Você sabe o que é fashion tech? Explicamos: é um modelo de negócio aos moldes de uma startup, criada para modernizar, desenvolver e aprimorar a indústria da moda usando tecnologia de informação e análise de dados. E como isso de fato acontece? Com aplicação de algoritmos avançados, inteligência artificial e outras tecnologias, estas empresas conseguem mapear e integrar toda a cadeia de produção de uma marca e chegar até o seu consumidor final ou ideal numa dinâmica interativa de cruzamento de informações para otimizar processos e definir inputs. Análises como “produto a ser criado x desejo do consumidor X necessidade de uso”, ou numa lógica de “desenvolvimento x viabilidade x produto x interesses x impacto ambiental”, dentre tantas outras correlações possíveis que irão direcionar os passos das marcas e suas equipes.
E a gente entendeu mais sobre o tema através de um papo com a fashion tech UMode. No podcast "Programa de Quinta", apresentado por Tereza Cristina Horn, co-fundadora do Fashion Hub, o CEO da UMode, João Risoléo, contou um pouco sobre a empresa e discutiu as soluções oferecidas por ela para o mercado da moda e como essas soluções podem ajudar outras empresas na prática. Confira alguns insights dessa conversa:
Fundada em 2019, a UMode atualmente atende 190 marcas ativas no Brasil, entre elas Reserva, Puket, Vivara e Nati Vozza. Ao usar inteligência artificial para analisar dados, incluindo comentários em redes sociais e ferramentas de pesquisa na internet, a empresa racionaliza processos de um setor conhecido por ter falhas operacionais e questões colocadas em campos subjetivos de observação e, assim, transforma o mercado, abrindo caminho para um crescimento promissor do segmento e, melhor ainda, para clientes verdadeiramente satisfeitos.
Vale dizer que a cadeia da moda vai desde a produção de fios e insumos, passando pela fabricação de tecidos, pelo design e fabricação de produtos, até a comercialização das coleções, uso e descarte, uma cadeia gigantesca e muito complexa. Além disso, infelizmente, é hoje uma das mais poluentes do planeta.
Tem muito espaço de melhoria nessas estruturas de produção e uma série de fatores para investigar. O cruzamento de dados pode trazer informações que a olho nu a marca de moda não enxerga. E esse trabalho tem a missão de revisitar o passado enquanto projeta o futuro com bases sólidas, ciclos mais positivos com a indústria da moda atuando de forma mais consciente.
um resumo rápido:
Uso de algoritmos e IA podem ser usados em toda a cadeia de valor da moda.
Merchandising e produto: Cadeia de suprimentos e logística. Apoiar as negociações com fornecedores, compilando pesquisas. Aumentar a automação robótica para operações de depósito e gerenciamento de estoque por meio de análises em tempo real. Personalizar as ofertas de devolução de produtos com base em consumidores individuais.
Marketing: Identificar e prever tendências para melhorar o marketing direcionado a partir de dados não estruturados. Automatizar a segmentação do consumidor em escala para adaptar as iniciativas de marketing. Gerar conteúdo de marketing personalizado com base em dados não estruturados de perfis de consumidores e percepções da comunidade.
Comércio digital e experiência do consumidor: Estruturar e gerar descrições de vendas com base em postagens de vendas bem-sucedidas anteriores. Personalizar a jornada e as ofertas do consumidor on-line com base nos perfis individuais do consumidor. Adotar a experimentação virtual de produtos e demonstrações para consumidores individuais. Aprimorar agentes inteligentes para autoatendimento e consultas avançadas de consumidores.
Operações da loja: Otimizar o planejamento do layout da loja gerando e testando planos de layout sob diferentes parâmetros. Otimizar o trabalho entre equipes. Treinar o time de vendas para manter relacionamentos de “clientela” bem-sucedidos por meio de recomendações em tempo real, relatórios de feedback e perfis de consumidores de alto valor, entre outros.
O que você achou de saber mais sobre o que é fashion tech? Quer ouvir a entrevista completa da Fashion Hub sobre a UMode? Confira:
quem é Fashion Hub?
Olá, somos o Fashion Hub, um programa que acelera soluções para a indústria da moda com impacto de inovação e sustentabilidade. Vamos iniciar por aqui uma conversa com vocês abordando pautas ligadas à tecnologia e ao mercado de moda, afinal, tudo que acontece e transforma este segmento é absorvido e captado de alguma maneira por nós, consumidores.