Se você está em isolamento social desde o começo da quarentena, com certeza já cogitou a ideia de fugir para algum lugar diferente, apenas para mudar de ambiente ou trabalhar olhando para uma nova paisagem, certo? Se o seu caso for positivo, você provavelmente é o que chamamos de "nômade digital", que se refere a uma pessoa que cumpre o seu expediente de forma remota e sem depender de um lugar fixo sempre, ou seja, graças a internet, você pode até estar com o computador na mão e os pés na areia da praia - ou em qualquer outro lugar que não seja em casa.
Durante muitos meses, ficamos presas dentro de casa e sem saber como seria o dia de amanhã. O medo de sair para outros lugares, mesmo sem qualquer tipo de contato com outras pessoas, até chegou a tomar conta. Logo, percebemos que era possível continuar seguindo as regras de distanciamento social, mesmo passando alguns dias fora do nosso lar e rotina. Hoje, alugar casas por meio de sites e aplicativos para "espantar" o tédio e a mesmice, parece ser uma nova tendência entre diversas profissionais, que buscam inspiração e novos ares na casa de outras pessoas. Inclusive, algumas das nossas look stealers já estão mais do que adeptas ao estilo de vida deu um verdadeiro nômade digital e estão trocando as suas mesas de home office na capital, por paisagens relaxantes em cidades tranquilas.
Dessa vez, vamos falar sobre quem recebe um nômade digital por alguns dias, quem usa essas diversas plataformas para gerar um sustento extra para a família e/ou têm a sua casa como fonte de renda principal. Para isso, convidamos a nossa coordenadora de atendimento e projetos, Jéssica Menasce, para nos contar quais as medidas que estão sendo tomadas por quem opta em alugar o seu espaço no interior.
"Já alugávamos a casa em fins de semana que ninguém ia como forma de renda extra, mas durante a pandemia virou a fonte principal de renda da família, foi uma alternativa que acabou sendo muito feliz porque é muito bom ver como alguns dias perto da natureza fazem bem para os hóspedes, é uma troca muito legal."
"Sim, tudo bem alugar, mas é muito importante se certificar que a casa está seguindo todas as indicações e regras de segurança necessários no momento como por exemplo, não receber os hóspedes pessoalmente, dar um intervalo de 3 dias para limpeza antes e depois de qualquer locação e sempre ter a casa esterilizada. O mesmo vale para quem vai se hospedar, é uma alternativa de refugio, pra seguir o isolamento e não para juntar muita gente ou fazer festa."
"Para descansar e mudar de ambiente, muitas pessoas que procuram casas para alugar nesse momento estão em apartamento por mais de quatro meses, então buscam alguns dias em outro lugar como uma forma de inovar, relaxar e renovar os ares, principalmente casas de interior ou litoral."
"Nós alugamos a casa por diversas plataformas como Airbnb, TripAdvisor e VRBO (ex, caso alugue por temporada)."
"A varanda e a piscina, adoro deitar no sol e ficar vendo a natureza, por mim passaria o dia inteiro ao ar livre! No inverno também gosto bastante de ficar na sala pertinho da lareira e comer coisas gostosas."
"Já pensei e pesquisei sim outros lugares para passar alguns dias, ainda não fui porque estou morrendo de vontade de ir pra praia, mas tá friozinho!"