O guia dos ingredientes de beleza

por Lara Lincoln

Se você é daquelas que ama produtos de beleza, perde horas lendo os rótulos das embalagens mas não entende nada do que todos aqueles termos super complexos significam, bem vinda ao time! E sim, entender as promessas e características dos principais componentes é super importante e pode influenciar a nossa escolha na hora de investir em um hidratante, sérum, shampoo ou qualquer outro produto que faça parte da nossa rotina. Não é a toa que frequentar um profissional que indique as melhores fórmulas para o seu tipo de pele é tão essencial. Muitas vezes usamos agentes errados que, ao invés de melhorar, podem causar diversos malefícios aos nossos fios, corpo e rosto. É por isso que aquela base que se adaptou tão bem na sua amiga pode não ficar legal em você, entendeu?

Outro ponto positivo: conhecer, pelo menos, o básico dos ingredientes te ajuda a na hora de fazer escolhas certeiras e aumenta as chances de sucesso de um produto no seu tipo de pele. E, sim, precisamos admitir que os agentes são complexos, mas não impossíveis. Com o tempo você se familiariza com cada nome e percebe que grande parte deles estão presentes em quase todas as fórmulas cosméticas. A turma do no e low poo sabe muito bem do assunto e evitam parabenos e sulfatos nos shampoos. Pra ajudar na missão, nós separamos um dicionário da beleza com os nomes mais importantes que marcam presença nos nossos cuidados. Olha só: 

Elsa Hosk
Foto: Elsa Hosk
aloe vera

Um popular extrato de plantas que acalma e hidrata a pele ao mesmo tempo que proporciona benefícios antioxidantes. O aloe vera é um excelente ingrediente para refrescar a pele ou combater as queimações solares. Sabe aquele pós-sol que você ama? Então, ele possui aloe vera na fórmula. A aloe também é conhecida aqui no Brasil, como babosa. 

alfa

Ingredientes esfoliantes poderosos que são fabricados sinteticamente ou são derivados de leite e açúcares de frutas. Os AHAS se diferem dos outros ácidos por possuírem moléculas muito menores, que são capazes de penetrar profundamente na pele e serem eficientes no tratamento de rugas, desidratação e manchas. Também suavizam a oleosidade. 

antoxidantes

Um grupo de ingredientes naturais e sintéticos que protegem a pele contra a ação dos agressores externos, como os radicais livres, e mantêm a saúde cutânea, previnem doenças e retardam o envelhecimento. Os antioxidantes mais populares incluem a vitamina E, C, chá verde e licopeno. 

argila

Um cosmético popular que vem de uma variedade de fontes naturais e é excelente para absorver o excesso de óleo na pele e desobstruir poros congestionados. Não é à toa que as máscaras faciais detox são tão poderosas e possuem argila na fórmula. Além disso, a argila também absorve toxinas, impurezas e estimula o crescimento dos fios. 

botânico

Termo geral referente a qualquer ingrediente natural ou derivado de plantas. As plantas possuem diversos benefícios e estão presentes cada vez mais nos ingredientes de hidratantes e séruns poderosos. 

cafeína

Um forte estimulante, antioxidante e ingrediente famoso para reduzir a celulite e olhos inchados. A cafeína ajuda no inchaço corporal e ajuda a aliviar inflamações.

colágeno

O colágeno é um tipo de proteína derivada de animais. Essa proteína ajuda na firmeza e estrutura da pele, por isso, é muito utilizada em cosméticos anti-anging. O colágeno também ajuda na hidratação e melhora a aparência de estrias.

ÓLEO

Um óleo vegetal hidratante, sem fragrância, feito a partir de grãos de argan. O óleo contém lipídios, ácidos gordurosos e antioxidantes que são poderosos para a pele. O óleo de argan é super comum no universo da beleza, principalmente nos produtos capilares, ele restaura a pele e o cabelo danificado. 

óleos

Extratos de plantas com propriedades anti envelhecimento e aromaterapeutas que podem ser altamente irritantes quando aplicados diretamente sobre a pele. Os óles essenciais devem ser combinados a outros tipos de óleo, como o jojoba. Assim, eles conseguem garantir benefícios à pele, com propriedades adstringentes e antioxidantes.

glicerina

Um umectante sem cor, sem cheiro feito a partir de vegetais ou gordura animal. Usada em combinação com outros emolientes e antioxidantes, mostrou-se ser muito eficaz na restauração da pele. Ela hidrata, restaura e devolve a elasticidade da pele - os sabonetes glicerinados são ótimas opções para incluir nos cuidados. 

umectante

Uma substância usada em produtos de cuidados da pele para ajudar a proteger a umidade cutânea. Os umectantes podem ser naturais ou sintéticos e incluem aloe, glicerina, ácido hialurônico, propileno glicol e silicone.

silicone

Substância derivada de sílica que dá aos produtos uma textura sedosa. O ingrediente não é perigoso, mas muitas pessoas, principalmente com a pele mista ou oleosa, podem não gostar da textura muito oleosa do ingrediente. No cabelo, o silicone promete brilho e cria uma capa na fibra capilar. 

sulfato

Um grupo de agentes de limpeza encontrado em muitas lavagens faciais. Quando usado em excesso pode causar sensibilidade e ressecamento. O ingrediente pode ser prejudicial aos fios e está presente em algumas fórmulas de shampoo. Para evitar, prefira produtos no poo e low poo. 

vitamina e

A vitamina E possui diversos benefícios como a ação antioxidante que combate os radicais livres. A vitamina está muito presente em cosméticos pelo efeito anti-anging e por garantir uma hidratação poderosa. Muitos séruns e hidratantes possuem vitamina E na fórmula.

Você também vai gostar