O guia de viagem definitivo para quem vai para Barcelona pela primeira vez

por Carolina Hossni

Estive em Barcelona pela primeira vez, a convite de Huawei, para conferir de perto o lançamento do HUAWEI WATCH GT 5, um smartwatch incrível que me acompanhou (e me salvou) ao longo da viagem, e voltei com dicas fresquinhas de como aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer, olha só:

guia de viagem dicas barcelona
Foto: @carolinahossni (Arquivo Pessoal)


Se você pretende visitar os pontos turísticos tradicionais como a Sagrada Família ou o Parc Guell, não se esqueça de comprar os ingressos com antecedência. Barcelona está super em alta no roteiro dos viajantes, e as atrações costumam esgotar rápido.

Museus: Do Museu da Música Catalã ao Museu de la Xocolata, a cidade é repleta de opções! Vale lembrar que a Espanha é berço de grandes artistas como Picasso, Miró e Dalí, então é importante eleger suas prioridades para não deixar seus favoritos de fora. 

Arquitetura: O ponto alto da arquitetura da cidade são as obras de Antoni Gaudí, mas a verdade é que, para quem curte o tema, Barcelona é um museu a céu aberto. Combinando prédios de estilo barroco a construções medievais, não existe um só canto da cidade que não tenha algo para ser apreciado. Falando em medieval, uma volta no Bairro Gótico é indispensável! 

o que fazer por Barcelona?

onde comer em barcelona dicas de viagem
Foto: Tortilla de Patatas, prato típico espanhol (@cerveceriaciudadcondal Instagram/Reprodução)

onde comer?

Por estar pertinho do mar, a gastronomia de Barcelona recebe muita influência da cozinha mediterrânea, além de refletir algumas tradições catalãs. Os pratos com frutos do mar, azeite, batata e tomate são a base da culinária local, mas a cidade oferece opções para todos os gostos. 

Ciutat Comtal: O meu favorito para comer tapas! Com opções fresquíssimas de frutos do mar, ele fica em uma casa histórica belíssima, e ainda conta com uma área de mesas do lado de fora. A Tortilla de Patatas e as Croquetas de Jamón são um must-have da casa!

Badiani 1932 España: Sorveteria deliciosa, que conta com várias opções: desde os sabores mais clássicos, passando por opções veganas e de frutas locais. Os sabores de Chocolate com Framboesa e o de Pistache foram meus escolhidos, e a sorveteria ainda conta com opções para os pets. 
 
barcelona dicas de onde comer
Foto: O jardim do Batuar no Cotton House (@batuarcottonhouse Instagram/Reprodução)

Yakumanka: Nem só da culinária local vive Barcelona. O restaurante assinado pelo renomado chefe Gastón Acurio traz para a Cataluña o melhor da culinária peruana. O atendimento é impecável e o ponto alto são os pescados, que você escolhe ainda frescos antes de serem levados até a cozinha. Menção honrosa para a sobremesa de Tres Leches, que vale a pena pedir. 

Batuar: Localizado dentro do hotel Cotton House, o Batuar tem como ponto alto o ambiente. Cercado de história, arquitetura e de um jardim belíssimo, o restaurante funciona das 7h da manhã até 00h sem intervalos. O menu oferece opções mais sofisticadas da culinária mediterrânea e é uma ótima opção para tomar um drink. 

barcelona huawei gt 5 dicas de viagem
Foto: @carolinahossni (Arquivo Pessoal)

o que levar na mala?

Considerando que estamos falando de uma cidade na Europa, vale ressaltar que Barcelona é mais quente que as demais, independentemente da época do ano. Depende muito do seu estilo, jeito de viajar e conforto térmico. Estive na cidade em setembro - finalzinho do verão e começo do outono -, em que os dias chegam a fazer 26°C, e a temperatura cai mais à noite, chegando a 16°C.

Nos looks: Vale lembrar que Barcelona tem praia, então, além de roupa de banho, saias e vestidos leves são perfeitos para essa época do ano. A dica de ouro é apostar em peças versáteis, que combinem entre si e rendam diferentes looks. Vale também selecionar muito bem os acessórios que vão entrar na mala, porque a gente costuma trazer mais do que acaba usando. Trouxe várias opções de brincos, anéis e colares, mas acabei usando quase os mesmos todos os dias: um colar de pérolas, o HUAWEI WATCH GT 5 e um anel com mix de metais.

Na mala: Além de toda documentação, percebi que alguns itens acabaram facilitando a minha viagem. Não sou muito fã de mochilas, então uma bolsa média, que comporte celular + documentos + power bank + mini tripé, e que possa ser usada na transversal nunca falta na minha mala. Na viagem, tive também a companhia do WATCH GT 5, produto lançado em Barcelona e principal motivo da minha viagem. Confesso que nunca tinha usado um smartwatch para viajar. Fã de moda que sou, acabo sempre priorizando bons looks aos gadgets, mas para minha surpresa, não tirei ele do pulso! Além de combinar com todos os looks que montei, usei muito algumas funções do relógio como os mapas, contador de passos e monitor de bem-estar. 

Nos pés: Prepare-se para andar bastante! Ok, toda viagem a gente sabe que vai andar, mas fiquei impressionada com o quanto andei. Apesar de ter várias estações de metrô, muitos pontos turísticos são próximos e caminhar por Barcelona é delicioso, então é muito provável que você queria fazer muitos programas a pé e ande mais do que estava planejando - eu mesma só me dei conta do quanto caminhei em cada dia pelo contador de passos do GT 5. 

barcelona dicas de onde ficar
Foto: La Pedrera de Gaudí, na Gràcia (Arquivo Pessoal)

onde ficar?

Barcelona conta com estações de metrô espalhadas pela cidade toda, que fecham tarde da noite (ou nem fecham, como aos sábados), então é super fácil de se locomover. Existem áreas onde estão concentrados os principais pontos turísticos da cidade, e, por mais que eu não seja muito fã do turismo clichê, passei por algumas regiões diferentes e entendi que são as áreas com mais segurança, estrutura e vida noturna para receber viajantes. 

Gràcia: essa foi muita parte predileta da cidade. Com vários prédios históricos, é pertinho da Casa Batló e da La Pedrera, obras de Gaudí. Além disso, essa área concentra todas as grandes maisons da moda, como Chanel, Prada, YSL e Loewe e é cercada de restaurantes, bares e tem vida até de madrugada! Voltaria a me hospedar por lá sem dúvidas! Você pode escolher desde hostels até hotéis 5 e 6 estrelas. 

L'eixample: é a parte mais nova da cidade, ao norte da Plaça Catalunya (onde ficam concentradas as principais lojas de departamento). O bairro é gigantesco, e você encontra tudo o que quiser por lá: museus, mercados, vida noturna e restaurantes, além de várias linhas de metrô. 

Sants: um pouco mais afastado dos pontos turísticos e perto das estações de trem bala, é a opção para quem pretende explorar outras regiões da Espanha por via terrestre. Super seguro, é cercado por estações de metrô e o acesso às principais atrações é fácil e rápido.

Curtiu? Anote essas dicas e comece a preparar seu roteiro. Barcelona é uma cidade incrível, repleta de cultura, criatividade e história, que une passado, presente e futuro de forma surpreendente! 

Você também vai gostar