O que é soroterapia, quanto custa e por que fazer?

por Sofia Stipkovic

Me lembro da primeira vez que vi algo sobre soroterapia, foi em um episódio de Keeping Up with the Kardashians em que Kendall Jenner e Hailey Bieber faziam o tratamento para se recuperar da correria do trabalho e reforçar a imunidade. A modelo estava em casa e chegaram enfermeiros, que aplicaram soro na sua veia, enquanto ela dizia o quão preocupada estava com a sua saúde. Mas foi só isso e, como quase tudo no reality show das irmãs Kardashian-Jenner, passou tão rápido que eu continuei me perguntando: mas afinal, o que é soroterapia?

Há algumas semanas, a soroterapia ressurgiu na minha vida, ou melhor, na minha caixa de entrada do e-mail e eu decidi investigar os benefícios, indicações (e contraindicações), quem faz e como se sente, e quanto custa.

Hailey Bieber - moletom - soroterapia - Inverno - Califórnia - https://stealthelook.com.br
Foto: Hailey Bieber em Keeping Up with the Kardashians (Reprodução)


o que é a soroterapia?

A soroterapia visa a reposição ou a suplementação de vitaminas, aminoácidos, minerais e antioxidantes, além de "elementos como precursores de colágeno, aceleradores metabólicos e fortalecedores de imunidade", de acordo com a Dra. Paula Peres, médica e fundadora da BV LONGEVITY. É um procedimento intravenoso, isto é, um soro é aplicado na veia do paciente e o tratamento pode ser realizado em uma ou várias sessões a depender da necessidade de cada pessoa. 

Aliás, esse é outro ponto: a soroterapia é muito individualizada e antes de determinar que tipo de reposição ou suplementação o paciente precisa, o mesmo deve ser avaliado por uma equipe médica. Segundo a Dra. Paula, "é interessante uma consulta com nutrólogo e um check-up laboratorial básico para se entender as necessidades e individualidades de cada organismo."

Assim como eu vi acontecer em Keeping Up with the Kardashians, na maioria das vezes a soroterapia pode ser realizada em casa. Uma equipe de enfermagem vai até onde você estiver com os equipamentos necessários, ou você pode ir até uma unidade de infusão. Pelo menos é assim que pode ser feito na BV LONGEVITY, unidade conceito do Grupo Bello Vero localizada em São Paulo, com a qual conversamos para essa matéria.

para quem é a soroterapia?

Qualquer pessoa pode desejar fazer a soroterapia e é válido dizer que o tratamento é seguro. Porém, como qualquer procedimento, existem algumas contraindicações como pessoas com alergia ou intolerância a determinadas medicações ou componentes. Por isso é essencial a procura por uma clínica e um profissional bem certificados.

Hangover Club - jeans e camiseta - soroterapia - Verão - soroterapia - https://stealthelook.com.br
Foto: Hangover Club (Reprodução/Pinterest)

por que fazer a soroterapia?

Por se tratar de uma reposição ou suplementação de diversos elementos, a soroterapia pode ser indicada para inúmeros fins. Entre os mais comuns estão queda de cabelo, baixa imunidade, ansiedade, depressão, falta de disposição, aumento de massa muscular e emagrecimento. E a sua maior vantagem é a rápida absorção dos nutrientes por ser intravenoso.

como você se sente depois da soroterapia?

Nós não tivemos a chance de testar a soroterapia, mas conversamos com a Natalia Martins, influenciadora e empresária à frente da Natalia Beauty Group, que não só se tornou adepta como decidiu investir com mídia e mind for equity. Ela tem feito o procedimento há quatro meses e hoje faz sessões semanais. "Percebo que a minha disposição, em geral, fica muito melhor", conta, "minha pele e meu cabelo melhoraram significativamente depois do início das sessões de soroterapia, além de aumentar a minha performance nos treinos."

a cada sessão minha saúde e qualidade de vida apresentam significativas melhoras: cabelo, unhas, pele, humor, disposição, qualidade do sono. Me sinto revitalizada e muito mais saudável.

Perguntamos se dói - porque sabemos que você também pensou nisso e gostaria de saber! - e a resposta da Natalia foi "de forma alguma", e ainda completou dizendo que "é muito tranquilo, tanto que muitas vezes enquanto recebo a soroterapia, simultaneamente, faço reuniões ou planejamento com a equipe."

Claro que não basta se sentir melhor para determinar a eficácia da soroterapia. Idealmente deve-se fazer exames laboratoriais seriados, consultas médicas e acompanhamento com exame de bioimpedância ao longo das sessões, como nos confirmou a Dra. Paula.

Natalia Beauty - camisa - soroterapia - Inverno - soroterapia - https://stealthelook.com.br
Foto: Natalia Martins (Reprodução/Instagram)

quanto custa a soroterapia?

Essa é a pergunta que não quer calar. Infelizmente a soroterapia não está disponível no SUS e ainda não é coberta por planos de saúde. É um tratamento particular e "cada sessão varia, em média, de R$500 a R$2.000, a depender do tipo de protocolo e quantidade de componentes", segundo a Dra. Paula. 

Se você se animou ao saber o que é soroterapia, seus benefícios e até cuidados, continue a pesquisa junto a um especialista para determinar se faz sentido para você este tratamento. Afinal, é fundamental relembrar aqui que com a saúde não se brinca.

Você também vai gostar