Mônica Mendes fala sobre a evolução da comunicação na moda no Brasil

por The Look Stealers

A nova convidada do THE LOOK, o podcast que oferece uma visão ampla e aprofundada da indústria da moda, é Mônica Mendes.

Com uma carreira que abrange todas as áreas do mercado, desde seu início como modelo até sua atuação como profissional de marketing, Mônica é uma especialista em branding e marketing. Ela se consolidou como um dos principais pilares da indústria da moda brasileira, sendo nomeada diversas vezes como uma das 500 pessoas mais influentes da moda pelo Business of Fashion, e eleita como "Guardiã do Brasil" pela mesma publicação.

Com mais de 30 anos de carreira, Mônica agora dedica grande parte de seu tempo a trabalhar com marcas pequenas do Brasil, ajudando a fortalecer suas identidades e presença no mercado.

Neste episódio, Mônica compartilha sua trajetória profissional, reflete sobre as transformações da moda brasileira e explica como se reinventou continuamente para se manter relevante no cenário internacional. Prepare-se para mergulhar no universo de uma das profissionais mais influentes do cenário fashion brasileiro, cujo impacto vai além das tendências, moldando o futuro da moda com visão e inovação.

Confira algumas perguntas e respostas da entrevista com Mônica Mendes

Mônica, conta um pouco para a gente quem é você, pessoa física, fora do trabalho.

Mônica Mendes: Pessoa física, eu sou a pessoa mais comum que tem na vasta terra. É verdade, eu sou, e eu adoro ser a pessoa mais comum, mais simples. Sou mãe, sou mãe de um menino autista e portador de uma síndrome rara, chamada Síndrome do X Frágil. Desculpa, mas eu aproveito todas essas oportunidades para falar sobre isso, porque eu acho que é extremamente importante. Síndrome do X Frágil é uma síndrome rara. Enfim, quem tiver interesse pode me procurar, que eu converso mais sobre esses assuntos.

Como você entrou no mundo da moda?

Mônica Mendes: Então, eu entrei, obviamente, através de uma questão de consumo mesmo. Eu consumia, e consumia moda popular. A moda me levou para a questão da imagem, para a questão do sonho que a moda me trazia, essas imagens, esses filmes. E isso foi numa era em que praticamente não existia nem computador.

Através disso, eu sou muito focada. E eu sabia que, para entrar nesse universo da moda, eu tinha que entrar através do universo modelo, porque foi a primeira porta que me abriu para essa indústria. E aí fui ser modelo, mas com o foco de entrar dentro da indústria da moda.

Falando um pouco sobre a época da Daslu, qual foi o seu papel na ascensão da marca?

Mônica Mendes: Eram outros tempos. A Daslu, da forma como era no passado, não poderia existir nunca hoje. Algumas coisas sim, outras não. Mas o que eu mais pego foi que... o que eu acreditava muito no passado, eu ainda acredito hoje. Eu tinha uma curiosidade muito grande. Eu tinha uma vontade de fazer com que uma marca, e a marca não era minha — eu era uma funcionária —, mas eu tinha uma curiosidade muito grande de fazer com que as pessoas conhecessem aquele universo.

Não era normal você trabalhar em uma loja onde meu escritório era em cima e a loja embaixo. Eu descia literalmente uma escada e dava de cara com tudo aquilo que eu criava. Eu criava uma estratégia para as clientes. Chegava e já começava a perceber qual era essa estratégia, para que caminho eu estava indo, como ela estava indo, etc.

Nós fomos a primeira marca que criou uma revista customizada, sem ser as companhias aéreas. O único veículo de revista customizado que existia na época eram as companhias aéreas. Não tinha ninguém de uma revista. Nós criamos uma rádio, a rádio da Daslu. Nós criamos a TV da Daslu. Isso foi praticamente 500 anos atrás.

E fique de olho, pois toda quinta-feira, teremos novos episódios, com novos convidados e apresentadores. Assista no Youtube ou em sua plataforma de áudio favorita.

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