Os acessórios mais icônicos das novelas brasileiras

por Yuri Santos

Quem nunca assistiu a um filme ou série e sentiu vontade de “roubar” o look ou acessório de um personagem? Aqui no Brasil, quem despertou esse desejo e ditou tendências foram elas: as novelas brasileiras.

Como já comentamos por aqui, as novelas têm uma influência poderosa no estilo das brasileiras. Elas apresentam novas culturas, despertam desejos e levam essas referências direto para o nosso guarda-roupa. Seja com peças de roupa, cores de esmalte ou acessórios, as novelas inspiram e trazem novos estilos das telinhas para a vida real. 

novelas brasileiras
Foto: Giovanna Antonelli (Reprodução/Rede Globo)


os acessórios mais marcantes das novelas brasileiras

Hoje, vamos relembrar os acessórios mais icônicos que marcaram presença nas novelas e conquistaram o visual das brasileiras. Vem conferir:

anel pulseira da Jade de O Clone

É impossível falar sobre o impacto das novelas no nosso estilo sem citar "O Clone". A trama dos anos 2000 conquistou o público, mas quem realmente brilhou foi o estilo da Jade. Entre véus, makes marcantes e saias estilosas, um item virou febre: o anel pulseira — conhecido até hoje como “pulseira da Jade”. O acessório se tornou desejo imediato das noveleiras e tomou conta das vitrines (e das nossas mãos).

tiara de arco-íris da Valéria de Carrossel

Direto das novelas infantis, um acessório virou febre entre as meninas dos anos 2010: a tiara de arco-íris da Valéria, de "Carrossel". Interpretada por Maísa, a personagem era adorada pelas crianças da época e influenciou o estilo de muitas delas durante a exibição da novela. A tiara colorida virou objeto de desejo — quase todas as meninas tinham ou queriam ter a famosa peça no look.

capa de celular de soco inglês da delegada Helô

Giovanna Antonelli é uma verdadeira it girl das novelas. Seus personagens sempre usam acessórios e peças que se destacam e rapidamente viram desejo entre as brasileiras. Um dos maiores exemplos é a icônica capinha de celular com formato de soco inglês da delegada Helô, em "Salve Jorge". O item virou febre no país e se transformou em um dos acessórios mais marcantes da época.

maxi acessórios da Maya de Caminho das Índias

A novela "Caminho das Índias" foi um marco na história da televisão brasileira. Além da trama envolvente e da imersão na cultura indiana, um dos grandes destaques foi a caracterização dos personagens — especialmente os acessórios. Diferente de outras novelas, que popularizaram peças específicas, o grande sucesso aqui foram os maxi acessórios usados por Maya, personagem de Juliana Paes.

cintos estilosos da delegada Helô

Provando que é uma verdadeira trendsetter, Giovanna Antonelli também deixou sua marca em "Salve Jorge" com os looks da delegada Helô. Além das produções estampadas e do mix de acessórios, os cintos ganharam destaque absoluto no visual da personagem. Modelos com estampa de cobra, versões duplas ou com formatos geométricos rapidamente se tornaram os queridinhos das fashionistas da época.

luvas da Maria Joaquina de Carrossel

Outro grande hit de "Carrossel" foram as luvas da personagem Maria Joaquina, vivida por Larissa Manoela. Apesar das atitudes nada simpáticas, a personagem chamava atenção pelos looks escolares com as icônicas luvas brancas. Mais uma vez, o acessório ganhou popularidade e se tornou objeto de desejo entre as fãs da novela.

gargantilha da Laura de Celebridade

Uma das principais novelas dos anos 2000, "Celebridade" explorava até onde alguém pode ir para alcançar a fama. A vilã Laura foi um dos grandes destaques da trama — não apenas por suas atitudes, mas também pelo seu acervo de gargantilhas. O acessório ganhou destaque após o glow up da personagem e virou uma verdadeira febre, tornando-se marca registrada da vilã.

meias de lurex de Dancin’ Days

Direto do túnel do tempo, nos anos 1970, um acessório conquistou o coração das brasileiras: as meias lurex de "Dancin’ Days". Na trama, o item — com listras coloridas e brilho característico da época — era usado com sandálias de salto alto, criando um visual nada discreto. A responsável por popularizar a tendência foi a personagem Júlia, vivida por Sônia Braga, que brilhava nas pistas de dança da icônica discoteca.

turbantes da Viúva Porcina de Roque Santeiro

Em 1985, "Roque Santeiro" estreava e se tornava um dos maiores sucessos da TV Globo. Quebrando recordes de audiência e conquistando o público em todo o Brasil, uma personagem se destacou pela irreverência e estilo marcante: a Viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte. Seus turbantes viraram tendência e se tornaram o principal desejo das noveleiras, ganhando espaço no guarda-roupa das brasileiras.

Foto: Juliana Paes (Reprodução/Rede Globo)

maxi colares da Maria da Paz em A Dona do Pedaço

Apesar de serem grandes disseminadoras de tendências, as novelas tiveram sua influência reduzida com o surgimento da internet. Ainda assim, algumas produções brasileiras seguiram impactando o estilo das brasileiras — como é o caso de A "Dona do Pedaço', de 2019. A trama de superação de Maria da Paz, interpretada por Juliana Paes, marcou não só pela história envolvente, mas também pelos looks da personagem. Os maxi colares, especialmente os conjuntos dourados e modelos volumosos, eram sua marca registrada — e logo se tornaram os queridinhos das noveleiras de plantão.

tererês dourados da Bionda de Uga Uga

Os famosos tererês coloridos foram uma grande tendência nos anos 2000, mas ganharam um novo status depois da novela "Uga Uga". A mocinha Bionda, interpretada por Mariana Ximenes, conquistou o público e se tornou uma das queridinhas da época. No seu visual, um detalhe chamou atenção: os tererês dourados. O acessório logo virou febre entre as meninas e marcou o estilo daquela geração.