Não é de hoje que vemos e sentimos uma vontade extrema de se reconectar com o manual. Seja usando peças de crochê ou tricô em nossos looks, ou nos aventurando em novos hobbies e práticas artesanais. Criar algo usando as mãos é uma forma incrível de relaxar a mente e se desligar um pouco da correria do dia a dia, e nós estamos sempre em buscas de incluir em nossa rotina, práticas saudáveis e divertidas. E é sobre uma dessas práticas que iremos falar hoje, a cerâmica, ou melhor, iremos te mostras como fazer cerâmica em casa.
Com técnica manual e única, as peças de cerâmica são super especiais e singulares, e podem servir tanto para a cozinha, como itens de decoração. Além do quesito da singularidade - que nenhuma peça se assemelha à outra - a cerâmica abrange todos os estilos e funcionalidade e é um hobbie super para você por em prática.
Se você é apaixonada pela técnica e sempre quis testar, ou até está aqui de primeira viagem, continue rolando e tela e confira nosso dossiê de como fazer cerâmica em casa, de forma descomplicada e fácil!
_argila
Muitas marcas especializadas em produtos de cerâmica tem a porcelana como matéria-prima principal da produção, mas para quem quer iniciar e saber como fazer cerâmica em casa, o ideal é começar com a argila, já que o manuseio é super simples e o material hiper fácil de ser encontrado. Existem argilas de baixas temperaturas - cozidas entre 950ºC a 1100ºC, as argilas de alta temperatura - cozida de 1200ºC a 1280ºC e as pastas de argila que não necessitam de cozimento e são as mais recomendadas para iniciantes. Para quem está começando o ideal é apostar em uma matéria-prima que não precise ir ao forno! Existem diversas opções no mercado de pastas de argila e massas que só precisam secar completamente para estarem prontas para uso.
Para quem escolher usar uma argila que precise passar pela queima, após a finalização da modelagem das peças, as cerâmicas precisam ser esmaltadas e levadas ao forno, dessa forma, o esmalte irá derreter e criar uma camada de vidro em volta do item.
_ferramentas
Ok, agora que você já escolheu qual matéria-prima usar na produção da sua cerâmica, vamos as ferramentas! Embora existam muitos materiais projetados especificamente para a produção da cerâmica, muitos deles são substituíveis por coisas que temos em casa. Mas, caso você esteja empenhada em criar sua própria mini fábrica de cerâmica em casa, vamos te contar quais ferramentas são indispensáveis:
_estecas: são ferramentas para modelar, você pode encontrá-las em metal, madeira e plástico.
_punção: metal com uma ponta fina que você usará para perfurar sua massa - pode super ser substituída por uma agulha comum.
_pincéis: para trabalhar com a argila, esmaltar ou pintar a peça ao fim.
_cortador de arame: um fio de arame usado para cortar os pedaços de argila ou massa.
_esteca para corte: servem para cortar com precisão a argila. Podem ser substituídas por facas ou estiletes.
_rim metálico: usado para suavizar a argila e remover imperfeições.
_tigelas: para misturar argila e água.
_rolo: para esticar e aplainar a argila - pode ser um rolo de cozinha normal.
_tecido plastificado: para proteger a superfície onde está sendo feita a cerâmica e proteger a superfície da argila quando for passar o rolo.
_decoração
A parte de decoração é uma das mais divertidas e empolgantes do processo de como fazer cerâmica em casa, mas também há ferramentas e truques para essa parte do processo. Os materiais principais para a decoração, são:
_acrílicos: para colorir as peças.
_esmaltes: para selar e dar brilho às peças. Existem os de altas e baixas temperaturas e é preciso levar a peça ao forno assim que ela for esmaltada.
_verniz: para quem escolher usar uma argila ou massa que não necessidade de queima, mas ainda assim quer dar brilho à peça, o ideal é finalizar envernizando-a.