O que é techwear e tudo o que você deveria saber sobre essa nova tendência

por The Look Stealers

Novas tendências surgem praticamente todos os dias, mas apenas algumas ganham visibilidade e espaço no armário das fashionistas mundialmente. Há alguns meses, começamos a notar uma nova macro tendência crescendo e conquistando seu espaço, o techwear. Visualmente o termo consiste em um estilo cyberpunk, pós-apocalíptico, quase digno de Hollywood. 

A trend vem como uma evolução do streetwear e teve sua origem na Ásia, mais precisamente no Japão e na Coreia do Sul. O techwear caminha para uma linha mais futurista e utilitária, e apesar de terem um ar tecnológico, a realidade das peças é que são muito mais cheias de acessórios do que efetivamente carregadas tecnologias vestíveis. 

Para entender um pouco mais dessa nova tendência, contatamos Isabela Bez - Expert do futuro na WGSN - empresa líder em tendências de comportamento e consumo - e perguntamos tudo o que queríamos saber sobre o techwear. Vem com gente:

It girls - techwear - techwear - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Agent 006400 (Reprodução/Instagram)

__o que é por definição techwear?

I.B.: A estética do techwear dentro da moda tem evoluído. O foco do techwear com materiais esportivos, bolsos volumosos e detalhes utilitários que chamam atenção e respondem às necessidades funcionais do trajeto ao trabalho marcou os últimos anos.

Segundo nossa macrotendência “conectados” para a Primavera/Verão 22, o techwear será atualizado através de materiais de alta-performance e detalhes que oferecem soluções protetivas e adaptáveis para necessidades específicas, como costuras coladas, zíperes à prova d’água, tecidos respiráveis, além de proteção contra germes, poluição e raios UV.

_qual a relação da ascenção do termo com a pandemia?

I.B.: Em 2020, antecipamos a ascensão da proteção e da performance como uma tendência que seria acelerada pela pandemia. Os seres humanos se adaptam para sobreviver e querem estar preparados para qualquer eventualidade que os coloque em risco, por isso definimos como estratégia, para diminuir a ansiedade do consumidor, apostar em roupas protetivas e que ofereçam segurança. 

_por ser uma estética utópica quase pós-apocalíptica, será que a tendência faz sentido após o fim da pandemia?

I.B.: Na macrotendência “maravilhados” para o Outono/Inverno 22/23, novas tecnologias e materiais vão impulsionar os seres humanos a buscarem expressões extremas e experimentais que ultrapassem os limites entre mundo real e virtual, criando um senso de escapismo para um mundo que estimula nossas imaginações. Através da estética futurista, o techwear será atualizado com foco no volume para criar silhuetas expressivas e chamativas.

It girls - techwear - techwear - Inverno - Runaway - https://stealthelook.com.br
Foto: HYKE X The North Face (Reprodução)

_o techwear está diretamente ligado ao mundo dos games, qual a previsão do setor crescer dentro da moda? E vice versa?

I.B.: A indústria de games representa 2,7 bilhões de dólares globalmente e tem se tornado cada vez mais mainstream. Nesse cenário, os usuários desejam mais opções na maneira de expressar sua personalidade nos jogos - 59% do gasto dentro do game Fortnite em 2018 foi em roupas para as personagens.

Na moda, o escapismo para o mundo digital define a tendência “maravilhados” para o Outono/Inverno 22/23, através de cores intensas e peças expressivas que levam os consumidores para uma jornada imaginária - estamos acompanhando a influência do metaverso, que permitirá que as roupas existam no mundo físico e virtual.

_a moda é um reflexo dos tempos, seria o techwear um reflexo do zeitgest atual?

I.B.: A WGSN acompanha a tendência “modo de sobrevivência” mesmo antes da pandemia, como uma resposta às preocupações crescentes com crise climática, ataques terroristas e desastres naturais. Prevemos uma evolução para 2022, num cenário de busca por segurança e proteção em um mundo dominado por medo e incerteza, que se traduz em produtos adaptáveis que trazem soluções necessárias para a sobrevivência.

_qual a diferença do techwear para o utilitário?

I.B.: Diferente da estética techwear, o utilitário define tendências práticas que atualizam as peças de diferentes estéticas para aumentar a funcionalidade no dia a dia, como um blazer que ganha um tecido de alta-performance e bolsos inspirados na moda esportiva - detectamos um aumento de 53% de detalhes técnicos e de performance na moda masculina no varejo do Reino Unido, de agosto a novembro de 2020.

It girls - techwear - techwear - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Geometrieva (Reprodução/Instagram)
Deixe um Comentário
Você também vai gostar