O que é Moda Plural e porque ela representa o futuro da indústria?
No último sábado, 05 de Agosto, aconteceu em São Paulo o B.O.D.Y., evento focado em auto aceitação, corpo positivo e tudo o que envolve a complexidade de ser uma mulher. Nós estivemos presentes e, além da cobertura completa, o Steal the Look também realizou a curadoria do painel sobre Moda Plural, tema que tem tudo a ver tanto com o evento quanto com o que a gente mais acredita: a moda como ferramenta de autoestima e aceitação.
As convidadas à frente do painel abordaram temas que no final foram muito além do tema central, passando por autoestima, representatividade, indústria da moda e muito mais. Para quem não teve a oportunidade de curtir de perto, vamos trazer um pouco do tema para cá também! Afinal, o que significa a pluralidade na moda e porque ela tem o potencial de representar o futuro?
Quando falamos de moda plural, estamos falando diretamente de uma moda diversa e com mais representatividade de corpos, pessoas, identidades e grupos. Pode parecer simples no papel, mas pense nas marcas que você consome atualmente: quantas delas possuem pessoas gordas, LGBTQIA+, deficientes físicos, idosos, indígenas, pretos, asiáticos em seus catálogos? Quanta pluralidade realmente existe na moda que consumimos?
A moda é um veículo, uma das formas mais puras e primárias de comunicação. Através das roupas nos apresentamos e dizemos quem somos para os outros muito antes de falar a primeira palavra. Elas são uma extensão de nossa personalidade, portanto, é de extrema importância que todo mundo consiga e se enxergue na moda. Existir em uma sociedade, por si só, deveria ser o suficiente para uma pessoa ser parte do contexto da moda de maneira igualitária, com possibilidades de poder se vestir com autonomia e vivenciar experiências de consumo sem limitações e falta de acessibilidade.
Além disso, não pode haver sustentabilidade na indústria, sem antes termos uma Moda Plural. Enquanto não houver integração de beleza e corpos plurais não podemos ser completamente sustentáveis: o pilar sócio-cultural, junto com o ambiental e econômico, formam o tripé da sustentabilidade.
A Moda Plural é muito sobre acessibilidade, e sobre dar a todos o privilégio que poucos têm de se encontrar, se criar e se comunicar através das roupas. É sobre ampliar o olhar para a pluralidade de pessoas e corpos existentes, com intuito de amplificar vozes e intensificar movimentos, ultrapassando e vencendo barreiras de preconceito. E isso precisa ser mais que o futuro: tem que ser o agora.