Desde a aristocracia europeia, os sapatos simbolizam status social e estilo. Hoje, essa lógica continua a mesma e, por isso, somos tão obcecadas em saber o que está na moda — não apenas para atualizar o guarda-roupa, mas também para entender para onde o termômetro aponta e, claro, pertencer de alguma forma.
Nesse contexto, alguns modelos passaram a definir o que é ser cool atualmente, como os que trazem o design que divide os dedos dos pés — inspirados nas tradicionais tabi japonesas, calçados criados no século XV e popularizados na moda por nomes como a Maison Margiela em 1988. Já vimos botas, sapatilhas, mocassins e loafers adotarem essa silhueta e, agora, quem está bombando (de volta) entre as estilosas é o Nike Air Rift, com seu visual esportivo, ousado e nada óbvio. Para saber mais sobre esse tênis da moda, continue a leitura:

a história do nike air rift
Lançado em 1996, o Nike Air Rift chamou atenção desde o início pelo design ousado e nada convencional. Inspirado nos corredores do Quênia, conhecidos por correr descalços para alcançar mais velocidade e resistência, o modelo foi desenvolvido para reproduzir essa mesma sensação de liberdade e naturalidade ao correr. O nome, inclusive, faz referência ao Vale do Grande Rift, região queniana famosa por revelar grandes corredores de longa distância. Inspirado nessa ideia de liberdade, o tênis traz elementos que reforçam esse conceito, como a palmilha flexível, as tiras de velcro que garantem ajuste prático e, claro, o detalhe que o tornou tão icônico: o “split toe”, design que separa o dedão dos outros dedos e lembra o calçado tradicional japonês chamado tabi.
Ao longo dos anos, o modelo ganhou versões diferentes e conquistou fãs no street style. Em 2025, teve mais um relançamento, surgindo como um híbrido entre tênis e sapatilha (também conhecido como sneakerina), com texturas renovadas e acabamentos como fivelas e fitas de bailarina — elementos que já estão no radar das fashionistas.
quem já usou
Em 2002, Sarah Jessica Parker foi vista usando o sapato polêmico na versão rosa, e não era qualquer rosa, mas uma tonalidade vibrante, em uma produção totalmente casual que exalava conforto e, claro, estilo. No ano seguinte, Jennifer Aniston também consagrou o modelo como seu queridinho, apostando em uma versão mais discreta, preta com detalhes em laranja. Essas aparições ajudaram a popularizar o Nike Air Rift e mostram, até hoje, que o segredo para usar esse tênis nada óbvio está no styling.
Leia também: O que é a teoria do sapato errado e por que ela realmente funciona
como usar e onde encontrar o tênis do momento
Não é à toa, ele voltou a ganhar espaço no street style e, aproveitando que está em alta novamente, separamos alguns looks com o Nike Air Rift para você se inspirar — e, claro, descobrir onde encontrar o modelo.
