O que é a tendência “hippie dad?” E porque Hollywood está obcecada por ela?
Durante anos a fio, homens de Hollywood foram quase como que um reflexo entre si, entre ternos pretos, cores sóbrias e peças básicas, desde o início do século XXI, a moda masculina se apoiou no conhecido e negou qualquer tipo de inovação. Mas, nos últimos anos, graças a nomes influentes de celebridades, estamos vendo uma grande e revigorante mudança na forma que homens heterossexuais se relacionam com a moda, surfando tendências e até criando suas próprias, como a hippie dad.
Só o nome que acompanha a estética já sugere o que ela representa, um estilo super hippie e boho, característicos da década de 70 em homens de meia idade - ok, não necessariamente em homens de meia idade, já que vemos cada vez mais jovens apostando no visual. O precursor do hippie dad foi Chris Pine, é claro que ele não é estritamente um hippie, o ator receberá US$ 11,5 milhões por sua participação no próximo filme Dungeons & Dragons - e ele também não é pai, mas nos últimos meses ele adotou um estilo boêmio de cabelos compridos e barba mal feita, tal qual um pai rico que fica em casa e passa seus dias pintando paisagens. O que deu início a febre do hippie dad.
O visual de Chris Pine como hippie dad tem um uniforme clássico, além do cabelo comprido e a barba grisalha, o ator virou grande fã da marca britânica Bode e suas camisas boho com bordados florais e modelagens sessentistas. O top, combinado com calças estampadas e mocassins Gucci, resultam no look típico do hippie dad hollywoodiano.
Outro que entrou recentemente na onda do papai hippie, foi Brad Pitt. Depois de um difícil e público divórcio com Angelina Jolie, o ator deixou o cabelo crescer, começou a fazer cerâmica e lançou uma linha de camisas de cashmere de US$ 2.000 com um curandeiro espiritual que está atualmente disponível para compra na Goop - a marca de wellness de Gwyneth Paltrow. O que influenciou diretamente no seu estilo pessoal e como ele se apresenta em tapetes vermelhos.
O rapper Andre 3000 aderiu ao estilo hippie dad há anos, muito antes da tendência ter essa nomenclatura. Os looks com jardineiras, moletons e t-shirts passam o mood despojado da estética, assim como o gorro. Outra coisa que os pais boêmios amam, são os acessórios de cabeça, como gorros e chapéus.
Brincadeiras à parte, como toda tendência de moda, o hippie dad indica um retorno da moda às décadas passadas e a predileção da indústria em peças mais amplas e confortáveis. Além de claro, uma preferência por cabelos compridos e barbas por fazer.
O hippie dad pode ter surgido como uma resposta a ascensão de uma moda masculina mais feminilizada e romântica - que vemos em artistas como Harry Styles e Jaden Smith - não como uma negação, mas sim como uma alternativa, um novo segmento de tendência dentro do guarda-roupa dos homens.
LEIA MAIS
Essa é a nova tendência polêmica que surgiu no TikTok e conquistou até a Kourtney Kardashian
7 tendências de moda da década de 2010 que vamos voltar a usar
7 tendências de Primavera/Verão 2023 para ficar de olho desde já