O que é a psoríase, doença que afeta Beyoncé e Kim Kardashian

por Sofia Stipkovic

Manchas vermelhas com escamas esbranquiçadas, pele ressecada, coceira, inchaço e muito incômodo. Esses são apenas alguns dos sintomas da psoríase, mas essa doença crônica de pele (e não contagiosa, é importante dizer) não se resume a isso. Tanto é que Beyoncé, em recente entrevista, revelou que sofre com a condição no couro cabeludo.

A cantora e empresária, que acaba de lançar a sua marca capilar Cécred, junta-se ao "time" de celebridades que têm psoríase e abertamente falam sobre a batalha diária contra os seus sinais. Kim Kardashian é outra personalidade que mostra sem pudores como lida e cuida da sua psoríase.

Conversamos com a dermatologista Dra. Juliana Neiva para descobrir tudo o que você gostaria de saber sobre a doença e até particularidades a respeito dos casos de Beyoncé e Kim Kardashian, afinal, talvez você possa, a partir do exemplo delas, identificar sinais no seu corpo. 

o que é a psoríase?

Doença inflamatória crônica de pele, a psoríase não é contagiosa, porém é recorrente. Isso significa que ela pode ir e voltar ao longo da vida da pessoa que a possui. De acordo com a Dra. Neiva, ela não tem cura, mas tem controle, e pode ter correlação com genética e com autoimunidade. Além disso, de acordo com a dermatologista, a utilização de alguns medicamentos podem favorecer para precipitar ou agravar.

Sabe-se também que a doença pode estar muito ligada à saúde mental. "É algo extremamente relevante quando abordamos a psoríase porque ela tem um comportamento relacionado ao estresse, ou seja, um agravamento do quadro ou um fator de precipitação pode ser um estresse emocional. Então, hoje, nos cuidados da psoríase, além dos medicamentosos, tópicos e locais, a gente também olha com muita atenção para essa questão", diz a especialista.

Sophie Mayanne - psoríase - psoríase - Verão - Pinterest - https://stealthelook.com.br
Foto: Sophie Mayanne (Reprodução/Pinterest)


como identificar a psoríase?

"Ela pode ter algumas apresentações clínicas, sendo as mais comuns: placas avermelhadas, com uma descamação e normalmente esbranquiçada ou acinzentada na sua superfície", explica a Dra. Neiva. Esses sinais costumam aparecer em diferentes partes do corpo, mas, sobretudo, nas regiões extensoras como joelhos, cotovelos e o couro cabeludo também, caso de Beyoncé.

Ao saber disso, a primeira pergunta que nós nos fazemos é: como a psoríase afeta os fios? Isso acontece? "Muitas vezes, a descamação é intensa, e a pele do couro cabeludo arde e coça devido ao processo microinflamatório, podendo ser responsável pela possibilidade de queda de cabelo". Por isso, nesses casos, existe um cuidado especial para "garantir uma hidratação adequada, reduzir a população de fungos aumentada e evitar a coceira".

qual é o tratamento da psoríase?

Embora o tratamento seja sempre definido junto a um dermatologista, de acordo com as necessidades e especificidades de cada caso, é possível trazer alguns exemplos de protocolos comuns, como o uso de cremes tópicos (geralmente com corticoide), a fototerapia, os tratamentos com câmeras de UV e os medicamentos via oral. Inclusive, segundo a Dra. Neiva, "hoje existe uma grande frente de imunobiológicos que mudaram o curso do tratamento da psoríase".

Para as pessoas que sofrem com psoríase no couro cabeludo como Beyoncé, o tratamento pode envolver desde produtos para cuidados em casa, como shampoos com ativos como ácido salicílico, loções à base de corticoide e ativos adstringentes, a protocolos realizados em consultório. "Pode-se fazer a higienização adequada da pele do couro cabeludo, terapia com LED e aplicação de produtos tópicos que otimizem a reparação tecidual e melhorem a hidratação do eixo do fio", explica, "porém, tudo dependerá da intensidade da psoríase e de outros fatores associados a ela, que devem ser avaliados juntamente com o médico responsável pelo caso".

Beyoncé - psoríase - psoríase - Verão - Estados Unidos - https://stealthelook.com.br
Foto: Beyoncé (Reprodução/Instagram)

Agora, se a psoríase acomete outras partes do corpo, como as pernas e o rosto, que é o caso de Kim Kardashian, a recomendação muda. O primeiro passo para tratar é a hidratação da cútis e ela pode ser feita com o uso de diferentes produtos, sempre aconselhados por um especialista, claro. "Essa hidratação pode conter ceramidas, ureia, óleos vegetais, e é importante não usar produtos que tenham muita detergência ou fragrância", indica a dermatologista.

Em stories divulgados no início deste ano, Kim revelou uma técnica caseira simples para acalmar a pele e diminuir a coceira, com papel filme e hidratantes durante a noite. De acordo com a Dra. Neiva, a ideia é interessante, pois a oclusão ajuda na penetração de qualquer ativo aplicado na pele, no entanto, "eu não recomendo dormir à noite com papel filme. O ideal é usar por até dez minutos para acelerar a penetração do produto". 

A irmã mais velha do clã Kardashian-Jenner também chocou ao confessar que usa uma câmara de bronzeamento artificial no tratamento da psoríase, e nós questionamos a Dra. Juliana Neiva se esse procedimento é, de fato, benéfico para a doença. "Um dos tratamentos da psoríase é a fototerapia, aplicada com outra finalidade além de causar o bronzeamento. É preciso ter cuidado com a diferença entre a fototerapia e o bronzeamento artificial. Além disso, se a pele receber uma sobrecarga maior de ultravioleta, ela pode ficar mais frágil. Em alguns casos, recomenda-se a fototerapia utilizando câmaras de luz", explica a dermatologista.

Kim Kardashian - psoríase - psoríase - Inverno - Estados Unidos - https://stealthelook.com.br
Foto: Kim Kardashian (Reprodução/Instagram)

Agora que você sabe mais sobre a psoríase e com certeza desmistificou muito o que pensava sobre essa doença inflamatória, ao surgimento de qualquer sinal, procure um dermatologista. E se você vive com a psoríase, lembre-se de procurar um especialista ao montar a sua rotina de skincare do rosto e do corpo.

Você também vai gostar