O dossiê dos modelos de botas tendência que mais amamos

por Izabela Suzuki

Não é todo mundo que possui sapatilhas dentro da sapateira, assim como existem as pessoas que realmente não são fãs de tênis esportivos, no entanto, acreditamos que os mais variados modelos de botas são uma unanimidade em qualquer armário, já que eles contemplam todos os estilos, dos mais sensuais e ousados até os mais clássicos. 

Por isso, não é à toa que as botas — e todas as suas variações — ganharam um mega destaque durante o inverno e tornaram-se peças principais na hora de montar os looks do dia a dia. Como vimos muitos modelos que são tendência no momento, resolvemos que seria uma boa ideia ajudar você, querida leitora, a se aprofundar melhor nelas e quem sabe  descobrir algumas curiosidades também. 

Hoje, nesse dossiê dos modelos de botas, reunimos 11 versões bem atuais e trouxemos até aqui para você escolher a sua favorita e já ir se preparando para as próximas estações — afinal, quem disse que não podemos usá-las na primavera? 

Chloé Bleinc - blazer preto com cinto e bota bico fino de cano longo - modelos de botas - Outono - foto na frente do espelho - https://stealthelook.com.br
Foto: Chloé Bleinc (Reprodução/Instagram)


tradicional cano longo

O modelo mais conhecido de todos e possivelmente o favorito entre qualquer pessoa, as botas de cano longo já se tornaram um clássico da moda e definitivamente fazem parte da lista dos calçados que é sempre uma boa ideia ter por perto. Em 2022, o modelo croco ou com strass acabou dominando as redes sociais por conta do seu fashionismo, no entanto, as pretas também não saíram dos holofotes em nenhum momento — isso desde os anos 60, quando ela viveu seu ápice sendo combinada com as minissaias. 

São versáteis e podem ser usadas em inúmeras ocasiões, rendendo boas produções de inverno, principalmente. Além disso, são consideradas mais sexys e poderosas.

Kristy Wu - vestido midi vinho e bota chelsea preta - modelos de botas - Outono - andando na rua usando óculos de sol - https://stealthelook.com.br
Foto: Kristy Wu (Reprodução/Instagram)

chelsea tratorada

Acredite se quiser, mas quem popularizou esse modelo foi a Rainha Vitória, no Reino Unido, em 1837. Não, ela não possuía esse visual moderno de hoje, já que seu bico era fino e seu cano bem baixo. Depois, lá no fim da década de 50, o bairro Chelsea, em Londres, era o lugar ideal para todos aqueles que se consideravam descolados de "pra frentex", e tudo o que eles usavam virara uma febre, já deu para imaginar que a bota de cano curto apareceu por lá, certo? Pois é, desde então não se usa outro nome que não o do bairro. 

Chegando na era dos Beatles, esse modelo se consagrou como parte da história do rock n' roll, passando por bandas como os Rolling Stones e The Who. Depois de muitos anos de sucesso, em 2019, o diretor criativo da Bottega Veneta, Daniel Lee, aprimorou-a com um novo design, tal qual como conhecemos hoje, com o bico redondo e a sola tratorada — podendo ter versões coloridas também. O formato agradou e hoje ela é um símbolo das it-girls, legal, né?

@missjamiefirth - short jeans, botas western e blazer bege - modelos de botas - Verão - andando na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: @missjamiefirth (Reprodução/Instagram)

western

Existem lendas e histórias sobre as botas western — ou cowboy —, uma delas conta que um sapateiro do Texas, nos Estados Unidos, foi o primeiro a aparecer com esse modelo em meados de 1865, quando alguns vaqueiros perceberam que precisavam de modelos diferentes dos que foram usados durante a guerra civil, já que elas simplesmente não atendiam as suas necessidades no cotidiano. 

Dito e feito, desde então, as botas texanas foram adotadas por inúmeros cowboys  e seu design feito em couro e com o bico bem fino é figurinha carimbada quando falamos em filmes de velho oeste até hoje. Porém, como tudo é adaptável, esse calçado saiu das telonas, passou por um hiato e de tempo e tempo começa a aparecer com força no street style, e ao que tudo indica, 2023 será o ano delas novamente. 

@georgia_3.0 - blazer preto e bota over the knee - modelos de botas - Inverno  - em pé na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: @georgia_3.0 (Reprodução/Instagram)

over the knee

Quando falamos em modelos de botas, é claro que não podemos deixar de mencionar a over the knee que, assim como a sua irmã de cano longo, é considerada bem sensual. Entretanto, essa versão não começou como um item indispensável do armário feminino, mas sim, do masculino, quando os homens utilizavam esse modelo para praticar equitação durante o século XV. 

Foi só em 1962, quando a Balenciaga e Yves Saint Laurent incorporaram essa bota nas suas coleções e as apresentaram para o público feminino, causando uma verdadeira febre — por exemplo, Brigitte Bardot e Jane Birkin foram celebridades que simplesmente não abriram mão do calçado naquela época. Esse modelo é considerado um marco da moda, pois ele rompia com uma estética extremamente feminina e frágil dos anos 50 e apresentava uma mulher forte e decidida. 

Ellie Beatrice Joslin - short jeans, coturno e t-shirt cinza - modelos de botas - Verão - em pé na rua usando óculos de sol - https://stealthelook.com.br
Foto: Ellie Beatrice Joslin (Reprodução/Instagram)

coturno

Atenção, essa bota contém alto teor de rebeldia e história. Conhecidas como combat boots, os coturnos são originários da 2ª Guerra Mundial e tinham como objetivo oferecer atrito ao solo e impedir escorregões, além de prevenir torções no pé e outros problemas. Porém, nos anos 50, Klaus Martens se propôs a fabricar um modelo mais confortável e funcional, dando origem a icônica Dr. Martens — que é sucesso absoluto até hoje quando falamos em coturnos —, e caindo na graça do público europeu e norte-americano. 

Já, nos anos 70, o visual militar e agressivo desse calçado ganhou um novo significado sob o olhar do movimento punk, transformando essa bota em algo 'anti-establishment' e desejado por todos aqueles que acompanhavam estilistas como Vivienne Westwood, por exemplo. Os coturnos fazem parte da história da moda e não é difícil reconhecê-los nas lojas, já que, apesar de variações, o seu design sempre será muito parecido. 

@styleidealist - vestido florido, casaco marrom e bota ankle boot branca - modelos de botas - Outono - andando na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: @styleidealist (Reprodução/Instagram)

ankle boot

Sim, pode chamá-las como botas de cano curto também, já que é exatamente isso que elas são. Muito populares durante o início do milênio, as ankle boots surgiram com mais força nos desfiles lá em 2007 e reinaram no mundo da moda até 2014 mais ou menos, depois disso, elas sumiram um pouco e abriram espaço para as de cano médio ou longo. 

Apesar de não estarem no pódio dos modelos de botas favoritos — do momento —, não é justo deixá-las de fora dessa lista, uma vez que, sem elas, não haveriam as chelseas. Enfim, acreditamos que elas voltarão com força em algum momento, por isso, já aproveita para escolher uma favorita logo abaixo:

Pernille Teisbaek - calça de moletom, bota ugg, sobretudo e cachecol - modelos de botas - Inverno  - sentada em um café - https://stealthelook.com.br
Foto: Pernille Teisbaek (Reprodução/Instagram)

bota ugg

Quem diria que uma espécie de pantufa mais rebuscada poderia fazer tanto sucesso — e também poderia ser o alvo de várias polêmicas fashion. Bom, existe uma história que conta que tanto a Austrália, quanto a Nova Zelândia se intitulam donas da invenção das botas forradas, e uma delas conta que foram os surfistas da Baía de Byron que, de maneira artesanal, começaram a produzir calçados que mantivessem a umidade longe dos pés. Outra lenda conta que os tosquiadores de ovelhas precisavam de um sapato que impedisse que o frio congelasse seus pés. 

Bom, independente de qual seja a história real, ambas parecem bem plausíveis. Já a marca que popularizou a bota para o resto do mundo, a UGG, começou no ano de 1978 e pouco tempo depois virou um símbolo do status Californiano, tanto entre homens, quanto mulheres. 

Sofia Coelho - saia, camiseta, cardiga verde e bota de plataforma marrom - modelos de botas - Outono - sentada em um café - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofia Coelho (Reprodução/Instagram)

bota meia pata

Quem já viu a banda Kiss e seus looks extravagantes, com certeza já se deparou com as botas de plataforma, que após anos deixada de lado e sendo considerada completamente dispensável, retornou para o posto de tendência e calçado desejo entre todas as fashionistas. E após a Versace surgir com modelos super altos, inusitados e dignos de um filme das Bratz, de repente, todas nós estávamos desejando uma para chamar de "minha". 

Além de ser um símbolo da moda, ela também divide o posto com a música, já que inúmeras estrelas do rock adotaram as plataformas ao longo da sua trajetória — Bowie que o diga.  Essa bota carrega muita personalidade e pode até não ser a mais fácil de ser combinada, porém, pode ajudar a tirar todos os visuais do óbvio. 

Baya Gorbunova - saia preta, cropped, casaco vermelho e bota galocha - modelos de botas - Outono - em pé na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Baya Gorbunova (Reprodução/Instagram)

galocha

A galocha ganhou uma super força no inverno 2022, seu visual emborrachado conquistou muitas pessoas e não precisamos mencionar o quão funcional é essa bota, né? Já que nos dias mais chuvosos, esse modelo é um grande aliado e garante conforto, proteção e claro, muito estilo. Apesar de populares, a origem delas é nobre, sendo criadas em 1817 pelo inglês Arthur Wellesley, o primeiro duque de Wellington. 

Inicialmente feitas em couro, foi em 1858 que elas ganharam o característico design emborrachado. E a título de curiosidade, originalmente, as galochas eram fornecidas apenas para soldados ingleses por motivos 100% funcionais, já que elas aguentavam qualquer tipo de clima e superfície. Também conhecidas como Hunter Boots, ninguém imaginaria que anos depois, um calçado impermeável faria tanto sucesso entre as celebridades e as fashion girls

Camille Charriere - short preto, blusa preta e bota de montaria preta - modelos de botas - Primavera - em pé na rua usando óculos de sol - https://stealthelook.com.br
Foto: Camille Charriere (Reprodução/Instagram)

montaria

Essa é uma bota bem tradicional e conhecida dentro do mundo do hipismo, apesar de ser confundida com a over the knee, a maior diferença entre elas é que a de montaria realmente não passa do joelho. Além disso, ela não costuma ter um salto muito alto e geralmente sua sola é reta — ao contrário das western boots, por exemplo, que possui um pequeno salto. 

Esse modelo também já teve momentos de glória e era um grande queridinho das pessoas que gostavam das calças skinny, dando preferência para essa combinação em específico. Hoje em dia, apesar de não ter tanto apelo assim, ainda se trata de uma bota clássica e que pode ser incrementada de outras formas no look, podendo trazer um toque pouco óbvio aos visuais com shorts ou vestidos. 

Amy Julliette Lefévre - calça jeans, bota slouchy, jaqueta puffer e óculos de sol - modelos de botas - Inverno  - andando na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Amy Julliette Lefévre (Reprodução/Instagram)

slouchy

Ao contrário dos outros modelos de botas, as slouchy boots possuem um cano bem maleável e mesmo quando "esticada" ainda fica com esse aspecto engruvinhado e franzido, adicionado charme ao look. Graças a grandes casas como Saint Laurent e Vetements, essa versão com uma silhueta mais contemporânea ganhou a atenção de muitas pessoas. 

Admitimos que talvez ela cause uma certa estranheza à primeira vista, entretanto, esse é uma bota estilosa que agrega muita informação de moda ao look. São relativamente novas no mundo da moda — em comparação a outros modelos, tipo o coturno —, mas já atraíram muitos olhares, especialmente de nomes como Rihanna e Meghan Markle.

Você também vai gostar