O passo a passo para fazer um suporte de vaso de macramê

por Inaê Ribeiro

Decorar a casa pode ser uma atividade relaxante e inspiradora para muitas pessoas. Pesquisar referências, encontrar truques fáceis de decoração e entender quais se encaixam no estilo de cada cômodo da sua casa, é um tipo de atividade que estamos sempre fazendo, ainda mais durante o último ano em quarentena. Às vezes basta um elemento que caiba em qualquer espaço e que consegue transformar o ambiente, como é o caso do suporte de vaso de macramê.

Além de lindo, o acessório une duas paixões: o nosso amor por décor e ao DIY. O acessório imponente pode parecer difícil de ser feito, devido ao seu efeito trançado tão trabalhado e detalhado, mas nós te contamos que basta fazer um estilo de nó certo para desenvolver um suporte de vaso de macramê maravilhoso, que pode ser usado desde o seu banheiro até a sala ou quarto. Aqui, te ensinamos o passo a passo para você fazer o seu, então chama a família para dividir esse momento tão relaxante e use e abuse da sua criatividade. 

macramê - macramê diy - suporte de vaso de macramê - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: UrbanOutfitters (Reprodução/Pinterest)

_materiais

O primeiro passo para fazer seu suporte de vaso de macramê é garantir que você tenha todos os matérias necessários, e eles são poucos e super fáceis de encontrar, veja só:

> uma tesoura;

> uma argola de madeira ou metal;

> cordão de algodão. 

macramê - macramê diy - suporte de vaso de macramê - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: HolyBoutique (Reprodução/Pinterest)

_passo a passo

Existem diversos tipos de macramê e cabe a você escolher qual o seu tipo de ponto preferido, o resultado final depende da maneira que você irá realizar a trança. Neste tutorial, iremos ensinar dois tipos de nós que criam um efeito lindo no mesmo suporte de vaso de macramê. Bom, então vamos lá:

> Comece cortando oito pedaços da corda, o tamanho irá variar de acordo com a altura que você deseja o seu suporte, mas nós utilizamos a medida de quatro metros para cada corda;

> Separe um pedaço de fio de mais ou menos 40 centímetros para um futuro passo. 

Para desenvolver o suporte de vaso de macramê iremos utilizar os fios dobrados ao meio, então garanta que os seus estejam encontrando certinho. 

> Posicione a argola que você escolheu bem no meio das cordas;

> Utilize aquele pedaço de fio que separamos para fazer um arremate logo abaixo da argola. Segure a ponta da corda para baixo e vai enrolando ela pelo seu material, de uma maneira bem justa, então amarre as pontas dando o nó forte e corte o excesso de corda.

Agora é a hora de começar a trançar o macramê. Divida sua corda em quatro blocos, pois sempre vamos trabalhar com quatro fios de cada vez. 

macramê - macramê diy - suporte de vaso de macramê - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: The Spruce Crafts (Reprodução/Pinterest)

Para fazer a trança do macramê utilizamos apenas um fio de cada canto, os dois do meio ficarão parados durante todo o processo. O primeiro ponto é como mostra a imagem acima, com o fio do lado esquerdo você fará o formato de um quatro, passando a corda pela frente, e com o fio do lado direito, passe ele por cima do quadro e logo depois para trás, dentro da curva do quatro. Aperte até que o nó encontre com o seu arremate. 

Após cada nó, forma-se uma curvinha na corda que vai ficar de um lado diferente a cada novo movimento, use ela como base para saber qual lado iniciará o próximo passo. Então, repita o processo sempre invertendo os lados, por aqui, trançamos em média 20 centímetros em cada lado, então quando chegar nessa medida em um lado, hora de repetir nos outros blocos de cordas. 

macramê - macramê diy - suporte de vaso de macramê - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Leticia Carrazza (Reprodução/Pinterest)

Finalizando esse passo, nós decidimos deixar uma parte lisa no suporte de vaso de macramê, com mais ou menos um palmo e então começamos a trançar novamente. Para esse segundo momento, optamos por fazer um espiral que consiste em fazer o mesmo tipo de trança, porém com o quatro sempre pro mesmo lado, ignorando aquela base da curva do nó. Vá fazendo o nó e o espiral se forma sozinho, esse é um dos momentos mais legais. Trançamos em média dez centímetros em cada bloco.

É a hora de fazer uma rede, que é onde o vaso estará posicionado, então garanta que esteja bem forte. Para fazer isso, pule alguns centímetros e vamos unir os blocos de corda, pegue duas cordas de cada bloco vizinho e repita o primeiro tipo de nó, nós fizemos quatro nós, mas isso vai variar dependendo do tamanho de suporte de vaso de macramê que você deseja e da espessura da sua corda.  

Para finalizar, faça o arremate igual fizemos no inicio, agora posicionando o fio para baixo e enrolando o resto por cima desse que você deixou sobrando. No final, dê dois nós fortes e corte o excesso. 

Agora é só usar seu macramê onde preferir, prenda uma argola ao teto e posicione seu lindo suporte. Ah, e para você que não é fã do DIY mas amou a ideia, selecionamos alguns produtos para você ter em casa. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar