O fenômeno Skims: conheça a marca da Kim Kardashian que vale US$ 4 bilhões

por Sofia Stipkovic

Ame ou odeie, mas Kim Kardashian é um case de sucesso e (quase) tudo que toca vira ouro. É o caso da Skims, sua marca de shapewear criada em 2019 e que, em quatro anos, já chega ao valor de quatro bilhões de dólares. Mas afinal, o que torna Skims tão grande assim?

É difícil dizer, mas existem alguns motivos pelos quais a marca ganhou notoriedade e Kim ser a fundadora é o primeiro. Desde 2007, ela está na TV com o reality show da sua família - só a décima sexta temporada atingiu aproximadamente 1,9 bilhão de audiência - e seu perfil no Instagram conta com 362 milhões de seguidores. O alcance é surreal!

Kim Kardashian - Skims - Skims - Verão - Los Angeles - https://stealthelook.com.br
Foto: Kim Kardashian (Reprodução/Steve Klein)


No entanto, esse não é o único trunfo da Skims. Embora shapewear não seja algo novo, os modeladores e roupas são inovadores na inclusão de tamanhos e cores, além de serem fashion para este tipo de peça. Também impressionam pela funcionalidade e qualidade, segundo o público.

Skims - Skims - Skims - Inverno - Los Angeles - https://stealthelook.com.br
Foto: Coco Jones, Nelly Furtado, Kim Catrall, Lana Condor e Hari Nef (Reprodução/Instagram)

Marketing é o forte das Kardashians e claro que da Skims também. A marca sempre calcula muito bem as suas campanhas e lançamentos, convocando às vezes celebridades em alta e até supermodelos para se aproximar do universo da moda.

Atenta aos movimentos do mercado, a Skims também assina colaborações chave para potencializar o seu alcance e branding. Por exemplo, a collab com a Fendi em 2021 que esgotou no site em um minuto (literalmente!) e especula-se ter gerado à marca 1 milhão de dólares, de acordo com o TMZ.

Mais recentemente, Kim Kardashian anunciou que a sua marca será a parceira oficial de underwear para duas das ligas de basquete mais conhecidas do mundo, a NBA e a WNBA (liga feminina). Além de uma collab brilhante com a SWAROVSKI, que será vendida no Brasil com exclusividade na NK Store do shopping Iguatemi São Paulo, e o lançamento de uma linha masculina, que contou com atletas de diferentes modalidades em sua primeira campanha, entre eles o jogador de futebol brasileiro Neymar. 

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Foto: Skims X SWAROVSKI (Reprodução/Instagram)

Outro bom exemplo é o lançamento e a campanha combinados do Nipple Bra. Basicamente, um sutiã que imita o popularmente conhecido como farol, isto é, simula mamilos marcados. 

Falando em números, as vendas vão muito bem, obrigada. A marca, que lança novidades limitadas e faz re-estoque de produtos sold out semanalmente, deve chegar a 750 milhões de dólares, segundo Business of Fashion, ainda este ano. Depois de pop-up stores, Skims deve abrir as primeiras lojas físicas em Nova York e Los Angeles, ainda no primeiro semestre de 2024.

Sucesso de vendas, a marca viralizou com o relato de uma mulher no Tiktok que jura que o shapewear da Skims a salvou em um tiroteio. O item era tão justo ao corpo que estancou o sangramento, segundo ela. Além disso, vídeos de pessoas provando peças bombam!

Kimono - Skims - Skims - Verão - Los Angeles - https://stealthelook.com.br
Foto: Kimono (Reprodução/Instagram)

Mas nem tudo são flores na história da Skims e é preciso lembrar que a marca nasceu com uma polêmica. Inicialmente, Kim a lançou como Kimono e recebeu, com razão, críticas por apropriação cultural ao usar o nome de uma vestimenta japonesa tradicional. Ela reconheceu o erro e relançou como Skims.

E aí, você já teve a oportunidade de provar uma peça da Skims? Gostaria de testar um dia? 

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