Modularity, a tendência de moda que explora a multifuncionalidade

por The Look Stealers

Muito mais do que funcionais, os modelos e composições do estilo Modularity, são multifuncionais, no sentido mais literal da palavra, entregando o máximo de possibilidades de uso que uma única peça de roupa pode oferecer. A tendência acompanha a onda crescente de estéticas futuristas que temos visto, principalmente nessa última temporada de moda, como o Avant Apocalypse e o, ressurgido, Space Age, por exemplo. Mas diferente desses dois, a trend modular coloca a utilidade em primeiro lugar.

Como o próprio nome já sugere, a tendência Modularity - ou modularidade, em tradução livre - se transpõe em itens de roupas, sapatos e até acessórios que se ‘moldam’ de acordo com a necessidade do usuário. Como por exemplo, as botas de cano removível da Chanel, ou os sapatos de salto ajustáveis, que recentemente viralizaram pelas redes sociais. A grande sacada dessa tendência, além da já dita multifuncionalidade, é o seu significativo apelo sustentável. Ficou curiosa? Então te convidamos a ficar por aqui e conhecer um pouco mais sobre essa trend.

HUND HUND - look HUND HUND - Modularity - Verão 2022 - estúdio - https://stealthelook.com.br
Foto: HUND HUND (Reprodução/Instagram)


A tendência Modularity é inegavelmente atual, mas temos que dizer que ela já flerta e é estudada, de maneira mais discreta e um tanto experimental, com a moda há muitos anos. Hoje a vemos aparecer em grandes desfiles de maneira bem óbvia e com visual mais futurista. Mas pense conosco, o conceito principal desse estilo não é a possibilidade de desmontar uma peça em partes e depois remontá-la? Pois bem, peças como jaquetas com capuz destacável, até sutiãs com alças removíveis, por exemplo, já tinham tudo a ver com a proposta da trend, que chamamos de modular ou adaptável.

Sacai - look Sacai - Modularity - Verão 2022 - desfile - https://stealthelook.com.br
Foto: Sacai (Reprodução/Instagram)

Hoje, quando falamos em Modularity, vamos um pouco além desses elementos mais simples e passamos a pensar em modelos bem mais elaborados, muitos que chegam a ser mirabolantes. Podemos dizer que uma de suas principais características são os fechamentos - úteis, mas que beiram o exagero -, através de velcros, zíperes, botões e recortes super estratégicos, que estão intrinsecamente ligados a modelagens dessa peças. Uma vez que ligam cada parte da peça como um todo, além de possibilitarem a adaptabilidade da mesma, tanto no sentido de modelo, quanto na versatilidade entre estações.

Korshi 01 - look Korshi 01 - Modularity - Verão 2022 - campanha - https://stealthelook.com.br
Foto: Korshi 01 (Reprodução/Instagram)

Por incrível que pareça que pareça o Modularity style, que é um estilo visualmente mais sisudo, têm fortes influências de uma estética jovem e super descontraída, que nas últimas temporadas tem feito muito sucesso, além de ter viralizado na internet, o Y2K. Bom, queremos dizer, minha cara leitora que viveu o final dos anos 90 e 2000, quem não se lembra das icônicas, controversas e por que não, visionárias calças de tactel que se transformavam em bermudas!

Rokh - look Rokh - Modularity - Verão 2022 - passarela - https://stealthelook.com.br
Foto: Rokh (Reprodução)

Apesar dessa influência, a tendência retorna com uma proposta diferente, já que surge como um contraponto a ideais antigos de compra e ao novo estilo de vida de grande parte da população, visando a otimização de uso e do ciclo de vida das peças de vestuário. Além do crescente despertar, por parte do consumidor, para novos hábitos conscientes de consumo, podemos dizer, também, que a ascensão da moda Modularity levanta outras questões ligadas ao meio ambiente e as mudanças climáticas, a cadeia de produção têxtil e ao fast fashion.

Petit Pli - criação Petit Pli - Modularity - Verão 2022 - exposição - https://stealthelook.com.br
Foto: Petit Pli (Reprodução/Instagram)

Portanto a construção e criação de peças com a pura essência Modularity, sai do campo conceitual e ‘acadêmico’ e passa a fazer parte do cenário mainstream da moda mundial. Somos apresentadas a modelos, que muitas vezes colocam o fashion - no sentido trendy da palavra - em segundo plano, e trazem à tona os princípios básicos do vestuário, como a necessidade e a usabilidade, permitindo que você adeque uma determinada peça de roupa de acordo com o cenário e o momento. Um exemplo são os designs vanguardistas da  marca britânica Petit Pli, fundada em 2017, pelo designer e engenheiro aeronáutico, Ryan Mario Yasin. Apesar das peças não disporem dos inúmeros fechamentos que citamos acima, Ryan desenvolveu um tecido totalmente adaptável, a princípio para roupas infantis, e recentemente para adultos. Envolvendo técnicas de dobraduras e origami aliadas a materiais auxéticos - que expandem transversalmente -, resultando em peças que ‘crescem’ e se adaptam a múltiplos corpos.

Korshi 01 - look Korshi 01 - Modularity - Verão 2022 - campanha - https://stealthelook.com.br
Foto: Korshi 01 (Reprodução/Instagram)

No Brasil também temos marcas focadas em desenvolver peças de roupas modulares, como é o caso da Korschi 01, idealizada em 2018, pelo diretor criativo Pedro Korschi. As peças criadas pela marca são a personificação do design Modularity, unindo informação de moda, personalidade e muita multifuncionalidade. Além disso, a preocupação com a sustentabilidade e o impacto ambiental são pontos muito fortes para a marca. Com foco na criação de uma moda mais assertiva para o dia a dia e na versatilidade, a Korschi 01 entrega roupas inteligentes, com partes destacáveis, onde a partir de uma única base podem ser montadas inúmeras outras formas e modelos diferentes.

LEIA MAIS: A tendência Space Age e o sentimento de escapismo da realidade

A estética Sculptural Styling e a inclusividade das tendências da internet

STL me ajuda: 7 looks infalíveis com calça cargo para você testar esse ano

Você também vai gostar