Os laços prometem ser a tendência ultrafeminina que vai bombar em 2024
Sapatilhas bailarina, flores delicadas amarradas no pescoço, vestidos rodados, tons de rosa e laços. O que todas essas palavras têm a ver umas com as outras? O retorno à estética hiper feminina que funciona como um abraço caloroso entre amigas. Desde o final do ano passado, muitas tendências consideradas fúteis e "delicadas demais" começaram a ganhar mais visibilidade e espaço no mercado e nas redes sociais entre mulheres de todas as idades que resolveram proclamar aos quatro ventos: "Ei, eu sou uma garota e se eu quiser, vou usar sim um laço colorido no cabelo, caramba!"
Tudo isso se une a outros fenômenos, como a ascensão do filme da "Barbie" e a mensagem sensível da diretora Greta Gerwig, as músicas de Olivia Rodrigo, tipo All-American Bitch, marcas como Miu Miu e Simone Rocha incorporando em suas coleções laços e outros elementos delicados, como as pérolas. Além disso, o espaço que as novas gerações têm no TikTok fomentam essa energia hiper feminina de pertencimento àquelas meninas e pessoas que se identificam como mulheres, que sempre gostaram de ser "exatamente como as outras garotas".
o que é girlhood?
O termo girlhood, que pode ser traduzido como "adolescência ou infância feminina", acumula mais de 2.8 bilhões de visualizações no TikTok. Ao explorar a hashtag, você encontrará inúmeros vídeos que retratam os sentimentos mais comuns de uma garota. Isso inclui borrar a máscara de cílios após três tentativas frustradas, a necessidade de chorar e gritar para lidar com problemas antes de resolvê-los, ficar feliz quando a sua banda ou artista favorito posta uma nova foto, usar laços em todos os cantos e partes do corpo, e o melhor: não se envergonhar disso e nem encarar como algo pejorativo, mas sim, abraçar e aceitar.
Talvez essa seja uma das maiores essências dessas tendências: permitir que garotas não tenham mais medo de abraçar quem são, sem receio do julgamento alheio que ocorreu por anos em Hollywood, dentro de casa, nas escolas e assim por diante. Por outro lado, isso pode representar o resgate da nostalgia feminina que muitas de nós deixamos de lado muito cedo em nossas vidas.
Leia Mais: Como Hollywood repudia a feminilidade e demoniza os estereótipos femininos
Por exemplo, recentemente viralizou um vídeo, no qual a cena do filme "Pequena menina, grande mulher", em que as atrizes Brittany Murphy e Dakota Fanning estão girando em uma xícara, ficam se encarando com o seguinte escrito: "quando mulheres adultas participam de uma tendência de buscar um estado perpétuo de infância, enquanto meninas pré-adolescentes estão pedindo creme de retinol no Natal".
Isso me fez refletir sobre tantas coisas que, no momento, não cabem aqui, mas é apenas uma das evidências de que, em algum momento, todas nós atingimos aquela idade em que desejamos poder voltar a ter 11 anos, trocando figurinhas com nossas melhores amigas. É aquele momento que, cedo ou tarde, colocaremos "Vienna" do Billy Joel para tocar e talvez acabemos em lágrimas - eu faço muito isso, recomendo, é tipo uma terapia.
Por isso, digo sim ao retorno dos laços e demais acessórios, tendências, estéticas ou paixões que nos tragam, mesmo que seja por alguns momentos, o sentimento de girlhood.
nas passarelas
Enquanto isso, nas fashion weeks, Sandy Liang se mostrou uma grande entusiasta de laços e nostalgia infantil, a ponto de boa parte de suas coleções retratar não apenas as tendências de moda, mas também fragmentos de sua girlhood. Não é incomum percorrer os comentários dos vídeos de "arrume-se comigo" e deparar-se com observações como "uau, isso é tão Sandy Liang-coded".
Simone Rocha, como mencionei acima, também trouxe muitos elementos hiper femininos como babados, rendas e cores adocicadas.
no dia a dia
A maneira mais simples de trazer os laços para o dia a dia é começando pelo cabelo. O acessório traz um charme extra à produção e eleva bastante o visual.
E de formas mais sutis, também é uma boa ideia apostar em peças que já tenham o adereço incorporado a elas, como um vestido, blusa ou saia.
Para as que preferem ousar na tendência de maneira mais chamativa, nada como um vestido estampado com vários laços ao longo dele.
Nos calçados, sapatos com tiras de amarração são uma boa ideia, já que é possível trazer os laços para os pés.
E de forma menos literal, também é possível trazer as estampas de laços para os looks se caso você ainda não esteja no mood dos adereços de cabelo, sapatilhas e por aí vai.
E mais recentemente, os laços também apareceram com força no tapete do último Globo de Ouro, que aconteceu no último domingo, dia 7. Elle Fanning foi uma das atrizes a investir na tendência de maneira romântica e sofisticada.
Leia Mais: Globo de Ouro 2024: os melhores looks da noite
roube a tendência
Se você gosta da ideia de usar laços no dia a dia, que tal espiar essas peças que separamos mais abaixo para você, cara leitora? Depois, aproveite para nos contar o que você acha sobre ela!