O que significa a sigla Y2K? E por que a moda está obcecada por ela?

por Giulia Coronato

Se você acessa plataformas de moda, internacionais ou nacionais, e adora seguir perfis do Instagram com dicas de looks e tendências, você provavelmente já se deparou com a sigla Y2K. Apesar de parecer complexa e difícil de entender, a abreviação significa literalmente anos 2000. Sim, Y2K = year 2000 ou, em português, ano 2000.

Quando você pensa no estilo Y2K, provavelmente a primeira pessoa que venha à mente seja Paris Hilton, mas outras personalidades e artistas dessa geração, como Destiny's Child e Britney Spears, lideraram as tendências de moda da época, sendo responsáveis até hoje pela caracterização da década. Qualquer coisa que essas celebridades usassem estava destinada a se tornar um hit popular e, em questão de meses, ser usado por todos os jovens daquela geração. 

Recentemente, muitas peças e tendências do início dos anos 2000 ressurgiram no cenário fashion, graças ao TikTok e às influenciadoras da plataforma, como Emma Chamberlain, Suede Brooks, Victoria Paris, Addison Rae e por aí vai. Amadas por alguns, odiadas para outros, ao que tudo indica as trends Y2K são a nova obsessão fashion e estão aqui para ficar. Não acredita? Vem comigo: 

It girls - Y2K - Y2K - Primavera - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Anaa Saber (Reprodução/Instagram)

Controversas e polêmicas, as tendências e peças derivadas dos anos 2000 carregam muita personalidade, padronagens e não dão espaço para minimalismo. O mix de estampas, materiais e estilos é mais do que aprovado pelo mood Y2K, e quanto mais informação de moda, melhor. Aqui vemos influências claras de uma vibe sporty, do preppy e do movimento futurista. 

It girls - Y2K - Y2K - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Carla Calla (Reprodução/Instagram)

As lentes coloridas são uma das tendências mais fortes do início do século e já marcam presença nas produções das influenciadoras gringas há anos. Hoje, o item se tornou um dos pilares do estilo Y2K e pode ser encontrado em diversos modelos e armações. 

It girls - Y2K - Y2K - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Imani Randolph (Reprodução/Instagram)

Os vestidos de tricô com padronagem degradê eram hit nos anos 2000 e depois de passarem mais de uma década apagados do cenário fashion, prometem voltar em 2022. A mesma coisa vale para os cintos sobrepostos, que não têm muita funcionalidade, mas são itens necessários no estilo 2YK.

It girls - Y2K - Y2K - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Dev Apollon (Reprodução/Instagram)

Fala sério se esse look não parece ter sido tirado diretamente de um filme adolescente dos anos 2000? A calça de cintura super baixa com o top sexy de estampas chamativas eram o combo favorito das celebridades mais populares da década e, apesar de dividir opiniões, ainda têm seu espaço no guarda-roupa das fashion girls atuais. 

It girls - Y2K - Y2K - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Devon Carlson (Reprodução/Instagram)

Devon Lee Carlson é uma das precursoras do estilo Y2K, e mesmo antes da criação do TikTok e do auge da estética no aplicativo de vídeos, a influenciadora já trazia peças vintages e tendências da década em seus looks cotidianos. 

It girls - Y2K - Y2K - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Suede Brooks (Reprodução/Instagram)

Você já viu algo mais Y2K do que um conjunto de moletom de plush? O tecido sintético de pelinhos curtos e brilhantes é a versão kitsch do veludo e deu o tom dos invernos durante a década mais polêmica da história da moda. Apesar de muita gente ainda torcer o nariz ao se deparar com uma versão contemporânea, pode acreditar que muitas fashionistas GenZ ainda vão apostar na trend

Deixe um Comentário
Você também vai gostar