Só quem é viciada em mudar o visual entende a dificuldade que é acompanhar as tendências de cores de cabelo e desejar uma transformação a cada nova inspiração. Porém, essas mudanças constantes precisam vir acompanhadas de tratamentos, já que as químicas podem danificar os fios, os deixando fracos, opacos e quebradiços. Neste caso, um dos tratamentos mais indicados é a cauterização capilar.
Apesar de ser um nome conhecido nos salões de beleza, o tratamento ainda é novidade para muitas pessoas. Pensando nisso, convidamos a dermatologista Dra. Luciana Passoni, médica especialista em cabelos e transplante capilar e CEO da Passoni Clinic, para falar mais sobre os benefícios da cauterização capilar. Continue aqui e descubra se o procedimento é indicado para seus fios.
o que é a cauterização capilar?
A cauterização capilar é um tratamento destinado a recuperação dos fios que foram danificados por química, assim, ele é realizado para proporcionar brilho e recuperar a densidade dos fios, repondo os danos causados pelos procedimentos químicos.
O processo envolve a aplicação de produtos específicos nos fios, geralmente à base de queratina, proteínas e aminoácidos, que ajudam a reconstruir a estrutura capilar.
quando fazer
Segundo a Dra. Luciana, a indicação é realizar a cauterização após um procedimento químico, como tintura ou descoloração, especialmente se os fios estiverem mais quebradiços e opacos. Porém, mais importante que isso, é fazer um acompanhamento com um médico especialista em saúde capilar para tratar e também prevenir danos à saúde dos cabelos.
Quando falamos de cuidados capilares, isso não inclui apenas o comprimento dos fios, como também o couro cabeludo. Ele ajudará o fio a crescer forte, bonito e com brilho. Então, quando sentir que o seu cabelo necessita desse cuidado, procure o seu cabeleireiro de confiança e peça pelo tratamento.
a função da queratina nos fios
Mas se a função da cauterização é repor a queratina nos fios, é preciso também entender qual é o papel dela nos fios. A dermatologista nos explica que “a função da queratina é preservar os nutrientes presentes nos fios, funcionando como uma camada protetora, também evitando a perda de água dos fios e garantindo o aspecto de brilho”.
como manter a cauterização capilar
Após fazer a cauterização, é claro que queremos manter os efeitos do tratamento e a dermatologista indica alguns cuidados como evitar lavar o cabelo muitas vezes e montar uma rotina capilar investindo muito na hidratação.