Moda swag: mais que uma tendência

por Izabela Suzuki

Bom, a verdade é que a moda swag já é uma velha conhecida do mundo da moda, e você pode percebê-la facilmente no streetwear. Roupas largas, t-shirts oversizeds, tênis - sejam eles flats ou esportivos -, moletons e por aí vai! Parece que nós descrevemos o estilo do Justin Bieber, né? Pois é, o próprio artista que ajudou o termo swag se popularizar no mundo no ano de 2012 ainda é considerado um ícone do streetwear - aliás, não só ele como a cantora Rihanna, e no Brasil, o rapper Emicida também. Ah, e não se engane pensando que esse estilo só é visto nas ruas, a moda swag vem ganhando um espaço gigantesco na alta-costura.

E antes de falar qualquer outra coisa, é interessante nós descobrirmos da onde o termo swag surgiu. Existem pessoas que dizem que o termo se originou na Escócia e que ele era usado para comentar o estilo "peculiar" que os escoceses andavam. Porém, nos Estados Unidos, o termo também ficou conhecido como swagga, denominando uma maneira autêntica de se vestir e de se comportar - sim, o carisma conta. Ah, vale ressaltar que antes de ser considerada apenas como uma tendência passageira, esse estilo é, antes de um mercado, um lifestyle com muita história envolvida.

Agora que já demos uma breve contextualização sobre essa tendência, continua lendo mais um pouco que nós vamos te contar mais sobre a moda swag e quase todo o universo sobre ela.

Como dissemos um pouco acima, a moda swag ganhou a atenção e os holofotes das grandes maisons. E uma delas foi a Balenciaga, que ressurgiu no Instagram há pouco tempo. O mais curioso é que o diretor criativo, Demna Gvasalia, não costuma chamar celebridades para estrelar suas campanhas, então, quando Bieber apareceu com seu - belo - rosto nas redes sociais da grife, causou uma certa estranheza e espanto, mas nós adoramos! No ano passado, a rapper Cardi B também estrelou a campanha de inverno da Balenciaga.

Jean Paul Gaultier  - Street Style - moda swag - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Jean Paul Gaultier (Reprodução/Vogue Runway)

E a semana de alta-costura de Paris trouxe a coleção de Jean-Paul Gaultier assinada por Chitose Abe, da Sacai, e nesse desfile já conseguimos perceber fortes influências do streetwear e da moda swag. Tênis chunky, blusa tipo segunda pele com tatuagens e um clima utilitário muito presente - clima esse que permeia muito a febre da moda de rua.

Shannon e Shannade Clermont - Street Style - moda swag - Verão - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Shannon e Shannade Clermont (Reprodução/Instagram)

E já que falamos em segunda pele e clima utilitário, a calça cargo é uma das peças chaves desse estilo, assim como as blusas de segunda pele. Quando combinados com tênis chunky e óculos de lentes coloridas o visual fica mais completo ainda, ganhando um ar mega estiloso e único.

@iamcardib - Street Style - moda swag - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: @iamcardib (Reprodução/Instagram)

E além da nossa musa bad gal riri, a cantora Cardi B também é uma grande percursora desse estilo. A rapper consegue fazer um mix entre o exuberante - como grandes joias -, e o estilo swag, como moletons oversizeds e óculos futuristas. O que já é uma marca registrada no mundo do hip hop e entre os artistas do meio.

Emicida, Majur, Pabllo Vittar - Street Style - moda swag - Verão - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Emicida, Majur, Pabllo Vittar (Reprodução/Instagram)

rapper Emicida, além de ser um dos grandes nomes da música nacional, também traz um pouco da moda swag no seu cotidiano, e certamente inspira alguns jovens no Brasil. Em uma entrevista para a revista nacional Topview, o artista contou que "é a conexão que a nossa música tem com a rua e que a moda também tem que permeia o trabalho", quando contou sobre a sua relação com a moda. Além disso, Emicida toca a LAB Fantasma com seu irmão Evandro Fióti, que traz roupas que expressam a cultura urbana e hip hop.

A história vem mostrando isso. No nosso caso, é a conexão que a nossa música tem com a rua, e que a moda também tem que permeia o trabalho".

IZA - Street Style - moda swag - Verão - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: IZA (Reprodução/Instagram)

Ainda no Brasil, a artista e cantora Iza também explora esse estilo, especialmente nos seus videoclipes. E falando nisso, seu mais recente clipe "Gueto" trouxe muito dessa cultura, e de acordo com a cantora "o gueto movimenta a criatividade do país". Meias arrastão aparentes, luvas e toucas englobam um pouco desse estilo.

Travis Scott - Street Style - moda swag - Verão - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Travis Scott (Reprodução/Instagram)

Quem mais faz parte desse universo é o cantor Travis Scott, que possui uma forte relação com o universo da moda e que também lançou uma colab espetacular com a Dior em junho desse ano (2021). O rapper brinca com nuances de muito glamour moda swag quando apresenta seus looks, sejam eles no seu cotidiano ou em tapetes vermelhos.

_dior x travis scott

Os desfile contou com uma recriação ilusionaria e criativa do jardim de rosas de Christian Dior com uma infância rodeada de cactos do rapper Travis Scott. A coleção mostrou uma alfaiataria despojada e flertou muito de perto com o streetwear

Billie Eilish - Street Style - moda swag - Verão - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Billie Eilish (Reprodução/Instagram)

E foi praticamente ao estourar na industrial musical que a cantora Billie Eilish apresentou seu estilo - na época - considerado controverso e exagerado. A artista fazia uso de jaquetas super folgadas e praticamente duas vezes o seu tamanho, calças super largas e tênis chamativos. Apesar de ter entrado em uma fase vintage e estar explorando novos visuais, a artista sempre teve uma ligação com a moda swag.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar