Em 2010, o mundo da moda se dividia: enquanto algumas pessoas torciam o nariz para os tênis de salto, outras entravam em listas de espera para adquirir o modelo original de Isabel Marant ou procuravam por versões mais acessíveis. Não há como negar que o item polarizou opiniões e conquistou quem desejava ganhar alguns centímetros sem sofrer com as dores e bolhas dos sapatos tradicionais. Ao mesmo tempo, até hoje há quem faça questão de rejeitar o calçado.
O sucesso dos tênis de salto foi estrondoso, impulsionado por celebridades como Beyoncé, que os usou no icônico clipe de "Love on Top". Porém, mesmo com todo o hype, o calçado desapareceu tão rápido quanto surgiu, até agora... Sim, o tênis de salto, também chamado de wedge shoes, está de volta.
Na verdade, o retorno já vinha sendo ensaiado há algum tempo. Em 2021, Marant lançou o 'Balskee', uma versão ainda mais ousada do modelo original. Em março de 2024, foi a vez de Ottolinger apresentar sua versão na Paris Fashion Week, e em agosto deste ano, Isabel Marant se uniu à Converse para criar um novo tênis de salto, que mistura o DNA das duas marcas.
Não demorou para as fashionistas resgatarem o calçado e abraçarem novamente a tendência. E sim, podemos afirmar com segurança: o tênis de salto está oficialmente de volta.
Se refletirmos, esse revival faz todo o sentido. O fenômeno dos "ugly shoes" – calçados de estética duvidosa, que fogem dos padrões convencionais – continua em alta, e o tênis de salto é um dos maiores expoentes dessa categoria.
Leia mais: Tudo sobre o fenômeno dos ugly shoes
Por aqui, continuamos vendo a polarização do calçado. Basta que o assunto surja para que as opiniões diversas apareçam, mas e você, está pronta para esse retorno?