Antes de começarmos nosso checklist, preciso fazer um desabafo – e quem sabe você também se identifique. Sempre fui viciada em tendências, e ainda sou, só que agora com o pé no acelerador. Confesso que muitas das peças que brilhavam os meus olhos eram tudo, menos funcionais para o dia a dia. Já passei por várias fases: fui de emo, de all black para dopamine dressing. Usei muita calça skinny, depois mudei para as baggy, sempre combinadas com tops e olhos super carregados – sim, eu era fã da Avril Lavigne. Também tive a skin praiana, com cabelos longos e dourados, e o bronzeado sempre em dia.
Mas, se tem uma coisa que aprendi, é que ter somente peças tendência no guarda-roupa faz com que elas tenham prazo de validade muito curto, além de não serem práticas e funcionais. Eu investia primeiro em jaquetas super coloridas, camisas, pullovers e calças estampadas, e adivinha? Quase nunca conseguia usar. O motivo? Eu não tinha um guarda-roupa básico.
Foi só quando comecei a realmente descobrir meu estilo e entendi que precisava de uma boa calça jeans, t-shirts básicas de qualidade e sapatos confortáveis e práticos, que tudo começou a fazer sentido. Sabendo que essa dor, pode ser a usa também confira aqui peças essenciais para um armário cápsula que vai maximalizar suas produções.
t-shirts e regatas básicas
Tem quem seja do time das t-shirts, quem prefira as regatas, e também quem goste igualmente de ambas, entendendo sua importância. Essas peças são verdadeiros curingas em qualquer guarda-roupa cápsula, funcionando como uma segunda pele sob uma camisa ou como protagonistas do seu look. Versáteis e super práticas, elas são a base perfeita para infinitas combinações. Ficou com calor? É só tirar.
Dica: Dê preferência às fibras naturais, como o algodão – elas duram mais, são resistentes e respiráveis. Deixe de lado os materiais sintéticos, como poliéster e acrílico, para evitar aquelas temidas bolinhas, que muitas vezes nos fazem descartá-las.
camisa branca é sempre uma boa escolha
Seja para o trabalho ou qualquer ocasião, a camisa branca é a peça mais clássica e democrática de todas, independentemente do gênero e do tamanho que você veste. Com ela, você pode criar uma infinidade de produções e garantir altos truques de styling.
Assim como nas t-shirts e regatas, o conselho aqui é o mesmo: fique atenta às composições. Prefira tecidos naturais, como o algodão, para garantir conforto e durabilidade, evitando materiais sintéticos que podem comprometer o caimento e a longevidade da peça.
casacos para qualquer ocasião
Jaquetas de couro – sintético ou legítimo –, blazers com uma silhueta mais over, e trench coats estão entre os casacos que nunca saem de moda e se adaptam a qualquer ocasião, seja para o trabalho ou para uma produção mais casual. Se você investir em uma peça de alta qualidade, sem exagero, ela não só acompanhará você, como também poderá ser passada para futuras gerações. Eu mesma sou suspeita para falar de peças vintage, já que estou sempre herdando de familiares ou garimpando em brechós. Mas, se você prefere investir em um casaco novo para não ter a mínima dor de cabeça, aqui vão algumas sugestões:
calça jeans de qualidade
O sucesso de uma boa calça jeans está no corte, e a silhueta reta é uma das mais tradicionais – dificilmente você se arrependerá de investir em uma. A cintura média, que não é nem tão alta nem tão baixa, é uma escolha segura. Se o denim tiver uma lavagem clássica e uniforme, como o azul índigo, ele se torna ainda mais versátil. Essa combinação garante que o jeans seja atemporal e fácil de combinar com qualquer peça do guarda-roupa.
Assim como qualquer item de qualidade, o maior segredo está na composição. Os jeans da Levi's, por exemplo, são conhecidos por unir o melhor dos dois mundos: conforto e resistência. O algodão de extrema qualidade é resistente ao desgaste, combinado com costuras impecáveis e técnicas de manuseio que garantem durabilidade. E claro, a maneira como você cuida da peça também influencia diretamente em sua longevidade. Por mais difícil que seja, inclusive para mim, a máquina de lavar acaba desgastando nossas roupas; a lavagem à mão é ideal para prolongar a vida útil do jeans e de muitas outras peças.
Leia também: Guia para diferenciar cada modelo de calça jeans
acessórios estilosos e duráveis
Quem nunca comprou uma bijuteria linda e super estilosa que durou menos de uma semana? Eu, pelo menos, umas 100 vezes, até entender que qualidade é fundamental. Se eu somasse todas as vezes que comprei o mesmo brinco de argola, e tivesse investido em um de prata, banhado ou de ouro mesmo, já teria feito uma grande economia. Brincos, pulseiras, braceletes, colares, anéis, relógios e um bom cinto de couro são essenciais para elevar qualquer look básico em segundos.
sapatos básicos, versáteis e confortáveis
Já falamos de tops, bottoms, acessórios, e agora, para finalizar este checklist não poderiam faltar os sapatos básicos, versáteis e confortáveis para qualquer ocasião. Começando pelo tênis branco, que cumpre todos esses adjetivos com louvor. Seja para faculdade, trabalho, passeio no parque, date – ele é o calçado número um da sua sapateira.
Em seguida, uma sandália rasteira ou até mesmo um chinelo de dedos estiloso, perfeitos para ficar em casa, usar na praia, ou dar uma rápida ida ao mercado. Eles são essenciais.
Para o inverno – e sem limitar seu uso apenas a essa estação – sapatos de couro são indispensáveis. Estilosos e sofisticados, eles elevam qualquer produção. Além disso, botas e loafers são peças-chave que trazem elegância e conforto, sendo escolhas perfeitas para compor looks que vão do casual ao mais elaborado.
Checklist de guarda-roupa básico em mãos! Agora você pode maximizar suas produções e investir em peças realmente funcionais, que valem cada centavo e irão durar MUITO. Então, a pergunta que fica é: qual dessas peças citadas está te fazendo falta?