Se eu te disser que as roupas íntimas do século XIX estão oficialmente de volta à moda, você duvidaria? Acredite se quiser, mas a peça tendência da vez são os bloomers, ou, em tradução livre, calções — aqueles mesmos que a sua avó usava por baixo de saias e vestidos.
O retorno dessa peça é impulsionado pelo boom de tendências de moda hiperfemininas, como cottagecore, balletcore, coquette e girly girl. Todas essas tendências exalam feminilidade e delicadeza, utilizando a cor rosa, babados e laços.
Logo abaixo, te contaremos um pouco sobre esse calção, sua história e quem já aderiu a trend.
Leia também: Precisamos falar sobre esse sapato polêmico: furry shoes
Mas afinal, o que é um bloomer?
Os bloomers eram calções largos usados frequentemente como roupa íntima feminina sob saias e vestidos no século XIX. Foram inventados por Elizabeth Smith Miller e Fabrizia Flynn, e popularizados pela advogada e ativista dos direitos das mulheres, Amelia Bloomer — cujo nome dessa peça é em sua homenagem.
Pasme, pouquíssimas mulheres usavam essa peça e, quem usava, era ridicularizada. Os bloomers estavam muito atrelados à luta pelos direitos das mulheres — o que não era algo bem visto na época — e à reforma do vestuário, sendo uma das mais importantes na história da indumentária. Não só influenciaram o vestuário feminino e o movimento feminista, mas também a moda e o esporte, dando origem ao primeiro sportwear.
Hoje, vemos versões modernas desses shorts em diferentes proporções e tecidos, incluindo opções com babados, rendas, texturas variadas e até em lastex. Para manter o espírito dos bloomers originais, as versões modernas desses shorts são sempre acompanhadas de um toque vintage.
Nas passarelas
Essa peça tendência apareceu em várias temporadas, como nas passarelas de Primavera/Verão da Miu Miu em 2008. Posteriormente, foi destaque nas coleções resort de 2023 da Louis Vuitton e Gucci.
A marca australiana Ramp Tramp Tramp Stamp também investiu nos bloomers desde 2020, mas foi entre 2023 e 2024 que os calções se tornaram um item hit da temporada, se esgotando logo nas primeiras semanas, segundo a designer por trás da marca, Niamh Galea.
Bloomers shorts são um boom nas redes sociais
E nas ruas? É possível usar essa peça tendência?
Peças íntimas estão se tornando cada vez mais populares quando usadas fora de contexto. Hoje não é só comum, como também incentivado.
Quem lembra em 2022, Bella Hadid nas ruas de Nova York com uma calcinha?
Nas ruas de Londres também vimos fashionistas usando essa peça tendência.
E na Itália.
No Brasil, vimos a influenciadora digital, Nath Araújo usando bloomers da marca de upclying Ventana. Feita a partir de vestido de noiva e sobras de tecidos de laise — fiquei completamente obcecada quando eu vi pela primeira vez.
Mas a pergunta que não quer calar: será que essa moda pega aqui? Queremos saber sua opinião.