Campina Grande organiza o maior São João do Brasil. A festa acontece há 40 anos no Parque do Povo, no Centro. Ela dura 30 dias e movimenta toda a cidade com muita música, comida, stands e uma programação que fomenta a cultura local.
Nós fomos até lá a convite da Seda para conferir tudo. Foram 48 horas aproveitando não só a festa, mas também visitando pontos turísticos, apreciando a culinária tradicional e conhecendo a história da cidade. Vem ver o tudo o que rolou:
No primeiro dia, chegamos e fomos direto almoçar no Manoel da Carne de Sol, um restaurante super tradicional, que existe desde 1961. Ele serve comidas típicas nordestinas, com muito sabor e um atendimento incrível.
Recomendamos muito o filé mignon de carne de sol, que vem acompanhado de farofa, macaxeira e vinagrete. Além disso, a linguiça, que é feita por eles e frita na hora, é uma delícia! Para a sobremesa, o queijo coalho com doce de leite é a pedida certa.
Depois fomos conhecer a ativação de Seda no Parque do Povo. Quem passa por lá pode fazer penteados e colocar acessórios típicos do São João no cabelo em uma das penteadeiras disponíveis. Além disso, há um espaço para fotos, que são projetadas no telão da parte exterior do espaço. Amamos!
O nosso primeiro dia na festa foi com os shows do Tarcísio do Arcodeon, Taty Girl, Lipe Lucena e Eliane. As apresentações foram muito boas e o público é bem animado! O São João de Campina Grande ainda tem várias barracas com comidas, bebidas, stands com atrações interativas, competição de quadrilha e palco cultural com apresentações de artistas locais.
No outro dia, fizemos um tour por Campina Grande no Ônibus do Forró. É um passeio imperdível! Ele passa pelos pontos turísticos da cidade e conta a história de cada um em forma de cordel e com muita música. Há uma banda, cantora e, claro, o cordelista. O veículo é panorâmico e todo decorado com bandeirinhas e símbolos típicos de São João. Achamos muito divertido!
O almoço foi no Tábua de Carne, que fica no bairro Jardim Tavares. Como o nome já sugere, ele tem muitos tipos de carne e os acompanhamentos são incríveis. O destaque vai para a paçoca — uma farofa de carne de sol — e o pirão de queijo, que são uma delícia.
Depois, partimos para a Vila Sítio de São João, outro lugar muito tradicional. Lá foi construída uma “mini cidade”, com espaços que reproduzem como eram as casas e comércios de Campina Grande na época de seu surgimento. É um espaço bem grande que tem barracas de artesãos locais, parque, quadrilhodromo, atores representando os primeiros moradores da cidade e muita música.
O segundo dia de festa teve shows de Simone Mendes, Felipe Amorim, Japãozin e Iohannes. O parque estava lotado, com 57 mil pessoas curtindo as atrações. Foram apresentações muito divertidas, com muitos hits e pirotecnia. É um evento gigante e muito legal!
O São João de Campina Grande acontece até o dia 1º de julho e ainda vão rolar shows de Calcinha Preta, Zé Vaqueiro, Naiara Azevedo, Gustavo Mioto, Alok e muitos outros. Amamos muito essa experiência!