O roteiro infalível para curtir Copenhagen – a nova queridinha do circuito da moda

por The Look Stealers

* Conteúdo escrito pela plataforma Spice up the Road

Copenhagen - que fica em duas ilhas de frente para o extremo sul da Suécia - é uma cidade encantadora que equilibra perfeitamente todas as vantagens e atrações que você espera de uma capital nacional, ao mesmo tempo em que mantém a sensação aconchegante e segura de uma pequena cidade. O destino já afirmou seu lugar entre as capitais da moda da Europa. A cidade tem recebido cada vez mais atenção como um destino turístico popular nos últimos anos, não só ser a famosa capital mais feliz do globo, mas também por ser a cidade da moda mais sustentável do mundo, o que a colocou no centro do mapa da moda mundial. A Copenhagen Fashion Week se diferencia das semanas de moda populares, por sua abordagem na qual marcas participantes devem atender aos padrões mínimos de sustentabilidade. E é esse evento que está se aproximando!

Mas, vale ressaltar que a capital Dinamarquesa vai muito além da moda. Respira design, com um ar jovem, transformando aquele estereótipo escandinavo clássico, em uma cidade moderna, elegante e colorida que vem chamando atenção dos antenados. Com restaurantes renomados, cafés dentro de galerias de arte, vida noturna agitada, mercados descolados e lojas criativas, há muito o que se ver e fazer por lá. Separamos um guia com o melhor de Copenhagen, que os fashionistas adoram.

Copenhagen - cidade -  Copenhagen - inverno  -  Copenhagen - https://stealthelook.com.br
Foto: asundgren (Reprodução)

_o que fazer

Tudo se passa em uma paisagem que remonta a séculos passados, onde em uma orla, chamada Nyhavn, fica um dos principais cartões portais da cidade, com um porto do século 17 com navios de madeira, barcos modernos e prédios multicoloridos. Na freetown Christiana, que foi colonizada por invasores hippies em 1971, você encontra diversos grafites pelas ruas e, no bairro super cool Nørrebro, uma região multicultural e moderna.

Para quem ama arte e design, Copenhagen também é um belo destino. O SMK é perfeito para os adoradores de arte moderna, com uma coleção de arte contemporânea da Europa e da Escandinávia. O Deisgnmuseum é parada obrigatória para qualquer pessoa interessada no design dinamarquês – só o edifício é uma obra de arte em si. Já o Louisiana Museum of Modern Art, que fica na costa a 40 quilômetros ao norte de Copenhagen, apresenta obras de artistas de todo o mundo como Miró, Picasso e Lichtenstein, com uma coleção de 4.000 peças.

CopenHill, que incorpora uma série de princípios sustentáveis, é muito mais do que uma usina de energia, ele conta com uma pista de esqui na cobertura além de uma trilha para caminhadas e a mais alta parede de escalada do mundo. Já o Tivoli Gardens atrai visitantes desde o século 19 como um parque de diversões que combina jardins bem cuidados e montanhas-russas no centro de Copenhague.

Vale ressaltar que Copenhagen é uma cidade maravilhosa para se visitar de bicicleta. Existem inúmeras ciclovias espalhadas e pontos lindos da cidade para se conhecer em duas rodas.

Copenhagen - viagem - Copenhagen - inverno  - Copenhagen - https://stealthelook.com.br
Foto: Lille Bakery (Reprodução/Instagram)

_o que comer

Apesar de seu tamanho pequeno, Copenhagen é repleta de tradições alimentares e conta com uma cena gastronômica gigante, com mais de 15 restaurantes com estrelas Michelin, uma variedade de restaurantes da culinária nórdica, inúmeros locais de street food e claro, diversas opções da culinária internacional.

Para começar bem o dia, Sonny é um ponto de encontro moderno que atrai um público estiloso em busca o famoso avocado sandwich. Já o café-confeitaria Mirabelle é uma graça, com ladrilhos geométricos e um menu recheado de delícias. Lille Bakery é uma das favoritas da cidade para se deliciar com diversos pães, doces e o famoso cinnamon roll, muito popular no país. Para a turma ultra saudável, o 42 Raw é onde você encontra opções nutritivas como matcha chia bowls, hambúrguer vegetariano e sucos verdes.

Copenhagen - viagem - Copenhagen - inverno  - Copenhagen - https://stealthelook.com.br
Foto: Royal Smushi Cafe (Reprodução/Instagram)

O Royal Smushi é aquele lugar mega instagramável com paredes e móveis em tons pastéis, misturados com grandes lustres e grandes pinturas clássicas e um design escandinavo minimalista. O Atelier September fica em uma antiga galeria no centro de Copenhagen e conta com uma vibe chique. Omar é um restaurante local que oferece absolutamente todas as opções de patos típicos. Pastis é o famoso bistrô francês de Paris, muito bem frequentado na cidade e Fabro, o lugar favorito para os amantes de pasta. Quem busca conhecer um pouco da cena da street food, o Reffen é o local.

Para um jantar animado, o BRUS é um dos locais mais bacanas na cidade, uma mistura de loja, cervejaria e restaurante. O Baka d’ Busk fica no badalado bairro de Nørrebro e é ótimo para um menu de degustação vegetariano e vinho orgânico e o Corsa, o lugar ideal para comer uma bela pizza napolitana e degustar um Aperol, junto a tantos fashionistas. Agora quem quer conhecer alguns dos principais restaurante da cidade, o lugar é o Noma, premiado como 'Melhor Restaurante do Mundo' quatro vezes, oferecendo pratos criativos e técnicas requintadas da gastronomia nórdica.

Na hora do happy hour, o Beau Marché, um café e bar de vinhos escondido atrás de uma loja de design, é um dos favoritos. No verão, o pátio é o lugar perfeito para fugir da cidade. O Apollo bar oferece mais do que um mercado de pulgas, é também onde a multidão da moda se encontra para beber. O Pompette é um pequeno bar em Nørrebro onde a bebida do dia geralmente é um vinho natural especial.

Illum - viagem - Copenhagen - inverno  - Copenhagen - https://stealthelook.com.br
Foto: Illum (Reprodução/Instagram)

_para comprar

Para quem gosta de bater perna sem pressa, a Strøget é a maior rua comercial de pedestres da Europa, repleta de uma bela mistura de lojas de grife e bons achados. Já a Illum é a loja de departamentos de luxo da cidade, um ótimo destino para conhecer todas as marcas escandinavas disponíveis  em um só lugar.

Para os amantes de design e produtos para casa, próximo a Illum encontra-se a Illum Bolig, uma loja de departamentos de luxo com produtos para a casa. Fundada em 1925, a Bang & Olufsen - sim uma empresa dinamarquesa – é famosa por sua incrível qualidade de áudio e som e sua loja é um show. A Hay House é um dos melhores lugares para ver o que há de novo e interessante no design dinamarquês contemporâneo. E a Stilleben, uma boutique independente, exibe objetos únicos como têxteis, móveis, joias, gravuras e arte original, ressaltando o trabalho de artistas e designers dinamarqueses promissores.

Copenhagen - viagem - Copenhagen - inverno  - Copenhagen - https://stealthelook.com.br
Foto: Holly Golightly (Reprodução/Instagram)

Uma visita a Holly Golightly é obrigatória para qualquer amante da moda em Copenhagen. A concept-store é um tesouro eclético repleto de itens selecionados à mão de diferentes lugares do mundo. A ex-modelo Stine Goya é um dos nomes mais fortes da moda local, com peças conhecidas mundialmente na loja que leva seu nome. A Rains vende apenas produtos à prova d’água como jaquetas, casacos e acessórios com a maior qualidade. E a Storm e Wood Wood são aquelas lojas para encontrar produtos diferenciados e ultra bacanas. São roupas, sapatos e acessórios com foco em design e arte.

Para quem adora um brechó, vale a curta viagem de trem para fora da cidade até o mercado de pulgas de Gentofte. Lá você vai encontrar uma variedade de peças de marcas boas, deixadas pelos residentes mais bacanas do país. Ou senão vá até a Jérôme Vintage onde você encontrará peças de designer penduradas ao lado de fora com preços especiais.

Os aficionados em food markets, principalmente nas viagens, precisam conhecer o Torvehallerne, o mercado público mais popular de Copenhaguen. Lá são mais de 60 barracas que vendem de tudo, desde peixes e carnes frescas até chocolates gourmet e especiarias. Uma forma de conhecer mais da cultura e gastronomia local. Só a visita já vale o programa.

Se você é amante de viagens e não vê a hora de poder sair por ai explorando o mundo todo, já baixe o aplicativo On The Road, disponível em Android e IOS. Lá você encontra dicas de restaurantes, bares, lojas e a equipe do STL criou alguns roteiros dos lugares que mais amam em São Paulo e Amsterdã, lugar onde a Sofia Stipkovic, nossa gerente de conteúdo, mora. Baixe o app e confira todas as dicas das look stealers.

Você também vai gostar