O impacto do estilo de Harry Styles e sua influênica no cenário da moda

por Giulia Coronato

Antes de começar esse texto e essa análise, quero dizer que como fã há exatos 10 anos, posso ser um pouco suspeita para falar do Harry Styles e de tudo aquilo que se diz respeito a ele. Mas não dá pra negar que Harry é um fenômeno, não só na música, como na moda e vem ditando tendências e mudando comportamentos milenares de todo o cenário fashion.

Se olharmos para trás, lá em 2013 já era possível ver indícios do estilo de Harry Styles, de que ele iria se destacar e que definitivamente não planejava seguir o molde que geralmente é imposto à homens héteros no show bussiness. Uma camisa feminina da Burberry aqui, botas Saint Laurent ali, combinados sempre com um lenço em volta do cachos e diversas tatuagens. Quando o One Direction entrou em hiatus, no final de 2015, todos os olhos se viraram para Harry, ele era a maior aposta solo da banda e todas as fichas foram apostadas no cantor, que na época só tinha 21 anos e foi aí que tivemos o surgimento da estética que conhecemos hoje.

Em 2017, na época em que tinha lançado seu primeiro álbum solo, Styles começou a trabalhar com seu atual stylist, Harry Lambert, e juntos construíram a imagem que tanto amamos, regado a looks total-Gucci, ternos super coloridos com padronagens nada óbvias e calças wide legs de cintura super alta. Esse era praticamente o uniforme dos shows de sua primeira turnê solo e garantiram ao muso o posto de um dos homens mais bem vestidos do mundo.

Harry Styles - Terno rosa - Terno - Outono - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Harry Styles (Reprodução/Getty Images)


Os looks chamaram a atenção de Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci e o estilista convidou Harry para estrelar três campanhas para a marca, começando, claro, pela de alfaiataria. A parceria foi ficando cada vez mais forte e hoje, o cantor usa majoritariamente looks da marca italiana, em eventos, shows e vídeoclipes, chegando até a lançar uma t-shirt colaborativa com a marca. Ano passado, ao lado de Michele, Harry foi um dos apresentadores do maior evento do mundo da moda, o Met Gala, que tinha como tema a expressão "Camp", que simplificadamente significa aquilo que é exagerado, "cafona" e teatral, uma gíria que combina diretamente com a estética do cantor e com aquilo que a Gucci vem apresentando desde a entrada de Alessandro na direção criativa.

Harry Styles - Gucci - Met gala - Outono - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Harry Styles (Reprodução/Vogue)

No final de 2019, Styles lançou seu tão esperado segundo álbum solo, "Fine Line". Com recorde de vendas e aclamação, tanto da mídia como do público. O álbum veio cheio de inspirações na década de 70, o que ficou claro tanto na estética visual do "Fine Line", como nos clipes dessa nova Era e claro, nos looks que Harry nos apresentava. Foi como se o cantor tivesse dado um passo à frente, se permitindo ousar mais, trazendo novos aspectos e brincando constantemente com fluidez de gênero em suas produções. 

Harry Styles - FIne line - Fine line - Outono - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Harry Styles (Reprodução/Columbia Records)

Ao olharmos pra trás vemos uma evolução de estilo realmente admirável, de um garoto inseguro usando calça skinny e camiseta, até um homem completamente seguro de si usando roupas femininas, pintando as unhas e inspirando diversos jovens ao redor do mundo a sair de sua zona de conforto na hora de se vestir. É revigorante vermos um homem hétero com tanta influência e visibilidade fazendo escolhas realmente interessantes na moda, indo contra o machismo e a masculinidade tóxica e mostrando o quão rica e interessante a moda masculina pode ser. Roupas não tem gênero e Styles faz questão de quebrar essa barreira sempre que possível. A androginia e a fluidez de gênero fazem parta assídua do estilo de Harry Styles provando que ele não tem medo de experimentar e de trazer peças e aspectos até então, femininos, para seu guarda-roupa.

Harry Styles - Marc Jacobs - Terno - Outono - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Harry Styles (Reprodução/Getty Images)

O estilo exagerado, andrógino e camp de Harry talvez não seja para todo mundo (ainda), mas é impossível não reconhecer seu impacto do mundo da moda e as tendências que o jeito Harry Styles de ser deixaram na imagem de nossa geração. Seja o característico colar de pérolas, as calças super altas, os terninhos, a manicure masculina, os diversos anéis ou até a calça a lá boca de sino masculina. A verdade é que a importância de Harry vai muito além da moda e da música, ele representa o futuro. O futuro da moda e do vestuário, onde não existem segmentos, divisões e gêneros e sim uma vontade de se divertir, de experimentar e de se expressar. 

Harry Styles - Veludo - Veludo - Outono - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Harry Styles (Reprodução/Getty Images)

Enquanto esse futuro ainda não chega para todos, nós continuamos mantendo nossos olhos e nossa atenção em Harry, aguardando os próximos passos e as próximas tendências que virão do cantor. Sua turnê, Love On Tour, que passaria pelo Brasil em Outubro, foi adiada para o próximo ano por conta da pandemia do COVID-19, mas seu stylist de longa data disse para à Vogue que quando finalmente a tour começar, Harry usará os palcos para tentar algo novo e, esperançosamente, chocar e inspirar de uma maneira diferente. "Eu sei que os fãs amam suas roupas, então espero que eles amem o que está por vir.", disse Harry Lambert.

Nós, fãs declaradas, da moda e de Styles, aguardamos ansiosamente o retorno de Harry aos palcos e os looks que tanto amamos roubar. Enquanto isso não acontece, nos seguimos ouvindo seus álbum em looping e alimentando nossa pasta no Pinterest com fotos que deixam qualquer um de queixo caído. Vem ouvir nossa playlist 100% dedicada à Harry e lembre-se: treat people with kindness.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar