A NYFW Fall 2016 iniciou ontem em Nova York, e a partir de hoje vamos mostrar as mehores tendências apresentadas por lá, separadas pelos nossos desfiles favoritos!
A Nicholas K partiu para um mood pós-apocalíptico em sua coleção Fall 2016, com looks que bem poderiam fazer parte do figurino dos personagens de Mad Max ou Star Wars. Os irmãos Christopher e Nicholas Kunz mantiveram os ares de nomadismo urbano e despreocupado na coleção, marca registrada da dupla, mas dessa vez usaram materiais mais high-end. Vimos tecidos como veludo molhado em alguns vestidos, bastante couro nos sapatos e nos maxi-cintos (trend alert!) e alpaca nos casacos. Os looks eram bem desconstruídos, algo raro em coleções da NYFW, e quase todos monocromáticos em cinza, preto e tons fortes de roxo e vermelho, o que trazia unidade em meio a tantas camadas e sobreposições. Alguns elementos utilitaristas também apareceram, como as pequenas bolsas de inspiração militar amarradas nos casacos, mas nós preferimos as túnicas e capas lisas, sem tantos detalhes.
Algumas peças para entrar no mood nômade urbano dessa coleção:
Os designers da BCBG, Lubov e Max Azria, criaram uma atmosfera California-gypsy em torno da coleção apresentada hoje. Vimos bastante knitwear colorido, bem folk, usado com saia-midi bicolor e sobreposto com overcoats e bomber jackets. Nas sobreposições, regra do inverno em NY, também vimos saia com calça, e casacões até o tornozelo usados com vestido. A silhueta era solta, com longos bem fluidos e leves que podem muito bem serem usados no verão, mas nessa coleção apareceram em cima de blusas de tricô. As leggings rasgadas, usadas em quase todos os looks, ajudavam bastante a criar o mood gypsy, mas na nossa opinião eram mais um truque de styling do que algo que irá virar tendência.
Veja algumas peças inspiradas no mood gypsy da BCBG:
A marca criada por Shane Gabier e Cristopher Peters, ambos ex-Comme des Garçons, vem chamado cada vez mais atenção na NYFW por manter um conceito impecável e, ao mesmo tempo, apresentar roupas comercializáveis. Nessa temporada eles exploraram o trabalho de designers gráficos como Ikko Tanaka, usando objetos criados por eles como inspiração. A ideia era manter formatos bem gráficos, mas com uma certa fluidez, arredondando um pouco o shape das peças. Nós adoramos a maneira como eles trabalharam a silhueta, bem fechada na cintura mas com formatos volumosos nas saias, casacos e camisas. As camisas, aliás, foram bem elogiadas: elas ganharam botões nas mangas, que ficaram abertos até a metade, mostrando as mangas da turtle neck que as modelos usavam por baixo, criando um efeito incrível. Os overcoats também chamaram atenção pelo corte e caimento impecáveis. Tudo aplaudido ao final por fashion darlings como Leandra Medine e Tavi Gevinson.
Onde encontrar o look avant-garde da Creatures of the Wind: