Nós apostamos em diversos shampoos, condicionadores e já perdemos a conta de quantas máscaras hidratantes fazem parte da nossa rotina capilar, mas você já percebeu que é quase impossível organizar os cuidados e aproveitar todos os produtos? Pois é, mas escolher as fórmulas corretas para as necessidades dos seus fios e saber como e quando aplicar faz toda a diferença na saúde das madeixas.
Alguns produtos foram desenvolvidos para serem usados em ação com outros ingredientes, ou seja, é impossível lavar os fios com um shampoo antirresíduos e abrir mão da hidratação logo em seguida. Com as cutículas abertas, a estrutura capilar necessita de componentes que penetram profundamente e dão uma força na nutrição. Parece confuso mas é só seguir um passo a passo e colocar em prática durante a semana. Para dar uma força na missão, separamos um guia completo que vai salvar o seu cabelo. Anota tudo:
Comece com um shampoo de limpeza profunda e use o produto duas vezes por semana. Ele é o responsável por remover todas as impurezas que se acumulam na raiz e impedem o crescimento saudável dos fios. Além disso, a fórmula é enriquecida com ingredientes herbais que deixam aquela sensação super refrescante no couro cabeludo. Ah, e eles também equilibram o pH.
Na segunda lavagem, aí sim, use o seu shampoo tradicional. O antirresíduos funciona como um pré-shampoo e já prepara os fios para receberem os cuidados hidratantes dos próximos produtos. Vale apostar em fórmulas com agentes fortalecedores que evitam a queda e a quebra.
O combo shampoo antirresíduos + tradicional vai abrir a cutícula do cabelo, ou seja, agora é o momento ideal para realizar hidratações, nutrições ou reconstruções, dependendo da necessidade dos seus fios. Aplique a máscara em todo o comprimento e deixe agir por alguns minutos, se quiser intensificar a ação, use toucas térmicas.
Leave ins são indispensáveis nos cuidados capilares. Esses produtos possuem diversos hidratantes, óleos nutritivos e ação termoprotetora que protege os fios de ações externas, principalmente do calor do secador, chapinha e babyliss.
Se você for do time das cacheadas, aposte na fitagem capilar! O segredo é apostar em um produto que ajude a definir os fios - leave in e gel nutritivo são ótimas opções. Separe o cabelo em mechas, aplique o produto em cada fita de cabelo, dê leves amassadinhas e seque com o difusor.
Outro truque poderoso é aplicar algumas gotinhas de óleo ao leave-in, os fios agradecem! Essa mistura milagrosa é super fácil e ainda potencializa a hidratação das madeixas. E vale qualquer óleo capilar ou natural, inclusive o de coco.
Ama o messy hair? Depois de garantir fios protegidos com o leave in, pode ir sem medo no texturizador. Borrife por todo o comprimento nos fios úmidos e dê leves amassadinhas com as mãos. Outra dica é fazer dois coquinhos, um de cada lado do cabelo para ajudar a criar ondas naturais.
Por fim, se os seus fios ficarem cheios de frizz depois do secador, é simples: spray de brilho! Esse produto ajuda a fechar as cutículas, combate o frizz e ainda disfarça as pontas duplas - ideal para os dias de bad hair day!