Na cabeça, na bolsa, na cintura, no pescoço, a versatilidade do lenço não é novidade. Porém, não dá para negar que, recentemente, sua presença vem se tornando mais notável, invadindo as passarelas, as ruas, os palcos e o feed do Instagram.

o lenço nas passarelas
A esperada estreia de Michael Rider na Celine colocou o item em primeiro plano. O acessório se tornou carro-chefe da marca nos anos 60 e foi resgatado por Phoebe Philo em seu período na casa. O item estava presente tanto no convite, que foi enviado envolto em um lenço de seda, quanto no cenário do desfile, que contou com um lenço gigante encobrindo o céu do pátio da sede da Celine. E, na passarela, uma aula de como usar o acessório, de maneiras variadas: no pescoço, encaixado na gola do blazer, no punho e no cabelo.

Outra estreia mais que aguardada, a de Jonathan Anderson na Dior, também deu ênfase ao lenço, mas em forma de echarpes lisas, mais longas e estreitas, usadas tanto por cima quanto por baixo das roupas.

A Hermès, também famosa por seus lenços, já tinha feito o truque de styling da Dior lá no início dos anos 2000, quando Martin Margiela era o diretor criativo, colocando a echarpe por baixo e deixando sua ponta aparecer.

A Miu Miu também vem apostando forte no acessório há algumas temporadas, dando preferência para as bandanas em sua estampa paisley tradicional. Amarrada como blusa é uma das maneiras mais legais de aderir.

lenço no street style
A melhor parte é que todo mundo tem um exemplar no armário ou consegue comprar facilmente, seja em brechós ou novos. E dá para brincar muito com um, independentemente do seu estilo pessoal. Existem inúmeros tutoriais online com formas distintas de amarrar, e super vale a pena dedicar um tempinho explorando.
Nas ruas, amarrar o lenço no quadril é o truque de styling favorito da vez e, inevitavelmente, já passou pelo seu feed.

Na cabeça e na cintura, com sobreposições.

Rihanna é fã do acessório desde sempre e adora amarrar por cima do boné, daquele jeito que viralizou no ano passado, que ela já usava e continua usando.

Tipo diva de Hollywood nos anos 50. Enrolado na cabeça, bem dolce far niente.

Quem acha que só funciona em produções mais elaboradas, nada disso. O lenço pode ser o toque especial de uma produção mais básica com jeans.

Às vezes, pode fazer de gravata.

Torcidinho no pescoço.

E na bolsa, tanto na alça quanto pendurado, tipo charm.
