Já ouviu falar em Night Luxe? Jogue o termo no TikTok e você encontrará milhões de resultados em homenagem à estética dominada por glamour com muitos brilhos, saltos altíssimos, tudo em um cenário urbano noturno e clima opulente. Também chamada de Euphoria, referenciando igualmente a série da HBO e o feeling de entusiasmo pós-pandêmico, ela é ilustrada por um hedonismo luxuoso que vai ao caminho oposto de um outro termo popularizado no ano passado, o de "That girl" — aquela garota que acorda cedíssimo, faz yoga todos os dias, só se alimenta de produtos saudáveis e é fã número 1 de meditação. Nada de errado com o lifestyle saudável, a crítica é mirada naquela positividade tóxica que muitas vezes acompanha o movimento.
A ascensão do night luxe é reação a essa pressão e vem agradando em cheio uma geração que anseia por uma mudança de vibe e com o lema de que "a vida é uma festa", nem que seja apenas nos looks.
Um mix da moda dos anos 20 que referencia "O grande Gatsby" e melindrosas, com toques de indie sleaze — já falamos sobre essa tendência aqui —, porém mais polido e refinado. Paetês, cristais e todo tipo de brilho é o jeito mais fácil de entrar no mood night luxe, seja através do look completo...
LEIA MAIS: O que é a estética Indie Sleaze que resgata o punk, o grunge e a ironia?
Ou nos detalhes de acessórios decorados como bolsas cobertas por pedrarias e calçados enfeitados.
Claro que os favoritos da época Y2K como peças feitas de malha de metal são à prova de erros para se jogar no night luxe, lingerie aparente também é um toque de styling bem-vindo.
Tecidos nobres e com textura luxuosa são maneiras óbvias, porém certeira de aderir. O cetim e o couro são prioridade, assim como a renda, introduzindo o mood boudoir.
As plumas também tem vez e detalhes poderosos como meia calça de fio fino garantem um resultado cool.
Hi-lo, mais high do que low, também tem vez e aparece no contraste de peças de alfaiataria oversized, como os imbatíveis blazers, combinados com complementos mais femininos de renda ou saltos delicados.
Identidade e performance tendem a caminhar lado a lado com as mídias sociais cada vez mais proeminentes, e o fenômeno só tende a crescer com a inevitabilidade do metaverso que deixará a vida mais on-line do que nunca.
Se por um lado, imagens meticulosamente calculadas de discursos perfeitos, cartelas de cores imaculadas e minimalismo seguirão existindo, também vai abrir espaço para outras visões e propostas de quem não se reconhece nesse clima. A ascensão do night luxe, representando um anseio mais auto-indulgente, é um convite para se levar menos a sério e abrir espaço para deliciosos excessos e diversão sem censura.
LEIA MAIS:
A nova versão do estilo das francesas
Maximalismo meta: a tendência maximalista que a Gen Z adotou
A tendência Space Age e o sentimento de escapismo da realidade