O dossiê completo dos modelos de calças jeans

por Izabela Suzuki

Eu aposto que você já se perguntou qual a diferença entre uma calça wide leg - a calça queridinha do momento, e uma pantalona. Ou também se existem diferenças entre uma calça boyfriend e uma mom jeans. Sim, sabemos que são muitos os modelos de calças jeans. Mas não se preocupe, estamos aqui para sanar todas as suas dúvidas de uma vez por todas.

Hoje, separamos o dossiê completo de modelos de calças jeans para você nunca mais se perder nas araras das lojas, ou quando olhar aquela foto de inspiração de look, se perguntar "mas que raios de modelo de calça é esse?!". Vem com a gente, separa o bloquinho e a caneta que você não vai se arrepender:

_boyfriend

Ines Silva/@irisloveunicorns - Calça Jeans - modelos de calças jeans - Verão - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Ines Silva/@irisloveunicorns (Reprodução/Instagram)

O modelo boyfriend é um queridinho de quem gosta de calças mais folgadas. Ela leva esse nome justamente por lembrar modelos masculinos, geralmente são de cintura mais baixa e menos marcadas, e possuem as barras mais compridas.

_pantacourt

Jessica Torres - Calça Jeans - modelos de calças jeans - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Jessica Torres (Reprodução/Instagram)

Um dos modelos de calças jeans que costuma dividir opiniões é a pantacourt. Talvez não seja tão democrática quanto uma boa skinny, mas é tão versátil quanto! É uma calça mais reta e mais solta também, e por ter a boca mais larga e mais curta, na altura do tornozelo mais ou menos, você pode usar com botas de cano alto e sandálias de amarração para compor looks com essa calça.

_mom jeans

Renia Jaz - Calça Jeans - modelos de calças jeans - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Renia Jaz (Reprodução/Instagram)

Já a mom jeans - que leva esse nome por ter feito muito sucesso entre as mães nos anos 90 -, costuma ser confundida com a boyfriend ou as baggys. O que as diferencia é que a mom jeans, ao contrário da boyfriend, tem a cintura bem alta e bem marcada e apenas é mais larga no quadril e na coxa, voltando a ficar mais estreita nos tornozelos. 

_skinny

Jess Elle - Calça Jeans - modelos de calças jeans - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Jess Elle (Reprodução/Instagram)

Pasmem, a skinny continua sendo o modelo mais vendido do mundo! Apesar da sua reputação cringe, é uma calça democrática, fácil de usar, prática e, dependendo da quantidade de stretch, pode ser muito confortável. Aqui não tem segredo, sabe aquele modelo que é justo da cintura até o tornozelo? É uma skinny.

_flare

Solène Oj - Calça Jeans - modelos de calças jeans - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Solène Oj (Reprodução/Instagram)

Quase uma skinny, mas só que não! O modelo flare - também conhecida por "boca de sino" -, ficou muito popular durante os anos 70 graças a artistas como Jimi Hendrix. O modelo tem uma cintura mais alta e mais marcada e é justa até os joelhos, depois abre bastante formando o shape de um sino. 

_reta

Yasmeena Sabry - Calça Jeans - modelos de calças jeans - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Yasmeena Sabry (Reprodução/Instagram)

O modelo reto tem uma pegada meio "loose fit", ou seja, é mais soltinha e ao contrário da flare, por exemplo, ela não possui um corte específico. É apenas um modelo que começa reto no cós e termina reto nas barras, com certeza um dos mais confortáveis. 

_pantalona

Faye Mills - Calça Jeans - modelos de calças jeans - Verão - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Faye Mills (Reprodução/Instagram)

Ah, a pantalona! Um dos modelos de calças jeans que vem gerando confusão com a sua irmã mais nova, a wide leg. Sim, a diferença é mínima, mas acredite, ela existe! As pantalonas são um pouco mais fluídas e amplas que as wide, são bem soltas da cintura até sua boca e podem ser de cintura mais alta ou não.

_wide leg

Amaka Hameliknck - Calça Jeans - modelos de calças jeans - Verão - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Amaka Hameliknck (Reprodução/Instagram)

Já uma wide leg é um "hibrido" entre a boyfriend e a pantalona, e ficou muito popular durante os anos 2000. Enquanto a pantalona é mais ampla e fluída, como mencionamos acima, as wide são um pouco mais estreitas e não possuem uma boca tão larga. 

_jogger

Erika Aguilera - Calça Jeans - modelos de calças jeans - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Erika Aguilera (Reprodução/Instagram)

Também conhecida como "jogging" a calça é geralmente de moletom, porém, pode ser facilmente encontrada no jeans. Foi muito popular no final dos anos 70 e início dos anos 80, e é um modelo bem folgado, com bastante elástico na cintura e nos tornozelos, o que dá a ela aquele shape tão conhecido e que deixa o tornozelo à mostra. 

_baggy

Vic Styles - Calça Jeans - modelos de calças jeans - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Vic Styles (Reprodução/Instagram)

Assim como sua irmã mom jeans, a calça baggy também é soltinha e folgada. A única diferença é que você pode encontrar calças baggys utilitárias, ou seja, com vários bolsos, e seu tornozelo é um pouco mais solto e mais curto. 

_destroyed

Olivia Yang - Street Style - modelos de calças jeans - Inverno  - Steal the Look  - https://stealthelook.com.br
Foto: Olivia Yang (Reprodução/Instagram)

Todos os modelos de calças jeans podem ser considerados destroyed, desde que possuam rasgos nas pernas. Essas calças são despojadas e por muito tempo passaram um ar de "desleixo", porém, depois de um tempo, passaram a ser vistas como modernas e davam um toque a mais de rebeldia aos looks. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar