Seguindo a programação e acompanhando todos os destaques da semana de moda de Copenhagen, o segundo dia de desfiles de uma das fashion weeks mais inovadoras do planeta nos reservou surpresas bem interessantes, tais como coleções inspiradas no paraquedismo, outra na maternidade e até mesmo visuais ousados com estampas da Hello Kitty — podemos estar enganadas, mas acreditamos que Jeremy Scott teria boas coisas a dizer sobre —, todas com ideias criativas e looks de tirar o fôlego.
Abaixo, listamos mais alguns highlights da semana de moda de Copenhagen que aconteceram hoje, e te convidamos a ler tudo na íntegra. Vem com a gente, cara leitora:
stine goya
Com um mood rebelde e que celebra o início dos anos 90 — parece que teremos um revival muito grande dessa década se depender da semana de moda de Copenhagen —, Stine Goya apresenta um desfile carregado de empoderamento e atitude. Com estampas variadas e uma paleta de cores que transita entre o pastel e outras versões mais chamativas, as peças realmente carregam consigo um ar ready-to-wear em qualquer ocasião, do happy hour com um mini vestido de lantejoulas — recicladas —, até o encontro mais romântico, que pede por um look floral.
soulland
“Perigosamente charmoso”, é assim que o diretor criativo da Soulland, Silas Adler, definiu sua coleção de primavera. Nomeada "Spring Devil", todos os looks foram projetados e criados sem gênero definido. Em entrevista, Adler comentou que “cabe a cada um decidir se um determinado estilo é adequado para ela ou não”.
Apesar da forte presença de tons mais claros e neutros, o desfile nos presenteia com alguns pontos inusitados, tais como uma estampa de Hello Kitty, paisley e algumas peças rendadas. A primeira vista pode parecer estranho, mas uma vez que você mergulha na coleção, é possível entender perfeitamente o que o designer quis dizer com o nome escolhido, e como ele é capaz de nos levar ao limite da criatividade.
holzweiler
Inspirada pelo paraquedismo e por outras atividades radicais, Maria Holzweiler convidou todos aqueles que estavam presentes no desfile a embarcarem em uma jornada de pura adrenalina. Levada pelos movimentos e pela aerodinâmica de um paraquedas, a coleção é recheada de fivelas, colares de correntes bem grossas, cintos e tecidos com uma tecnologia digna do esporte. Apesar da presença do nylon e de outros elementos do sportswear, alguns looks carregam toques de feminilidade bem proeminentes, como drapeados, alguns florais e silhuetas esbeltas, tornando a coleção moderna e altamente fashionista.
samsøe samsøe
"Gone Fishing" é assim que ficou o título da coleção de primavera de Samsøe Samsøe e, de acordo com o diretor criativo, Meme Fagiuoli, ela é a definição perfeita de um dia off, feito para você relaxar e viver bons momentos de verão ao ar livre. Ao passear pelos looks do desfile, é possível notar toques do gorpcore, já que a presença de calças cargo, parkas e outros acessórios, como bolsas de lona, é bem perceptível.
Apesar dessa pegada, que classificaríamos como "mountain chic", alguns visuais que aparecem no fim do desfile são leves, coloridos e realmente nos levam a querer passar um final de semana inteiro longe de casa, apenas aproveitando a brisa do verão.
LEIA MAIS: Gorpcore: tudo o que você precisa saber sobre essa nova tendência
opérasport
Estreando na semana de moda de Copenhagen, a OpéraSPORT brincou com contrastes e inspirou-se no poder da maternidade para dar vida à sua coleção. As co-fundadoras, Stephanie Gundelach e Awa Malina Stelter, passaram a maior parte do tempo separadas, e para dar vida ao desfile, uniram forças via zoom trazendo referências tanto de Paris, quanto da própria capital da Dinamarca. “As semelhanças e os contrastes estão profundamente em nosso DNA”, explicaram à Vogue Escandinávia.
Ambas quiseram prestar uma homenagem aos corpos femininos em todas as idades e formas, e o resultado são visuais bem urbanos e que nos remetem fortemente ao início dos anos 2000, especialmente por conta das minissaias e de algumas blusas cut out.
jade cropper
Para a sua segunda apresentação na Copenhagen fashion week, Jade Cropper não quis saber da perfeição, muito menos de recortes tradicionais ou convencionais. Em seu atelier, a estilista focou em um tipo de "beleza mórbida" e conferiu peça por peça à mão, desgastando e tingindo-as uma por uma. E não foi só isso, ela também foca na sustentabilidade, já que todos os looks foram feitos de tecidos descartados.
Aqui, a sensualidade é o foco das coleções de Jade, que permanece forte nas blusas com recortes assimétricos, muito corpo à mostra e fendas deliciosamente perigosas. Definitivamente é uma marca para ficar de olho.
LEIA MAIS:
Estaria a tendência boho de 2010 voltando com tudo? Pelo menos, as cowboy boots apontam que sim
Essas são as tendências do verão 2023 que eu pretendo aderir
Miçangas, perolas e os acessórios tendência que estamos obcecadas