Acontece até o dia 19 de março em Austin, no Texas, o SXSW, South By South West, festival considerado um dos maiores palcos de inovação do mundo. O mega evento aborda temas como tecnologia, mídia, música, moda, cinema e muito mais. Com agenda anual, as edições são o destino ideal para quem quer abrir a cabeça com muita inspiração e cases de sucesso.
A nossa co-founder, @ManuelaBordasch, e a look stealer, @BeatrizCantaoBorges, desembarcaram por lá para conferir melhor todos os detalhes desse evento que - para a nossa felicidade - garante um espaço cada vez maior para assuntos relacionados a moda. E neste ano, uma marca brasileira estava presente no painel: a AMARO! Com o tema "Data-driven Fashion Design in Brazil", Dominique Oliver, Founder & CEO da label, reforçou a importância da tecnologia e uso de dados para o sucesso da marca que virou case de sucesso internacional.
Criada em 2012, a AMARO revolucionou a experiência de compra online no Brasil, convergindo o mundo físico para o virtual. Com o diferencial de fazer entregas expressas e ter pontos de guide shops ao redor do Brasil que permitem uma aproximação do consumidor com a marca, a AMARO utiliza a tecnologia e, principalmente, sua base de dados, para definir os próximos passos, tendências, peças e decisões que envolvem a label.
E foi exatamente sobre a importância do data base no universo fashion o assunto que guiou a palestra ministrada por Dominique. "Para a AMARO, que está construindo um novo modelo de varejo sem precedentes no Brasil, participar do maior evento de inovação da atualidade é extraordinário. Estar no SXSW, junto com empreendedores e personalidades criativas do mundo todo falando sobre tecnologia, um dos pilares da empresa, reafirma a relevância do nosso business model. Tenho certeza que a maneira que estamos construindo a AMARO está alinhada com o futuro do varejo mundial", afirmou o CEO.
Ou seja, os clientes da AMARO se tornam coautores das criações com o fornecimento de diversos dados, seja na escolha de determinada peça, estampa, modelagem e outros fatores que se tornam fundamentais para a criação das próximas coleções. Um ponto super interessante explicado por Dominique é o cruzamento de informações. É observado que se uma print é a mais clicada e vendida aos consumidores e, paralelamente, um recorte de roupa é o favorito, esses detalhes são essenciais para a criação de uma terceira peça que consegue unir os dois pontos.
Todos esses detalhes ficam registrados no banco de dados da marca, o que facilita na tomada de decisões certeiras. Além disso, a tecnologia também influencia em outros pontos como na escolha das modelos e até o tipo de banner que aparecerá nos anúncios da marca de acordo com a previsão do tempo - nas temperaturas mais altas, peças típicas de calor são destacadas, o inverso também acontece com o termômetro mais baixo.
Um dos maiores diferenciais desse processo tecnológico é que a AMARO avalia logo nos primeiros dias de venda de uma peça o desempenho de cada produto e, antes de se esgotar no site, é possível solicitar reposições e até criar itens similares. Enquanto outras marcas podem levar até um ano entre o início do processo criativo e a chegada da coleção às lojas, a AMARO consegue disponibilizar um produto em semanas. Tudo isso graças à equipe de engenheiros e desenvolvedores que estão por trás do serviço permitindo que todas as plataformas que interagem com os clientes, como o site e aplicativo, estejam conectadas. Incrível, né?
Camila Coutinho, marcou presença no SXSW e fez a cobertura do evento para a marca. Lógico que ela arrasou em look total AMARO:
O look da meia estação fica bem mais interessante em total xadrez.
E a print fica ainda mais cool com tons de amarelo.
E aproveitando o assunto, selecionamos algumas das nossas peças favoritas da marca para usar na próxima estação: