O que é skin cycling, o novo truque de skincare que está conquistando fãs
A rotina de skincare já faz parte do nosso dia a dia, mas essa paixão pelo cuidado com a pele, às vezes, acaba gerando um exagero na utilização de produtos. Misturamos vários ativos, abusamos da quantidade aplicada, ou até mesmo usamos produtos inadequados, tudo isso acaba danificando a saúde da nossa cútis. Pensando nisso, a dermatologista norte americana Dra. Whitney Bowe trouxe para as redes sociais a técnica do skin cycling, para ajudar seus seguidores a alcançar o resultado desejado de pele limpa e saudável sem agredi-la.
A técnica reforça o conceito de que menos é mais, e basta utilizar os produtos certos, com um intervalo de tempo que permita a sua pele respirar e se recuperar para obter um resultado incrível. O skin cycling é sobre evitar o uso de uma tonelada de ácidos e processos agressivos, através de um ciclo noturno de 4 dias, onde dois deles são destinados especialmente para hidratação e equilíbrio da barreira cutânea.
A dermatologista Dra. Whitney Bowe explicou que, para o dia, devemos manter uma rotina básica com limpeza, hidratação e proteção, mas que os processos para cuidados mais profundos devem ser feitos à noite. A técnica desperta curiosidade, então te contamos todo o passo a passo para você aderir ao skin cycling, vem com a gente:
noite 1
O primeiro passo do skin cycling é a esfoliação química, aquela feita através de cremes compostos, principalmente de ácidos que fazem as células mortas se desprendem da pele, deixando-a macia e com mais brilho. Limpe o rosto com um sabonete neutro, seque bem e depois aplique o produto ideal para as necessidades da sua pele. Essa primeira noite serve para preparar a pele, ajudando a eliminar as células mortas para ajudar na penetração dos ativos do dia seguinte.
noite 2
O segundo dia da rotina consiste na aplicação de retinol, que ajuda na aceleração da rotatividade das células, atuando principalmente no tratamento da acne, manchas e cicatrizes, além de reduzir a aparência de linhas finas e rugas. A Dra. Whitney ressalta que o retinol é um produto indispensável para o skincare, mas que deve ser usado com moderação, já que o seu uso diário pode gerar irritações e inflamações na pele. Por isso, o skin cycling é a combinação perfeita para esse ativo, uma vez que o ciclo proposto permite que a pele se recupere antes da próxima aplicação do produto. Para evitar esses danos, você também pode usar um hidratante junto com o retinol, especialmente se a sua pele for mais sensível.
noite 3 e 4
A partir da terceira noite, é tudo sobre hidratação, nutrição e reequilíbrio. É hora de deixar a pele relaxar e se recuperar dos processos que sofreu, reconstruindo a sua barreira natural. Nesses dois dias, aposte em soros hidratantes ou cremes, mas tome cuidado para não escolher produtos com ativos usados nos dias anteriores. A Dra. Whitney diz que apostar no ácido hialurônico, glicerina e ceramidas são ótimas escolhas. E então no fim do quarto dia, recomece o ciclo.
recomendações
O skin cycling é recomendado para todos os tipos de pele, especialmente porque os produtos são livres e devem ser escolhidos de acordo com as suas necessidades. Além disso, os ciclos noturnos podem ser ajustados, diminuindo ou aumentando os dias de recuperação, ou de esfoliação. Pessoas com peles acneicas e oleosas, por exemplo, podem reduzir um dia de hidratação, uma vez que a produção de sebo e óleos naturais são maiores, evitando o ressecamento. Neste caso pode ser feito um ciclo de 3 dias, com apenas um para hidratação.
Embora o skin cycling funcione, em geral, para todos os tipos de pele, vale também ficar em alerta se a sua pele precisa de um tratamento constante, aplicando ativos com maior frequência do que a cada quatro dias, como é o caso de acnes inflamatórias. Pessoas com rosácea também devem ficar atentas e consultar o seu médico antes de adotar a rotina.