Você provavelmente já deve ter ouvido falar da Kombucha ou até ter esbarrado em uma na geladeira do supermercado. Mas será que você sabe o que ela é e quais os benefícios da Kombucha? A bebida fermentada super gasosa, vem aos poucos dominando o mundo fitness e o universo do wellness, por suas quase infinitas vantagens.
Pouco se sabe sobre a origem da Kombucha, diz a lenda que a bebida é datada da dinastia do imperador Qin Shi Huang (221-206 AC). A história conta que o imperador Qin, procurava todos os meios possíveis para prolongar sua vida e tomava Kombucha como seu “chá para imortalidade’’. Esse chá era feito especialmente para ele por alquimistas. É muito provável que a Kombucha tenha surgido na China, já que o chá é originário do país, assim como muitas fermentações que consumimos. Em documentos antigos, podemos achar diversas menções ao “elixir da vida longa” como um chá fermentado a partir de um cogumelo, muitos acreditam que esse cogumelo é o scoby (cultura de bactérias usadas para produzir a Kombucha).
Se você já conhece a bebida, já consome ou está lendo esse nome pela primeira vez, continue aqui e descubra os benefícios da Kombucha, o que ela é, onde encontrá-la e como consumi-la:
_o que é?
A Kombucha é uma bebida gasosa fermentada feita a partir de chás, normalmente o chá preto ou o chá verde, fermentado por leveduras e bactérias que levam o nome de scoby. O scoby é uma placa gelatinosa de uma cultura de bactérias e é formado após um processo único de fermentação de bactérias de ácido láctico, bactérias de ácido acético e fermento, além de possuir várias vitaminas, como a B1, B2, B6, B12 e C, aminoácidos, lipídios, proteínas e minerais, sendo por isso, uma bebida que fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal. Sua forma de preparo é parecida com a do iogurte caseiro e do Kefir, mas usa-se o chá preto ao invés do leite como ingrediente fundamental. Após o chá estar fermentado, o líquido é saborizado, com sucos ou até outros chás. Deixando-a mais apetitosa e saborosa, porque cá entre nós, o gosto da Kombucha pura não é dos melhores.
_quais os benefícios?
Os benefícios da Kombucha são diversos e não é à toa que a bebida se tornou tão popular no universo do wellness e do bem-estar. As principais funções da bebida gasosa são melhorar a função intestinal e aumentar a imunidade. Além disso, ela regula o apetite, combate a gastrite regulando o pH do estômago, atua como desintoxicante do organismo, melhora o funcionamento do intestino e acelera o metabolismo, melhora o funcionamento do fígado e, por ser rico em antioxidantes, dá um boost na imunidade (perfeito para o momento, né?). Os benefícios da Kombucha são tantos, que apesar do gosto duvidoso, cada vez mais a bebida conquista adeptos ao redor do mundo.
_aonde encontrar?
A Kombucha pode ser feita em casa e não é uma receita assim tão complicada, mas pra isso, você precisa ter em mãos um scoby orgânico e de fonte confiável, a fim de reduzir o risco de exposição a bactérias ruins e garantir a qualidade final do produto. Por isso, o mais recomendado para quem quer introduzir a bebida em sua rotina e apreciar os benefícios da Kombucha, é comprá-la pronta. Hoje, já existe uma grande variedade no mercado, de diversos sabores e marcas. Em redes de supermercados maiores é super fácil de encontrar, ou em lojas especializadas de produtos orgânicos e saudáveis.
_como consumir?
A bebida pode ser consumida a qualquer hora do dia, mas especialistas e estudiosos do tema, dizem que para absorvermos todos os benefícios da Kombucha, o ideal é consumi-la pela manhã, em jejum ou assim que acordar. Mas, claro que nada impede de você ingerir no período da tarde ou durante a noite.