O que é o Japandi, a nova tendência de decoração minimalista

por The Look Stealers

A decoração, assim como a moda e a beleza, também vive se atualizando com novas tendências. Entre as fortes apostas para 2021 no Brasil está o Japandi e, se você não faz ideia do que é isso, a arquiteta e nossa colaboradora Betth Garcia explica: "o Japandi é uma tendência de décor que une o escandinavo e o estilo wabi sabi, derivado do Japão e que exalta a arte da imperfeição."

Resumindo, o que isso significa é uma decoração baseada no "minimalismo, simplicidade e organização", diz Betth, "três características em comum entre o escandinavo e o wabi sabi". O Japandi é ainda uma fusão delicada, que agrada a muita gente por "transmitir calma e harmonia, e que vem se destacando na Europa desde 2018, 2019, e agora chega para valer no Brasil", complementa a especialista. Então agora que você já compreende em termos gerais o que é o Japandi, vamos explorar mais e melhor esse estilo de décor. 

Japandi - Japandi - Japandi - Japandi - Japandi - https://stealthelook.com.br
Foto: thegreathackshack (Pinterest)


_ paleta de cores

Tendo como base que o Japandi é uma mistura entre o escandinavo e a tranquilidade japonesa, não é de se surpreender que a sua paleta de cores seja bastante neutra. "No geral, vemos muitos tons claros", diz, "principalmente a variedade da cartela de brancos e cinzas, e o uso do areia."

Japandi - Japandi - Japandi - Japandi - Japandi - https://stealthelook.com.br
Foto: evermotion (Pinterest)

_ materiais

Natural é palavra de ordem para o estilo Japandi. Por isso, segundo a arquiteta Betth, "os materiais sempre estarão ligados a elementos naturais como pedra, madeira, cimento, tecidos crus." Nesse cenário, as estampas não têm vez e respeita-se muito a textura das matérias-primas, tradicionalmente mais foscas ou levemente acetinadas. Nada de brilho por aqui.

Japandi - Japandi - Japandi - Japandi - Japandi - https://stealthelook.com.br
Foto: greenandmustard (Pinterest)

_ peças-chave

Entre as peças-chave do Japandi, se destacam os móveis baixos, uma clara referência à decoração oriental - sobretudo, japonesa. "Essa relação cultural também passa para esse estilo através de bancos, mesas, camas e até sofás mais próximos ao chão", comenta a arquiteta. 

Essa escolha de móveis rebaixados traz uma sensação incrível de conforto e acolhimento na decoração de casa, apesar de não ser muito prática para todos. 

Japandi - Japandi - Japandi - Japandi - Japandi - https://stealthelook.com.br
Foto: lakaskultura (Pinterest)

_ onde está o minimalismo no Japandi?

A Betth é direta ao ponto na hora de evidenciar onde está o minimalismo do Japandi. "Como já dizia Mies Van Der Rohe, arquiteto alemão naturalizado norte-americano, 'o menos é mais!' e assim, dessa forma, se constrói o Japandi." Portanto, não espere por salas e quartos repletos de bibelôs e pontos de atenção. A regra é clara: menos móveis, apenas objetos que sejam úteis e nada de acumular itens desnecessários.

Aqui, aproveitamos para citar a especialista em organização Marie Kondo: se não te dá alegria, se livre da peça. Se te dá alegria, aí sim guarde. 

Japandi - Japandi - Japandi - Japandi - Japandi - https://stealthelook.com.br
Foto: Studio McGee (Pinterest)

_ onde está a simplicidade no Japandi?

Mas, e a simplicidade? Onde ela se encaixa no Japandi afinal? "A simplicidade vem através dos materiais e como eles são empregados no ambiente", explica a especialista, "sempre de forma discreta e harmônica."

Japandi - Japandi - Japandi - Japandi - Japandi - https://stealthelook.com.br
Foto: thelocalproject (Pinterest)

_ onde está a organização no Japandi?

Quanto à organização, "pra dar aquela paz interior, nada como tudo no seu lugar e muito bem organizado", diz. O que é uma regra relativamente simples de cumprir no Japandi, afinal são poucos móveis e objetos, o que torna fácil de saber onde guardar e setorizar os ambientes. 

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar