Quem nunca sentiu uma dorzinha no estômago e correu na cozinha para esquentar uma água e preparar um chá? Com certeza aprendemos essa "receita" natural com os nossos avós, mas você sabia que os benefícios do chá são inúmeros e cada um deles têm diferentes efeitos e propriedades medicinais?
Provavelmente você já ouviu falar que a camomila é uma ótima aliada para o combate de insônia, mas você sabia que ela vai muito além disso? Com ações anti-inflamatórias e relaxantes, esse chá pode ser um o seu salvador na TPM, eliminando as dores da cólica. E se você tiver uma pequena plantação de hortelã no seu jardim, saiba que os benefícios do chá de menta vão desde controle do sistema respiratório até bucal. Mas chega de spoiler, porque abaixo te contamos mais sobre os 6 tipos de chá que, além de saborosos, podem elevar a sua saúde e imunidade, vem com a gente:
CHÁ DE CAMOMILA
Os benefícios do chá de camomila vão além das propriedades medicinais anti-inflamatórias e é um ótimo aliado para combater as cólicas em período de TPM. Conhecido por sua ação relaxante, esse chá é um dos mais indicados para pessoas ansiosas e que sofrem de insônia. Outro ponto positivo sobre a camomila são as compressas que amenizam as olheiras e inchaços na região dos olhos.
CHÁ DE HIBISCO
O chá de hibisco com certeza é um dos mais saborosos, aromáticos e também um dos mais diuréticos entre todos que estamos falando aqui hoje. A folha de hibisco tem propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar as gorduras. Além de ajudar na prevenção de doenças, ela controla o colesterol (uma ótima opção para diabéticos) e também elimina a retenção de líquidos - sem contar que previne o envelhecimento precoce. O chá de hibisco pode ser ingerido quente ou gelado, mas sempre fresco e sem açúcar para não perder a qualidade e benefícios.
CHÁ DE HORTELÃ
Também conhecido como Mint Tea, o chá de hortelã têm diversos benefícios, tanto para o sistema respiratório quanto para a saúde bucal - com ações antibacterianas e anti-inflamatórias que melhoram o mau hálito. Se você sofre de constantes dores de cabeça, esse chá é um dos mais indicados, mas lembre-se: quanto mais natural, maior garantia de qualidade, ou seja, a melhor forma de preparar a bebida é colhendo folhas frescas. A hortelã também é um dos grandes aliados para combater gripes e resfriados, sem contar na melhora significativa do sistema digestivo.
CHÁ DE GENGIBRE E LIMÃO
Aromático, saboroso e com efeito termogênico, o chá de gengibre com limão ficou conhecido por ser uma ótima forma na perda de peso, porém precisamos dizer que ele apenas age como um "acelerador". Mas os benefícios dessa combinação vão muito além da estética - com ingredientes de ações antioxidantes e anti-inflamatórias, ele também ajuda no combate de enjoos e dores de garganta.
CHÁ VERDE
Com origem asiática, o chá verde é cheio de nutrientes e um dos favoritos para quem procura um estilo de vida saudável. Com propriedades desintoxicantes, ele também é conhecido pelos efeitos de proteção neurológica, ou seja, previne o cérebro de diversos tipos de doenças. Esse chá também auxilia na redução de gorduras e, assim como a hortelã, combate as bactérias que causam cáries.
CHÁ MATE
Conhecido como o queridinho da região Sul do país, o chá mate tem propriedades que aceleram o metabolismo, é antioxidante e previne o envelhecimento precoce. Porém, é preciso de cuidado com a quantidade ingerida. O mate é rico com cafeína, o que significa que pode causar gastrite e insônia dependendo do quanto for consumido no dia. Por outro lado, de maneira equilibrada, os benefícios do chá mate são muitos e entre alguns deles: aumenta a energia, melhora o sistema imunológico e controla o colesterol.
* Vale mencionar que citamos acima apenas alguns dos benefícios de cada tipo de chá, mas o consumo deve ser feito de forma maneirada, pois assim como existem os benefícios, podem haver contra-indicações quando ingeridos em grandes quantidades.