O que é fashion tech e como ela revoluciona o mercado?

por Fashion Hub

Você sabe o que é fashion tech? Explicamos: é um modelo de negócio aos moldes de uma startup, criada para modernizar, desenvolver e aprimorar a indústria da moda usando tecnologia de informação e análise de dados. E como isso de fato acontece? Com aplicação de algoritmos avançados, inteligência artificial e outras tecnologias, estas empresas conseguem mapear e integrar toda a cadeia de produção de uma marca e chegar até o seu consumidor final ou ideal numa dinâmica interativa de cruzamento de informações para otimizar processos e definir inputs. Análises como “produto a ser criado x desejo do consumidor X necessidade de uso”, ou numa lógica de “desenvolvimento x viabilidade x produto x interesses x impacto ambiental”, dentre tantas outras correlações possíveis que irão direcionar os passos das marcas e suas equipes.

E a gente entendeu mais sobre o tema através de um papo com a fashion tech UMode. No podcast "Programa de Quinta", apresentado por Tereza Cristina Horn, co-fundadora do Fashion Hub, o CEO da UMode, João Risoléo, contou um pouco sobre a empresa e discutiu as soluções oferecidas por ela para o mercado da moda e como essas soluções podem ajudar outras empresas na prática. Confira alguns insights dessa conversa:

Fundada em 2019, a UMode atualmente atende 190 marcas ativas no Brasil, entre elas Reserva, Puket, Vivara e Nati Vozza. Ao usar inteligência artificial para analisar dados, incluindo comentários em redes sociais e ferramentas de pesquisa na internet, a empresa racionaliza processos de um setor conhecido por ter falhas operacionais e questões colocadas em campos subjetivos de observação e, assim, transforma o mercado, abrindo caminho para um crescimento promissor do segmento e, melhor ainda, para clientes verdadeiramente satisfeitos.

Vale dizer que a cadeia da moda vai desde a produção de fios e insumos, passando pela fabricação de tecidos, pelo design e fabricação de produtos, até a comercialização das coleções, uso e descarte, uma cadeia gigantesca e muito complexa. Além disso, infelizmente, é hoje uma das mais poluentes do planeta.

Tem muito espaço de melhoria nessas estruturas de produção e uma série de fatores para investigar. O cruzamento de dados pode trazer informações que a olho nu a marca de moda não enxerga. E esse trabalho tem a missão de revisitar o passado enquanto projeta o futuro com bases sólidas, ciclos mais positivos com a indústria da moda atuando de forma mais consciente.

um resumo rápido:

Uso de algoritmos e IA podem ser usados em toda a cadeia de valor da moda.

Merchandising e produto: Cadeia de suprimentos e logística. Apoiar as negociações com fornecedores, compilando pesquisas. Aumentar a automação robótica para operações de depósito e gerenciamento de estoque por meio de análises em tempo real. Personalizar as ofertas de devolução de produtos com base em consumidores individuais.

Marketing: Identificar e prever tendências para melhorar o marketing direcionado a partir de dados não estruturados. Automatizar a segmentação do consumidor em escala para adaptar as iniciativas de marketing. Gerar conteúdo de marketing personalizado com base em dados não estruturados de perfis de consumidores e percepções da comunidade.

Comércio digital e experiência do consumidor: Estruturar e gerar descrições de vendas com base em postagens de vendas bem-sucedidas anteriores. Personalizar a jornada e as ofertas do consumidor on-line com base nos perfis individuais do consumidor. Adotar a experimentação virtual de produtos e demonstrações para consumidores individuais. Aprimorar agentes inteligentes para autoatendimento e consultas avançadas de consumidores.

Operações da loja: Otimizar o planejamento do layout da loja gerando e testando planos de layout sob diferentes parâmetros. Otimizar o trabalho entre equipes. Treinar o time de vendas para manter relacionamentos de “clientela” bem-sucedidos por meio de recomendações em tempo real, relatórios de feedback e perfis de consumidores de alto valor, entre outros.

O que você achou de saber mais sobre o que é fashion tech? Quer ouvir a entrevista completa da Fashion Hub sobre a UMode? Confira:

quem é Fashion Hub?

Olá, somos o Fashion Hub, um programa que acelera soluções para a indústria da moda com impacto de inovação e sustentabilidade. Vamos iniciar por aqui uma conversa com vocês abordando pautas ligadas à tecnologia e ao mercado de moda, afinal, tudo que acontece e transforma este segmento é absorvido e captado de alguma maneira por nós, consumidores.

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar