Tem muita gente que não abre mão dos dedos para espalhar alguns produtos de make, principalmente a base e o corretivo. E precisamos admitir: eles cumprem bem a função e esfumam super bem. Mas, verdade seja dita, o resultado com pincel é mais profissional e a pele fica com o acabamento impecável. Além disso, quando a gente aposta em um pincel poderoso, dá pra fazer a make mais rápido. São tantas opções por aí que sempre rola uma dúvida na hora de escolher, né?
Outro ponto super importante é prestar atenção no material das cerdas do pincel. Os pincéis que são produzidos com cerdas sintéticas funcionam melhor com produtos líquidos e cremosos porque absorvem menos maquiagem e depositam uma quantidade maior de produtos no rosto. Já os pincéis de cerdas naturais são ótimos para espalhar produtos em pó - sombras, blushes e bronzers -, porque são mais macios e esfumam com leveza, aí não fica aquele efeito marcado, sabe? Claro que você pode usar a criatividade e usar o pincel de base para espalhar corretivo, por exemplo. A dica é ver o que funciona melhor com determinado produto. Se você ainda não sabe escolher o pincel perfeito, dá uma olhada nesse guia:
As bases de cobertura baixa funcionam melhor com os pincéis kabuki. Eles são feitos de cerdas sintéticas e são mais densos, por isso a cobertura da base aumenta.
O pincel duo fiber é super versátil. Ele é feito de duas cerdas - por isso o nome - e dá pra espalhar blush, bronzer e até iluminador. As bases de cobertura média ficam com o acabamento lindo quando espalhadas com esse pincel.
As esponjas deixam o efeito super fresh. Por isso dá pra usar com aquela base de cobertura alta. Os poros da esponja absorvem um pouco da base e a cobertura fica mais natural.
Os pincéis chanfrados - esses com corte na diagonal - são ótimos para espalhar blush e bronzer. O tamanho é ideal para as bochechas e eles depositam a quantidade certa de produto. Ah, e também facilitam na hora de fazer os contornos do rosto.
Sabe o pincel língua de gato? Ele é indicado para espalhar base, mas funciona muito melhor com o corretivo. O tamanho é perfeito para a região dos olhos e dá pra chegar em todos os cantinhos.
Espalhar o pó com esponja pode deixar o resultado fake demais. Por isso prefira os pincéis bem gordinhos e com bastante cerdas, eles depositam a quantidade certa de produto e não deixam a make pesada.
Os pincéis achatados e com cortes diferentex são ótimos para fazer aquele contorno perfeito. Eles ajudam na hora de marcar as linhas do rosto e depositar os produtos no lugar certo. Se o efeito ficar muito marcado, esfume com um pincel mais gordinho.
Os pincéis cônicos são mais compridos e com bastante cerdas. Eles são ideais para fazer o esfumado perfeito e bem suave.
Escolha um pincel com as cerdas médias para aplicar o iluminador. As cerdas muito curtas não espalham bem o produto e as longas aplicam produto demais.