Estamos tão habituadas com certos modelos de roupas, sapatos e acessórios que quase nunca paramos para pensar sobre suas origens. No entanto, muitas das peças que usamos atualmente, na verdade fazem parte do guarda-roupa feminino já há vários séculos e muitas vezes ainda têm histórias superinteressantes por trás da sua criação. A espadrille, sapato queridinho das francesas, não foge à regra.
A ideia de trançar solados a partir de uma planta chamada Espartos (daí o nome, espadrille) como forma de isolar os pés do frio, do calor e também da umidade surgiu na Espanha, lá atrás, em meados do século XIV - sim é muitíssimo tempo!
Após um longo período longe dos holofotes, Yves Saint Laurent foi o responsável por trazer o modelo de volta à tona em uma coleção exibida nos anos 70. Para a ocasião o designer francês inovou e deu novo fôlego à versão original e flat ao acrescentar um salto anabela revestido por corda, à semelhança do que conhecemos hoje por espadrille.
Talvez venha daí a relação de amor que as french girls desenvolveram com esse par. Afinal, a partir desse ponto as espadrilles tomaram uma posição de prestígio da qual nunca mais saíram. Não acredita? Então vem com a gente que por aqui te damos provas disso, olha só:
Combinação certeira, descomplicada e infalível: macacão + espadrilles.
Mais french, só mesmo se o look for arrematado por boina e óculos de mood vintage!
O complemento ideal para as espadrilles? Bolsas de palha, é claro!
Vichy + bolsa de palha + espadrilles: mais french impossível!
Look em dose dupla para mostrar que por lá as espadrilles são mesmo mania nacional. Ah, e elas têm tudo para seguir o mesmo caminho por aqui, viu?
As calças de barra cropped deixam a amarração no tornozelo em evidência potencializando o poder de ambas as peças.
Olha o combo de estilo bacanudo de novo aí, gente! Estamos falando do vichy + espadrilles, é claro!
Por aqui outros modelos belíssimos para você aderir à vibe french pra ontem: