“O dilema das redes”: 1 filme, 5 pessoas, 5 reviews

por The Look Stealers

Quando começamos a conversar e a questionar qual série ou filme deveríamos assistir para o próximo post de review, a resposta foi unânime: "O dilema das redes". O novo documentário original Netflix está dando o que falar e fazendo com que milhares de pessoas deletem todas suas redes socias e fiquem longe de seus dispositivos móveis. Mas por quê? 

"O dilema das redes" escancara a manipulação e o controle que a tecnologia tem sobre nós e como diversos dos problemas e comportamentos perigosos que temos hoje em dia são originários das mídias sociais. A ideia principal do documentário é ressaltar que precisamos tratar as redes com responsabilidade, porque no fim do dia, nossa atenção está sendo vendida e nossa saúde mental, comprometida. 

Após muito burburinho, nós finalmente assistimos o documentário e hoje viemos te dar um review sincero do que achamos. Então vem ler nossas críticas, corre pro Netflix pra assistir e depois volta aqui e me conta o que você achou: 

It girls - O dilema social - Documentário - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: O dilema das redes (Reprodução/Netflix)


-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br

"O mais interessante do documentário para mim foi o questionamento sobre a responsabilidade por trás da redes, dos aplicativos e até mesmo dos seus criadores. Como trabalho diretamente no meio, achei muito importante a proposta de reflexão já que na rotina é fácil olharmos para nossas atividades pontuais, sem pararmos pra pensar na visão macro e nos diversos impactos que existem pelo consumo constante dessas plataformas em âmbito cultural - negativamente E positivamente. Nem mesmo quem sabe do "backstage" está livre da posição tentadora de "usuário". Minha única crítica é quanto as cenas mais lúdicas que, como um filme, transmitem a mensagem desejada, mas ao mesmo tempo abrem muitas brechas para criar concepções errôneas e/ou exarcebadas se o espectador estiver em um primeiro contato com o assunto ou sem outras referências."

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br

"Confesso que eu fiquei um pouco desesperada depois de assistir o documentário. Queria deletar meu Instagram e vender minha arte na praia. E apesar de ter achado a dramatização um pouco pesada (acho que muita gente pode ser influenciada a achar que aquilo é uma verdade absoluta e pode causar muita histeria), ele mostra bem os ônus e bônus da tecnologia. Percebi que já fui muito manipulada, sem perceber, a consumir vários produtos e conteúdos que nem me identifico tanto assim, e abri meus olhos para me forçar a estar sempre rodeada de várias opiniões, até das que eu não concordo, pra não me alienar a um assunto e aquilo virar uma obsessão. Acho que a principal mensagem é que o que está na Internet nem sempre é verdade e que, apesar da tecnologia ser um avanço incrível, é preciso ficar offline e ter uma visão da vida real para entender o que é verdade e encontrar um equilíbrio saudável."

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br
"Completamente aterrorizada. Foi assim que fiquei depois de assistir as quase duas horas de "O dilema das redes". O documentário é um soco no estômago e mostra como somos diariamente manipulados e enganados pelos nossos próprios dispositivos. Apesar de achar um pouco sensacionalista em alguns momentos, o longa fez o seu papel e me deixou com a maior pulga atrás orelha. É assustador ver que a maioria dos problemas de comportamento que temos hoje são causados pelas redes sociais e que na verdade nós somos os produtos, nós estamos sendo vendidos pelas grandes empresas de tecnologia. A partir de hoje, comecei a lidar com mais responsabilidade a forma como consumo conteúdo na internet e estou exergando meu celular como um vício, que deve ser controlado."
-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br

"Eu amei o documentário, apesar de não achar que os algorítmos são super vilões (explicando: nós somos expostos a MUITO conteúdo todos os dias, e os algorítimos possuem a função de não nos deixar com a mente explodindo, condição chamada de infoxication, ou seja, a intoxicação mental por termos consumido muito conteúdo durante o dia.). Ele explica bem como funciona toda a parte por trás das telas -de uma maneira mais exagerada- pra que a gente receba um anuncio. É bom ficar ciente disso pra não cair em todos as propagandas e sair clicando em tudo. Apesar de ter achado a encenação um pouco exagerada, eu me vi em vários momentos de vício de celular e abri os olhos para tentar mudar esse hábito."

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br

"Amo tecnologia e principalmente entender como as pessoas se relacionam com ela. O documentário nos mostra o poder das redes sociais, como elas funcionam e porque,  é assustador ver a quantidade de informação que nossos apps favoritos tem sobre nós, e como a sociedade tem sido moldada de acordo com os objetivos de empresas que pagam para aparecer nas plataformas. É super necessário para TODO mundo, para entender um pouco mais sobre as ferramentas que usamos todos os dias, como elas funcionam e seus impactos individuais e na sociedade. E o pior de tudo é que a primeira coisa que fazemos depois de terminar o documentário, é abrir o Instagram."

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar