrar moda masculina ao cenário da moda fora dos campos de golfe. Essa ideia ganhou destaque recentemente, apesar do esporte em si ter mais de 600 anos. Um dos pioneiros nessa abordagem foi o designer sueco Johan Lindeberg, que introduziu uma linha de golfe em sua marca, J Lindeberg, nos anos 90, após sua experiência como diretor de marketing da marca italiana Diesel. Com uma estética escandinava marcada por cores ousadas e uma vibração minimalista, essa linha rapidamente conquistou os golfistas, como demonstrado pela vitória do golfista sueco Jesper Parnevik com um par de calças rosa brilhantes da marca.

Logo depois, celebridades também entraram nesse mercado: Justin Timberlake assumiu o cargo de diretor criativo da Callaway Golf em 2011; Tyler, The Creator lançou sua marca Golf Wang inspirada no golfe no mesmo ano; e Bill Murray fundou sua própria linha, William Murray Golf, em 2016, caracterizada por padrões extravagantes.

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Foto: Golf Wang | @golfwang (Reprodução/Instagram)

Hoje, apesar de existirem opções com um toque streetwear disponíveis tanto para os jogadores, quanto para os fãs e até mesmo pessoas que apenas se identifiquem com o estilo, nem sempre foi assim. O golfe tinha como objetivo manter uma aparência sofisticada e respeitável no campo. Para isso, as mulheres usavam blusas de gola alta, saias longas e chapéus de abas largas. Os homens? Elegantes gravatas e calças compridas.

A partir do século 20, o suéter de gola V foi introduzido e nomes como Arnold Palmer e Jack Nicklaus popularizaram um visual clássico, mas descontraído, preferindo calças sob medida, camisas polo e cardigans. Os golfistas já não estão confinados aos trajes tradicionais e têm a liberdade de expressar o seu estilo pessoal, mesmo com o código de vestimenta de diversos clubes. Cores brilhantes, padrões ousados e designs inovadores tornaram-se cada vez mais populares e com um toque da influência do athleisure.

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Foto: @nlmarilyn, @camillecharriere, @lara_bsmn e @emilisindlev (Reprodução/Instagram)

Muitos dos itens que os golfistas usam para jogar tornaram-se sinônimos de estilo, desejo e personalidade. O colete de tricô e as golas polo são definitivamente o destaque da intersecção entre a moda e o esporte. Apesar de dividirem os holofotes com o tênis quando o assunto é incorporar essas peças ao street style - afinal, o estilo é realmente similar -, não podemos subestimar o mérito das boinas e dos quepes, que têm suas raízes no golfe.

A ascensão do esporte, em comparação com outros mais difundidos, como o futebol ou até mesmo o estratosférico crescimento da Fórmula 1, ainda é modesta. As grandes grifes talvez ainda não compreendam totalmente o seu apelo, por isso o espaço dentro do mercado ainda é vasto. No entanto, não creio que demorará muito para que elas percebam as grandes possibilidades que a moda apresenta aqui. É apenas uma questão de tempo.

E assim como um jogador de golfe ajusta sua mira para acertar o buraco com precisão, a moda também está se alinhando para um "hole in one" nesse segmento.

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