Quando falamos da moda dos anos 60, imediatamente pensamos em minissaias, tailleur poderosos, vestidos listrados e tudo aquilo que a modelo Twiggy usava. A década sessentista foi uma virada de chave para diversos setores e grandes mudanças foram impostas pela juventude da época. Mas será que algo que era tendência nos anos 60 faz parte da nossa vida hoje?
É claro que sim! Como sempre falamos, a moda é cíclica e eterna e as tendências do ano, ou da temporada, nunca surgem do dia para a noite, elas sempre são resgatadas de décadas passadas e reinventadas para as necessidades atuais.
Recentemente começamos a notar muitas semelhanças e paralelos da moda de 2021 com a moda dos anos 60, e percebemos o quanto da década sessentista está presente no nosso armário contemporâneo. Não acredita? Vem com a gente ver o que era tendência nos anos 60 e estamos usando hoje e já aproveita para assaltar o armário da avó:
A bermuda de alfaiataria já faz parte do armário das mulheres há décadas, vivendo diversos revivals com o decorrer dos anos. O item que teve origem lá na década de 60, foi tendência no verão passado e vai continuar sendo nas próximas estações.
Não tem como ver o combo minissaia + bota cano longo e não lembrar de Sharon Tate. A bota de couro alongada e de salto bloco era uma grande tendência nos anos 60 e a mais atual que existe, não têm uma pessoa que não está desejando o item para os looks desse inverno.
Não só o conjunto de tricô, como todos os conjuntinho em geral, eram a grande aposta das fashionistas sessentistas. A unidade e a sofisticação dos conjuntos foi extremamente valorizada na década, algo que estamos aprendendo a amar em 2021.
Apesar de remeter aos hippies e à expansão de consciência oferecida pelos alucinógenos da década de 70, a estampa psicodélica teve sua origem no final dos anos 60. Sendo uma evolução das padronagens geométricas, que eram favoritas do período.
Não tem como falar do que era tendência nos anos 60 e não falar dos lenços de cetim, principalmente usados em torno da cabeça. O acessório era considerado elegante e estiloso e foi muito usado por todas as gerações e classes sociais durante a década.
A década de 60 é conhecida como a década da minissaia, graças à Mary Quant - estilista britânica responsável pela criação do bottom - e suas ousadas criações. O item era definitivamente a tendência nos anos 60, pois refletiam o espírito livre da juventude da época.
Sabe aqueles lindos coláres de pérolas usados pelas nossas avós? Pode acreditar que eles vieram da década de 60. Os baby boomers foram ensinados a valorizar as jóias e tê-las acompanhando toda a vida, por isso sempre vemos pérolas nos armários de nossas avós. E não é que o acessório voltou?