É impossível falar dos anos 70/80 sem mencionar o Studio 54. Mesmo existindo por apenas três anos, a famosa discoteca popularizou o gênero disco e trouxe para os jovens da época, um lifestyle mais livre e divertido, em contrapartida com as repressões e ameaças de guerra constantes.
Celebridades de todo o mundo se reuniram na discoteca para desfrutar da liberdade e diversão que reinavam ali, sem temer represálias, proibições e, principalmente, os paparazzi - pelo menos por alguns anos. O legado da discoteca é um marco na história da moda, repleto de paetês, brilho, cores vibrantes, ousadia nos trajes e muito mais.
Como uma resposta à década de 1970, e seu movimento contra tudo que era fútil e material. O início dos anos 80 marcou uma nova Era, de muito glamour e exagero, e o Studio 54 foi um reflexo disso, tendo sua estreia em 1977. No ambiente envolvente do night club, era possível desfrutar de alguns drinks com Mick Jagger, conversar com Liza Minnelli e até dançar na companhia de Cher. Tudo em uma atmosfera única, repleta de euforia, liberdade e diversão.
Localizada em Nova York, a boate era conhecida como refúgio das celebridades e das pessoas disruptivas da época, sendo considerada uma das maiores discotecas do mundo.
Vários ícones da música passaram e performaram por lá, incluindo Village People, Donna Summer e James Brown.
A entrada da boate era controlada a dedo, aqueles que eram considerados estilosos e importantes, eram os escolhidos para entrar no Studio 54. Apesar de ser um refúgio para as celebridades, algumas até eram barradas de entrar.
A porta era como um tapete vermelho, as roupas usadas lá refletiam a extravagância e a exuberância da época, caracterizada por uma mistura de estilos que variam desde o glam rock até o punk. Os frequentadores do Studio 54 geralmente optavam por roupas brilhantes, justas e chamativas, como calças de cintura alta, tops decotados, macacões, saias curtas, jaquetas de couro, e muita lantejoula e tecidos metalizados.
As roupas eram frequentemente adornadas com acessórios extravagantes, como grandes brincos, colares vistosos, cintos largos e óculos de sol exagerados.
Esse estilo único e extravagante do Studio 54 marcou o final dos anos 70 e inspirou toda uma geração de 1980 em diante, sendo impactante e deixando o seu legado na história da moda.